Como ser mais produtivo no trabalho? Aprenda com a Auaha!

Aumentar a produtividade, seja a própria ou de seus funcionários, é um assunto bem recorrente no meio do e-commerce.

 

Afinal, quem não quer entregar mais resultados em menos tempo?

 

Entretanto, é necessário saber se organizar para que a meta de produtividade não leve a um esgotamento mental.

 

Hoje a Auaha vai ensinar dicas práticas e eficientes para aumentar a sua produtividade.

Seja em home office ou presencialmente, nossas dicas e metodologias utilizadas entregam resultados incríveis.

 

Continue acompanhando para obter melhorias e elevar a produtividade do seu time.

 

O que é produtividade?

A produtividade nada mais é do que a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários.

 

É uma busca pela otimização para quem quer ter sucesso!

 

No geral, a produtividade está conectada a um equilíbrio de indicadores, mas, os principais são: quantidade e qualidade.

A quantidade e qualidade dizem respeito ao sucesso de uma tarefa e varia de acordo com o objetivo, por exemplo, a necessidade da produção de 3 posts, é quantitativa.

 

Já a necessidade de criar uma peça inovadora e que o cliente aprova, é qualitativa.

 

Quando se trata dos recursos, podemos citar o mais valioso dentre todos: o tempo.

 

Após o tempo, entram questões como dinheiro, recursos físicos (máquinas para os funcionários, material de escritório) e pessoais (como o tamanho da equipe).

 

O que é ser produtivo?

Ser produtivo é saber otimizar seu tempo de maneira que seu rendimento seja impactante, mas sem deixar a qualidade do trabalho de lado.

 

É saber organizar suas responsabilidades e ter disciplina para seguir o que foi estabelecido!

 

Aprimorando assim sua rotina profissional.

 

Uma pessoa produtiva não é aquela que trabalha ligada no 220v o tempo todo.

 

Otimizar o tempo significa estruturar as tarefas de maneira que elas sejam feitas seguindo uma hierarquia de prioridade, disponibilidade e disposição.

 

Assim, elas são naturalmente realizadas da melhor forma possível, respeitando os limites do profissional e atendendo as demandas mais importantes.

 

É importante ressaltarmos que a produtividade tem muito mais a ver com o planejamento do que a própria execução das atividades.

 

Saiba a diferença entre produção e produtividade

A produção faz referência ao resultado, isto é, a capacidade total de entrega de uma pessoa ou equipe em determinado contexto.

 

A produtividade é sobre o processo em si e as pessoas envolvidas no processo. É onde enxergamos as estratégias, estruturas e ferramentas que aprimoram o resultado final.

 

6 dicas para ser mais produtivo

Tudo que gostaríamos é descobrir a fórmula da produtividade e fazer mais em menos tempo.

 

No entanto, a fórmula não existe, porque não somos robôs. Mas, podemos seguir algumas dicas que fazem toda a diferença!

 

  1. Tenha objetivos claros

 

Saiba onde você quer chegar, isso faz toda a diferença.

 

O primeiro passo é definir seus objetivos. Eles podem estar relacionados ao que você espera atingir com o marketing digital da sua empresa, ou em encontrar uma solução para algum problema, por exemplo.

 

Mas lembre-se: trace objetivos realistas.

 

  1. Crie um calendário de ações

 

Agora que você já sabe onde vai chegar, é preciso organizar o “quando”.

 

Um calendário de ações é importante para compreender o que cada membro do time está fazendo, inclusive você mesmo!

 

Esse calendário não precisa ser apenas de ações. Na verdade, todos os esforços da agência merecem um calendário, desde o blog até as reuniões.

 

Busque organizar tudo!

 

  1. Estabeleça metas

 

Qual será o caminho para alcançar seu objetivo claro?

 

Você quer gerar 100 leads em 6 meses, mas o que vai indicar se está ocorrendo um crescimento nas leads geradas?

 

As metas, é claro!

 

As metas demonstram que tudo está funcionando bem – ou sugerem melhorias – e, ao mesmo tempo que motiva o time, incentiva a otimização dos esforços.

 

Afinal, ninguém quer ficar atrás da meta estabelecida, certo?

