Veja como utilizar o WhatsApp business a favor do seu negócio

O WhatsApp Business é um aplicativo totalmente voltado para empresas de pequeno e médio porte, que buscam estreitar a comunicação com seus clientes e, embora muito parecido com a versão convencional do aplicativo, o Business apresenta algumas ferramentas diferenciadas.

Visando oferecer maneiras mais específicas de atendimento ao cliente, o aplicativo modificou levemente o layout, adicionando funcionalidades voltadas para empresas, de modo a oferecer uma ferramenta mais completa.

A proposta continua a mesma: após a inserção do número de telefone no aplicativo, é possível enviar mensagens instantâneas para toda a sua lista de contatos, realizando de maneira eficiente a comunicação com os clientes.

Desse modo, ao receber uma mensagem via WhatsApp Business, a empresa tem um contato mais próximo com cliente, o que acaba por facilitar grande parte da rotina de atendimento do negócio.

Tal como o aplicativo convencional, o Business permite o envio de:

  • Mensagens de texto;
  • Mensagens de voz;
  • Fotos e imagens;
  • Vídeos;
  • Links.

Desse modo, o formato de utilização do aplicativo permanece igual, com alguns recursos extras para compor uma ferramenta mais completa para negócios.

Como começar a usar o WhatsApp Business?

Existem duas formas principais para começar a usar o aplicativo.

A primeira delas é com a criação de uma nova conta, a partir de um número de telefone. Umas das vantagens que o WhatsApp Business oferece é a escolha de iniciar e manter a conta utilizando um número fixo, que pode ser o de contato principal da empresa.

Desse modo, se os clientes já estavam habituados com o seu número pessoal não precisam alterar o contato na agenda, e você também não precisará alterar o telefone exposto na Fachada para loja.

A segunda é a migração dos seus contatos para o novo número, transferindo também as conversas já existentes, essa ação faz com que você não perca nenhuma informação importante.

Além disso, o aplicativo fornece aos seus usuários opções interessantes que podem ser utilizadas a favor de qualquer negócio, e serão abordadas no decorrer deste texto.

Ferramentas interessantes do WhatsApp Business

Para complementar a experiência do usuário comercial, o aplicativo incrementou a sua funcionalidade com diversas ferramentas, incluindo algumas que não estão acessíveis na versão convencional do WhatsApp.

As principais são:

  • WhatsApp Web;
  • Respostas automáticas;
  • Métricas;
  • Etiquetas;
  • Verificação de conta.

WhatsApp Web

Tal como na versão convencional, é possível utilizar o Business também por meio do navegador de internet, em um computador.

Essa facilidade é essencial para muitos negócios, já que atender simultaneamente a um número grande de clientes pode ser um pouco trabalhoso, se isso tiver que ser feito na tela de um smartphone.

Respostas automáticas

As respostas automáticas são recursos simples que podem auxiliar no atendimento ao público.

Isso porque, se uma Fábrica de paletes recebe mensagens de um novo cliente depois do horário do expediente, por exemplo, esse contato não ficará sem resposta.

Desse modo, a resposta contribui para manter o cliente informado, enquanto dá um prazo para que a empresa possa responder ao contato no próximo horário útil.

Métricas

O aplicativo ainda disponibiliza algumas métricas interessantes que podem facilitar o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficiente para a empresa, por meio do WhatsApp.

Ele fornece informações sobre mensagens enviadas, recebidas e lidas.

Assim, você pode contabilizar o número de mensagens enviadas e quantos contatos estão recebendo-as, ou seja, dentro da sua lista de clientes, é possível identificar até mesmo se o seu número foi bloqueado.

A métrica de mensagens lidas permite que você saiba quantas pessoas estão visualizando a conversa e quantas nem chegaram a abri-la.

Além disso, utilizando a ferramenta Status para promover um produto pelo período de 24 horas, uma empresa que venda Ultrafreezer, por exemplo, pode verificar o número de visualizações da postagem realizada, medindo o alcance da sua divulgação.

Etiquetas

As etiquetas surgiram com a intenção de classificar as conversas, facilitando na identificação de cada uma delas.

Elas permitem administrar diferentes níveis de contato, inserindo uma classificação simples.

Assim, uma empresa de Gerenciamento de obras de construção civil que disponibiliza a conta do WhatsApp Business para falar com os clientes, fornecedores e colaboradores, pode inserir tags que identificam cada uma das conversas de acordo com o tipo do contato.

