11 dicas para faturar mais no Dia das Mães!

Neste ano de 2023, essa data tão afetiva e especial cai no dia 14 de maio. Você quer saber como o seu e-commerce pode se preparar para faturar mais no dia das mães? Vem com a gente!

A ocasião promete movimentar o comércio eletrônico no Brasil, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com pesquisa realizada pela Nuvem Shop, as vendas no e-commerce alcançaram um total de R$ 142 milhões neste mesmo período em 2022. 

Afinal, ninguém quer deixar essa data passar em branco. Pelo menos alguma lembrancinha para as mães da família tem que ter, não é mesmo?

Esta é uma data sazonal que vai muito além da questão comercial, já que também carrega em si um valor emocional. Por isso é preciso planejar as ações e estratégias com carinho, pensando em entregar o melhor, além é claro do capricho nos produtos que toda mãe merece receber!

Muitas lojas fazem campanhas durante todo o mês de Maio, como “o mês das mães” para aproveitar o período por mais tempo. Já pensou em investir nisso no seu e-commerce? Assim os consumidores conseguem planejar melhor e fazer boas compras.

Agora, confira algumas dicas para aproveitar essa data tão especial da melhor forma possível e aumentar a lucratividade do seu negócio. Anota aí:

 

1. Ofereça brindes nas compras acima de determinado valor e aposte em embalagens personalizadas para presente

Nada como algo delicado nos produtos para encantar seus clientes e as mães que irão recebê-los. Seja qual for seu segmento, invista em pequenos mimos que acompanhem o produto, e se for possível, entregue uma embalagem personalizada.

Faça um levantamento de custos com antecedência para que os gastos extras não saiam do controle orçamentário da loja. Lembre-se que o foco principal é vender bem e manter a saúde financeira do seu negócio.

 

2.Crie uma categoria especial ou hotsite no seu e-commerce

Para que seus clientes possam encontrar o presente ideal mais rapidamente, crie uma aba de categoria especial e separe os itens por faixas de preços e promoções, assim será fácil, rápido e prático localizar os produtos que cabem no bolso do consumidor.

Além disso, você também pode investir na criação de um hotsite, que é  um site menor e com menos páginas, mas que tem um foco específico em alguma campanha que a empresa desenvolve.

Isso aumenta o nível de satisfação do cliente, por ter uma experiência de compra direta e objetiva, sem se perder nas demais categorias do site! Demais, né?

 

3. Crie produtos ou mimos personalizados

Mensagens de carinho e pequenos gestos fazem toda a diferença. Se sua loja tiver produção própria, aposte na criação de itens personalizados. 

Por exemplo: um e-commerce de almofadas, copos ou camisetas customizadas, pode conter um lançamento de produtos especiais para o dia das mães, somente naquele período.

Mas, caso seu e-commerce não tenha muito a ver com o segmento de produtos para mães, ainda assim você pode aproveitar o gancho da data: ofereça mimos, lembrancinhas e outros produtos no catálogo para que seu cliente leve pra casa e surpreenda aquela quem ama.

 

4. Monte kits e combos especiais

A montagem de kits e combos especiais dos produtos é uma estratégia vantajosa para essa data sazonal. Você pode incluir nos kits aqueles produtos que não tem tanto giro durante o ano, e oferecer descontos para os combos com tempo limitado.

Apostar nessa estratégia, evita a incidência de comparações diretas de preços com concorrência e aumenta o ticket médio da loja.

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5. Ofereça a primeira troca grátis

Oferecer a primeira troca grátis é interessante para conquistar a confiança do consumidor. Afinal, essa garantia pode amenizar a insegurança em comprar algo que corre o risco de não servir ou até mesmo de não agradar quem irá receber o presente.

Além disso, para quem utiliza do cupom de troca, pode se sentir atraído a fazer novas compras e se tornar um cliente fidelizado do seu e-commerce.

 

6. Invista em um sistema eficiente de entregas

A estrutura de entregas é um ponto de operação imprescindível que merece atenção. A dica de ouro é investir todos os esforços para reduzir ao máximo o prazo de entrega, e levar em conta a possibilidade de fazer parcerias com empresas terceirizadas para otimizar esse serviço e torná-lo ainda mais  ágil.

Muitas pessoas deixam a escolha do presente para a última hora, portanto, se o seu e-commerce estiver preparado para isso, a fim de garantir uma compra rápida, segura e com entrega eficiente, as chances de “pegar essa fatia” dos atrasados aumentam significativamente. Quem estiver mais preparado, conquista o cliente!

 

7. Faça um quiz sobre o presente ideal

Muitas vezes, o cliente pode ter dúvidas sobre qual presente escolher, então você pode inovar e criar um quiz no seu e-commerce para ajudá-lo nessa missão.

Funciona assim: após responder algumas perguntas estratégicas no quiz, o usuário é direcionado para uma página de produtos recomendados de acordo com as respostas, e assim ele pode encontrar facilmente o presente ideal para sua mãe.

 

8. Ofereça cupons de desconto e frete grátis

Aposte em cupons e descontos progressivos para atrair mais clientes e gerar mais conversão. Certifique-se de ter banners no site com as informações claras sobre todas as promoções, e mantenha um canal de atendimento disponível aos clientes para que as dúvidas possam ser sanadas rapidamente.

Outro fator que costuma atrair a clientela é o famoso frete grátis. Selecione as regiões mais acessíveis para oferecer essa condição e boas vendas!

 

9. Crie conteúdos sobre o tema nas redes sociais

A produção de conteúdos nas redes é um passo fundamental, pois a maioria dos consumidores são direcionados para o site através de alguma postagem de produtos e/ou promoções nas redes.

Portanto, planeje o calendário de postagens e diversifique os tipos de conteúdos para que o feed não fique somente com fotos dos produtos que sua loja oferece.

Aproveite o mês do dia das mães para publicar conteúdos diversos que gerem engajamento e identificação com os usuários. Você pode contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital para isso, como a Auaha 😉

 

10. Aposte em conteúdo gerado pelo usuário

Incentive seus seguidores a compartilhar memórias com as mães nos stories do instagram, marcando o @ da loja e inserindo uma hashtag especial, para aumentar o reconhecimento da marca e a interação com o público.

 

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11. Tenha um atendimento dedicado

Por fim, mas não menos importante, ter um atendimento exclusivo e dedicado à tirar dúvidas online enquanto o cliente estiver navegando no site, é fundamental.

Focar em um atendimento excelente aumenta a possibilidade de conversão na sua loja. Além disso, apostar em um acompanhamento pós venda, a fim de certificar a satisfação do cliente também é essencial.

E aí, você está pronto para iniciar os preparativos do dia das mães depois dessas dicas? Conta pra gente nos comentários.

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escrito por

Bruna Tastelli

Jornalista de formação e redatora na Agência Auaha. Escrevo sobre o universo do e-commerce, tendências do mercado e conteúdos que geram valor para os lojistas!

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