Muitos varejistas estão se voltando para o e-commerce atualmente, não só por conta da competitividade desse mercado, mas também como forma de se manter ativo em meio a pandemia da covid-19.
O desafio de ingressar no comércio digital costuma assustar quem acha que se trata de um processo super simples. Apesar das vantagens e da praticidade do e-commerce, é normal gerar dúvidas, que o empreendedor precisará responder na etapa de lançamento da loja virtual.
Para ajudá-lo nessa etapa, recomendamos seguir o seguinte checklist do e-commerce:
- Nome e identidade visual [ ]
- Domínio registrado[ ]
- Análise de concorrência [ ]
- Metas definidas [ ]
- Orçamento [ ]
- Plataforma de e-commerce [ ]
- Produtos cadastrados [ ]
- Métodos de pagamento [ ];
- Logística contratada [ ]
- Planejamento de marketing [ ]
- Redes sociais [ ]
- Canais de atendimento [ ]
- Estratégia de lançamento [ ]
- Ferramentas de acompanhamento [ ]
Parece muito, não é? Mas não se preocupe, a maioria dos itens são fáceis de definir e bem intuitivos. Veja como eles se encaixam na hora de planejar a criação do seu e-commerce. Boa leitura!
Planejamento inicial do e-commerce
Os primeiros itens do checklist do e-commerce fazem parte do planejamento inicial do empreendimento. Nele são definidos dados pertinentes a sua marca, como nome e identidade visual, além de estabelecer os objetivos do projeto e analisar o mercado que se pretende atuar.
Nessa etapa, o futuro dono de e-commerce precisa definir os seguintes itens:
- Nome da marca: uma marca precisa de um nome forte para se destacar e conquistar um espaço na lembrança do público. Para lojas que já existem e vão ingressar no e-commerce, a tarefa fica muito mais fácil, mas vale a pena conferir se já não existe uma loja com nome similar, principalmente no seu segmento.
- Registro de domínio: o domínio é o endereço usado para acessar a loja virtual. Para adquirir um domínio, é necessário conferir sua disponibilidade e fazer o pagamento no site registro.br. Vale lembrar que o domínio será contratado por tempo pré-determinado, sendo necessário renovar periodicamente.
- Análise de mercado e concorrência: para ser bem-sucedido em qualquer mercado, você precisa conhecê-lo a fundo, além de fazer uma análise completa dos concorrentes e ameaças ao negócio. Esse processo garante que sua gestão esteja preparada para os desafios que irá enfrentar, além de auxiliar no levantamento de boas práticas para fidelização de clientes;
- Definição de valores e manifesto: a força e capacidade de fidelização de uma empresa vem de dentro para fora, mesmo em empreendedores individuais e equipes reduzidas. Definir os valores que guiarão a sua empresa, assim como um manifesto de posicionamento onde a empresa deixa claro sua proposta para o mundo, aumentam suas chances de cativar colaboradores e clientes.
- Capital e metas: o capital de investimento disponível, assim como a verba disponível para cada contratação, fazem parte das primeiras informações que uma empresa precisa para operar, já que envolve diretamente quais metas podem ser alcançadas e o que deve ser priorizado.
Configuração do e-commerce
Depois de montar um planejamento detalhado e rico de informações, passamos para a configuração de um e-commerce em um cenário mais prático, de mão na massa. Tudo que foi definido anteriormente será consolidado nessa etapa, cumprindo os seguintes critérios:
Plataforma de e-commerce: escolher a plataforma ideal para iniciar o seu e-commerce é muito importante. Mesmo que você possa optar pela migração de plataforma posteriormente, a sua primeira escolha impacta diretamente no desempenho que sua loja terá no lançamento, além de definir as funcionalidades disponíveis para implementação;
Produtos cadastrados: Uma das tarefas mais monótonas e importantes para uma loja virtual é cadastrar seus produtos. Preencher corretamente as dimensões, peso, cores disponíveis e outras características requer atenção aos detalhes para anunciar exatamente o que se tem em estoque.
Além disso, oferecer boas fotos e descrições de produtos que cubram a falta de um vendedor orientando a compra ajudam muito no seu sucesso;
- Métodos de pagamento: para vender bem, é preciso ter boas ofertas e garantir ao consumidor uma boa flexibilidade quanto aos meios de pagamento disponíveis. Pesquise os principais meios de pagamento e coloque-os na sua loja. Nesse quesito, vale a pena investir ainda em gateways de pagamento e sistemas antifraude para evitar prejuízos;
- Logística contratada: o sistema de logística da sua empresa deve ser eficiente e inteligente, despachando as entregas com agilidade em qualquer demanda. Busque soluções e parcerias com transportadoras de acordo com as regiões prioritárias para o seu negócio;
- Redes sociais: estabelecer uma presença nas redes sociais é muito importante para a marca, seja para o e-commerce ou lojas físicas. Busque criar páginas nas redes sociais mais relevantes para seu público e preferencialmente use o mesmo nome em todas elas. Lembre que precisará oferecer conteúdo para essas páginas e atender as mensagens dos clientes nelas;
- Canais de atendimento: já iniciamos o tema no tópico anterior, mas ele merece ser o foco da sua atenção em algum momento da configuração do seu e-commerce. O cliente já não conta com um vendedor junto dele orientando a compra, mas em caso de dúvida, ele precisa saber que pode contar com você para encontrar a solução, ou irá buscá-la na concorrência.
Disponibilize diferentes canais de atendimento, como telefone, chat online e e-mail. Se possível, também inclua o WhatsApp e mensagens diretas nas páginas do Facebook e Instagram, por exemplo.
Lançamento e divulgação
Depois de realizar toda a configuração da sua loja, ela estará pronta para ir ao ar. É claro que o trabalho estará longe do fim.
Além de aproveitar o embalo do lançamento para conquistar bons clientes, é necessário manter um sistema de divulgação constante, acompanhando os dados de acesso para corrigir falhas e otimizar a sua operação.
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