Isso permite encontrar facilmente um bate-papo, mesmo que ele esteja no meio de uma grande lista com outras conversas.

Conta verificada

A conta verificada é aquela que contém, ao lado do seu nome, um selinho verde, que significa que aquela é uma conta oficial.

Nesse caso, nenhuma outra empresa poderá utilizar o mesmo nome que aquela que já possui a verificação do aplicativo.

Esse é um selo que confere maior segurança aos contatos, pois fica atestado assim que a empresa é reconhecida como oficial pelo aplicativo.

Isso passa maior tranquilidade aos contatos, e por isso, é um benefício muito desejado pela grande maioria dos negócios.

As vantagens do uso do WhatsApp Business

O WhatsApp Business oferece vários benefícios, o que o torna uma ferramenta bastante eficiente para empresas dos mais diferentes segmentos.

O número de usuários ativos chega a 1,5 bilhão, que são responsáveis pelo tráfego de cerca de 65 bilhões de mensagens diárias. No Brasil, o número de pessoas que utilizam o aplicativo chega a 120 milhões.  

Por isso, o aplicativo demonstra uma necessidade indispensável para qualquer tipo de empresa, seja ela especializada na venda de embalagens ou seja ela uma Fábrica de churrasqueira, que podem aproveitar os benefícios oferecidos pelo aplicativo de maneira positiva nos seus negócios.

O WhatsApp aumenta o número de vendas

No meio de uma rotina cada vez mais atribulada, muitas pessoas acabam recorrendo ao uso de alternativas simples, que facilitam a sua comunicação com amigos, parentes e, inclusive, com empresas que forneçam os produtos/serviços de que elas precisam.

Por isso, as pessoas buscam otimizar o tempo fazendo um simples contato pelo WhatsApp, e podem assim fazer um pedido ou solicitação por meio do aplicativo.

Além disso, muitos clientes gostam de ser lembrados pelas empresas nas quais eles realizam algum tipo de compra.

Um exemplo disso pode ser o de uma loja especializada em artigos médicos. Caso o cliente já tenha efetuado anteriormente um Aluguel de andador para idoso, certamente ele vai gostar de receber algum tipo de contato personalizado pelo aplicativo, que o ajude a lembrar de algum produto que ele esteja precisando adquirir.

Esse tipo de laço com o cliente é capaz de aumentar significativamente o número de vendas, e faz com que o cliente sinta-se valorizado pela empresa, fidelizando-o.

O WhatsApp torna a rotina mais fácil

Por ser um tipo de contato escrito, e que armazena a conversa com o seu cliente, o WhatsApp oferece maior facilidade na rotina.

Por exemplo, se um cliente deseja fazer uma encomenda personalizada, optando por um modelo de Sacola alça camiseta específico, você pode acessar a conversa em diferentes momentos, relendo o conteúdo do solicitado.

Assim sendo, é possível evitar erros de confecção e agilizar o registro de uma nova encomenda, mantendo o controle dos negócios de maneira organizada.

O WhatsApp facilita a comunicação das etapas de uma compra

Quando um cliente opta por uma compra, muitas vezes ele deseja entender mais sobre as etapas do processo, e gosta de receber informações sobre o andamento do seu pedido.

Muitas empresas ainda realizam essa comunicação utilizando e-mails, o que tornou-se  um processo antiquado com o surgimento do WhatsApp.

Pelo aplicativo, é possível que o cliente seja informado muito mais rapidamente, acompanhando os processos de confecção e de entrega do seu pedido instantaneamente.

Por isso, muitas empresas que trabalham com produtos sob encomenda, como as que fornecem diferentes modelos de Portão de garagem preço, encontraram grande vantagem nessa comunicação com o cliente, já que podem informar as etapas do processo de produção.

Esse meio ajudou também nos processos de logística, já que auxilia o cliente a estar disponível no endereço informado na data da entrega.

Sendo assim, o aplicativo facilita o processo de contato com o cliente, deixando-o sempre informado e ciente de cada uma das etapas referentes a produção e entrega do produto/serviço que ele adquiriu.

O WhatsApp permite que você compartilhe informações sobre a empresa

O WhatsApp permite que, na conta comercial, sejam informados os dados de contato para que o cliente possa encontrá-lo mais facilmente.

Esse espaço pode ser considerado um cartão de visita do estabelecimento, de modo a oferecer dados importantes, como os mencionados, e até mesmo o horário de atendimento.

Desse modo, o WhatsApp Business se tornou uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de negócio, podendo ser utilizado de maneira eficiente a favor de sua empresa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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