 

  1. Escolha as métricas certas

 

Para avaliar o rendimento das ações da agência, métricas claras são essenciais.

 

As métricas ajudam a compreender se você está atingindo o objetivo esperado e motivando o time a manter o bom trabalho.

 

Além de elevar o nível das ações, caso os resultados não sejam os esperados.

 

  1. Registre suas ideias na hora!

 

Utilize ferramentas de notas para guardar as ideias na hora e explorá-las depois.

 

Por mais simples que essa dica seja, garantimos que faz toda a diferença.

 

Vale até anotar em post-its!

 

  1. Saiba dizer não.

 

“Sim” é a palavra mais perigosa para times produtivos.

 

Você pode ser um profissional requisitado e com grande conhecimento na sua área, por isso, é um ponto de referência para os colegas.

 

Mas até que ponto isso prejudica suas tarefas diárias? Aprenda a delegar, a dizer não e selecionar bem para o que você vai dar uma resposta afirmativa.

 

Como aumentar a produtividade individual?

A produtividade individual é a que exige mais disciplina, pois tem muito a ver com a sua percepção de responsabilidade.

 

Algumas ações que influenciam positivamente na produtividade são:

 

  • comece sempre por tarefas simples e rápidas para entrar no ritmo de trabalho;
  • usar algum tipo de metodologia ou lista para acompanhar sua evolução;
  • quebre grandes objetivos em pequenas tarefas, tanto para melhorar sua motivação quanto para estruturar a produtividade de forma mais eficiente;
  • quando for impossível realizar tudo que foi programado, busque focar no que é importante e urgente;

 

Como melhorar a produtividade coletiva?

 

Os gestores além de terem que lidar com a sua produtividade, também precisam analisar a produtividade de equipes sob seu comando. 

 

Isso costuma ser mais complexo porque envolve o gerenciamento de pessoas com diferentes perfis e capacidades produtivas. 

 

Veja algumas dicas que podemos dar:

 

  • estruture sempre o projeto de forma visual e clara para todos os membros da equipe;
  • aposte em ferramentas de comunicação e colaboração;
  • incentive a confraternização entre as equipes dentro e fora do trabalho;
  • inclua o descanso e o lazer no planejamento produtivo;
  • foque em controlar as tarefas, não as pessoas;
  • tenha abertura para que todos os membros da equipe deem insights sobre formas melhores de realizar o mesmo trabalho;

 

Quais são os indicadores de produtividade?

Agora que você já sabe como impulsionar a produtividade, chegou o momento de aprender um pouco mais sobre seus indicadores.

 

Indicadores pessoais

A produtividade pessoal é aquela que permite ter realizações profissionais, pessoais e bem-estar. E não é para se frustrar se alguma meta não for atingida, mas entender que esse planejamento está focando suas ações na direção certa.

Indicadores de lucratividade

O lucro determina a relação entre o preço cobrado e o custo para realizar o trabalho

 

Quanto maior ele for, significa que mais eficiência está sendo introduzida na rotina da agência.

 

Horas por projeto

Esse indicador vai definir basicamente quanto tempo cada tarefa leva para ser realizada. 

E lembre-se: pressa não é sinônimo de qualidade.

 

Profissionais por projeto

Aqui estamos falando de qual o tamanho de equipe necessária para realizar cada projeto. 

 

Equipes menores significam mais projetos sendo feitos ao mesmo tempo, aumentando exponencialmente a produtividade.

 

Nível de qualidade

Esse indicador também pode ser subjetivo, mas é bem preciso quando existe uma boa metodologia de controle de qualidade. 

 

Ideal de ser analisado junto com a lucratividade para encontrar um balanço qualitativo e quantitativo na agência!

 

Entregas no prazo

Eis um indicador essencial para garantir o bom andamento dos processos na empresa e a satisfação do cliente final.

 

Quando há uma pessoa ou uma equipe com muitos atrasos, é preciso identificar os motivos, que podem ser desde um fator emocional até o estabelecimento de prazos inexequíveis.

 

Pronto para ser produtivo?

Agora você já sabe o principal para aumentar a sua produtividade e entregar resultados incríveis!

Ah e claro, conte com o time da Auaha para te auxiliar nessa jornada.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.