10 estratégias essenciais para evoluir sua loja!

Após compreender e executar os 10 passos para ter uma loja de sucesso, chegou a hora de avançar para a próxima etapa. Está preparado para evoluir sua loja? Vamos nessa!

A princípio, é preciso entender que não basta apenas ter produtos de qualidade e saber como vendê-los. É necessário aplicar as estratégias mais assertivas no seu e-commerce. Então, anota aí:

 

1. Tenha canais de vendas estruturados, atualizados, rápidos e eficientes sendo monitorados constantemente

 

Os canais de vendas são os meios nos quais seus clientes efetuam a compra, seja diretamente no site, através do chat da loja, Whatsapp, televendas, etc.

Esses canais devem ser acompanhados de perto, para que não haja nenhum obstáculo que atrapalhe a jornada de compra. 

Por exemplo: muitas mensagens pendentes, clientes esperando por atendimento, problemas técnicos no site ou aplicativo, etc.

 

2. Utilize indicadores de comportamento para medir e analisar como as pessoas navegam no seu e-commerce 

 

É fundamental contar com as ferramentas de análise para mensurar a taxa de conversão, o volume das sessões no site e o tempo de permanência delas, o ticket médio, entre outros.

Além desses dados que guiarão a estratégia de negócios, outros indicadores de performance do site podem direcionar para melhorias da loja com foco na experiência do consumidor, como a velocidade do carregamento de páginas, por exemplo.

A partir disso, pode-se compreender os pontos positivos para continuar a desenvolvê-los, e também encontrar os pontos negativos, para descobrir onde será preciso investir em melhorias.

 

3. Acompanhe as atualizações do Google e adote boas práticas de SEO para evoluir sua loja

 

O Google é o maior mecanismo de busca do mundo. Portanto, fique por dentro das atualizações para aproveitar os recursos a favor do seu negócio.

Invista em estratégias de SEO para rankear seu conteúdo e aparecer nas primeiras páginas de busca do Google, e utilize também as ferramentas disponíveis como Google Ads e Google Meu Negócio para gerar anúncios.

 

4. Mantenha no ar excelentes estratégias de campanhas de anúncios no Google Ads

 

O Google Ads é uma ferramenta de exibição dos anúncios patrocinados, que aparecem nos sites mediante a busca de palavras chave usadas nas pesquisas, navegando na web ou assistindo vídeos no YouTube. 

As estratégias bem feitas, fazem os anúncios aparecerem no momento exato em que uma pessoa estiver pesquisando produtos e serviços como os seus.

Por esse motivo, se você quer atingir cada vez mais um número maior de pessoas, faça um planejamento para manter as campanhas no ar. 

Nesse caso, contar com a expertise de uma agência para isso é fundamental. Confira nesse artigo as vantagens de escolher uma agência de marketing digital especializada em e-commerce.

 

5. Invista pelo menos em Facebook e Instagram Ads para atingir novos clientes

 

Seu público está inserido nas redes sociais, e seus dados e preferências estão sendo coletados a cada interação online.

A partir disso, os recursos do Social Ads criam anúncios segmentados, de acordo com a afinidade do usuário com o seu tipo de negócio.

Nesse caso, a conversão é feita de modo mais ”suave”, ou seja, o anúncio aparece para as pessoas que estão rolando o feed, devido aos interesses em comum com o seu negócio, mas que não necessariamente te seguem. 

Por se tratar da mesma plataforma, é possível criar anúncios tanto para o Facebook quanto para o Instagram utilizando a mesma ferramenta.

 

6. Utilize e-mail marketing para manter seus clientes atualizados sobre o seu mercado, mantendo um bom relacionamento

 

O e-mail marketing é uma forma de criar um vínculo mais próximo com o cliente, aumentando o índice de recompra.

Através do e-mail, é possível segmentar o público alvo por interesses e categorias. Quanto mais segmentada for sua base, melhor será sua comunicação.

 

7. Tenha uma estratégia definida de Marketing de Conteúdo

 

Planeje cuidadosamente seus conteúdos de acordo com os valores da sua marca, seja posts nas redes sociais, vídeos, artigos de blog, etc.

Tenha uma comunicação estratégica pensada para evoluir sua loja. Utilize uma linguagem adequada para conversar com seu público e com isso criar uma identificação.

Além disso, faça planejamentos de conteúdos de venda, relacionamento e branding. Diversificando e intercalando para manter um equilíbrio no feed, blog ou site institucional por exemplo.

 

8. Monitore toda a sua operação e tenha indicadores de desempenho

 

Conte com uma ferramenta de controle para gestão e acompanhamento do progresso de cada setor.

Por exemplo: a porcentagem de aprovação de compra no departamento financeiro; a porcentagem de pedidos entregue no prazo no setor de logística, etc.

 

9. Invista tempo em um SAC, monitorando os indicadores no pós venda

 

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é indispensável em uma loja. Forneça um atendimento atencioso e eficiente. Isso pode garantir a satisfação e o retorno do cliente.

 

10. Construa uma relação para conquistar a confiança e fidelizar os clientes

 

Uma relação de confiança se cultiva a cada dia, mediante atenção, dedicação e empenho. Se você quer evoluir sua loja, priorize o bom relacionamento com o cliente!

Parta do princípio que sua loja tem a solução para as dores do cliente. Então, comunique isso da melhor forma possível, forneça um bom atendimento, entregue o produto com qualidade e esteja aberto aos feedbacks.

 

Ao seguir todas as estratégias, os clientes vão se tornar fiéis a sua marca e sua loja entrará em um ciclo de evolução constante.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários se você já conhecia essas estratégias e por qual vai começar a aplicar no seu negócio.

 

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O time de especialistas da agência Auaha está sempre ligado nas novidades do mercado e pode te auxiliar no seu e-commerce, oferecendo soluções adequadas para o seu negócio. Vamos conversar?

escrito por

Bruna Tastelli

Jornalista de formação e redatora na Agência Auaha. Escrevo sobre o universo do e-commerce, tendências do mercado e conteúdos que geram valor para os lojistas!

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