A Black Friday 2020 está chegando e você precisa se preparar.
Com a pandemia e as mudanças no comportamento dos consumidores, sobretudo em relação ao e-commerce, é importante aproveitar a promoção para recuperar o faturamento perdido. No entanto, para garantir o sucesso no evento, é preciso saber como preparar o e-commerce para a Black Friday 2020.
São diversos fatores a serem considerados e (quase) tudo influencia no desempenho da sua loja na promoção da Black Friday. Fatores como tempo de carregamento das páginas, facilidade em encontrar produtos com desconto e agilidade no pagamento, entre outros, devem ser priorizados quando pensar em como preparar o e-commerce para a Black Friday 2020.
Quer entender como tudo isso funciona em um guia rápido e fácil de colocar em prática? Então confira nossas dicas para sua Black Friday ser um sucesso este ano e nos próximos também.
Importância da Black Friday para o e-commerce
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, como uma forma de esvaziar o estoque após o feriado de ação de graças e permitir que os lojistas se preparem para o Natal em grande estilo. No Brasil, ela ocorre desde 2010, usualmente na última sexta-feira de novembro.
Desde o início, a Black Friday teve grande relevância para o e-commerce, auxiliando até mesmo a consolidar o varejo online junto ao consumidor brasileiro.
Em 2019, a Black Friday movimentou R$ 3,2 bilhões em diversos segmentos do varejo online, como roupas e acessórios, cosméticos e higiene pessoal e eletrônicos. Todo esse faturamento, 23,6% superior ao ano anterior, garantiu o lucro e alavancou os futuros investimentos no mercado online.
Aí veio 2020, cheio de esperanças e sonhos, que sofreu um grande contratempo: a pandemia da covid-19. Com ela vieram as medidas de distanciamento e contenção, o que prejudicou o comércio físico tradicional e aumentou exponencialmente o número de vendedores online.
Além de aumentar a concorrência, ela também mudou os hábitos de consumo. O consumidor ficou mais seletivo quanto a forma como gasta o seu dinheiro, especialmente quem teve o salário ou ganhos afetados.
A partir de setembro, vemos as medidas de contenção sendo relaxadas aos poucos, suavizando o impacto do coronavírus. É basicamente esse cenário que antecede a Black Friday 2020, onde ainda é preciso ter todo o cuidado, mas pode se permitir um pouco de esperança.
Como preparar o e-commerce para Black Friday 2020?
Criar uma promoção imperdível com ofertas únicas e a estratégia de divulgação perfeita é apenas uma parte do que é necessário para uma Black Friday de sucesso no e-commerce. Não entenda mal, é uma parte bem importante e que o seu e-commerce deve valorizar para ter boas vendas e até mesmo vencer a pandemia.
Indispensável para garantir o bom desempenho das suas vendas na Black Friday 2020 é preparar o terreno, otimizando a estrutura interna da sua loja virtual, a fim de deixá-la pronta para atender o grande número de clientes que está esperando nessa ocasião.
Quer ver como preparar o e-commerce para a Black Friday 2020? Confira nosso guia com 3 dicas:
1. Tempo de carregamento
O tempo que as páginas da sua loja virtual levam para carregar todo o conteúdo é um dos principais indicadores. A cada segundo a mais no tempo de carregamento, mais consumidores fecham a página, chegando a mais de 40% de perda em menos de 10 segundos.
Aplique essa “falta de paciência” ou imediatismo ao cenário comum de uma Black Friday, onde o consumidor tem pressa para não perder as melhores ofertas e quer pesquisar tudo com rapidez.
Nesse ponto, mantenha um monitoramento detalhado do tempo de carregamento e busque implementar melhorias que agilizem a exibição da página. Códigos limpos, bom uso de texto e compressão de imagens são técnicas muito bem-vindas.
2. Organização de vitrines
A organização da vitrine faz muita diferença na Black Friday, onde os produtos-chamariz, aqueles com maior desconto ou procura, devem ter uma posição de destaque no layout. Eles devem facilitar o acesso do cliente e também incentivar a navegação por demais itens da promoção.
Ao pensar em como preparar o e-commerce para a Black Friday 2020, você pode desenvolver um hotsite para a promoção. Assim você não altera a home da sua loja, mas pode utilizar momentaneamente uma apresentação mais agressiva e varejista na sua vitrine.
Lembrando que hotsite é diferente de landing page, esta que é um bom recurso para implementar antes da promoção e captar leads para a campanha da Black Friday.
3. Certificados de segurança
A Black Friday é sempre uma excelente chance de se apresentar para novos leads e conquistar clientes que nunca compraram na sua loja. Para isso, você precisa convencê-los que é uma alternativa confiável, assim como convencer os mecanismos de busca, como o Google.
Cada vez mais, sabemos que os motores de busca priorizam sites seguros para indicar nos resultados de pesquisa. Para isso é interessante buscar a adoção do HTTPS, que é um indicador de segurança para o seu site.
Ele é obtido através da emissão de certificados de segurança SSL, que criptografa as informações trocadas entre o usuário e o site, protegendo dados privados dos visitantes.
Obviamente que essa verificação de segurança também faz com que você ganhe pontos com o seu consumidor, que fica mais tranquilo ao acessar pela primeira vez um site garantidamente protegido.
Dica bônus: 3 pilares de uma Black Friday de sucesso
Pensando em como preparar o e-commerce para a Black Friday 2020, podemos apoiar nossas campanhas em 3 pilares principais, que são Informação, Confiança e Qualidade. Quer entender melhor? Confira:
Informação
O pilar da informação deve ser aquele onde você deixa claro para o cliente qual a vantagem, o que ele está adquirindo, quanto paga e em quanto tempo receberá em casa. Todos esses fatores são relevantes para a operação do e-commerce e ficam ainda mais fortes numa promoção como a Black Friday.
Forneça imagens variadas, descrições ricas e humanizadas, deixe condições bem claras o tempo todo. Tudo isso contribui para uma experiência naturalmente agradável, sem receios por parte do usuário.
Confiança
Comprar online talvez nunca perca aquele estigma de “será que eu não vou receber um tijolo?”. Esse tipo de fraude deixou de ser comum há muito tempo. Ainda assim, é fonte de medo por parte de muitos consumidores online.
Para evitar isso, sua loja deve mostrar que é real, mesmo que só exista na internet. Páginas institucionais, fotos do ambiente da empresa, pessoas por trás da marca e os já citados certificados de segurança devem ser mostrados com orgulho, pois isso passa tranquilidade para o cliente.
Além disso, transparência e canais de atendimento abertos para atender dúvidas e reclamações são sempre interessantes.
Qualidade
Não falamos apenas da qualidade de atendimento e dos produtos vendidos. Aqui é importante certificar que a qualidade da experiência oferecida vale muito.
Para vender mais, você precisará de vantagens relevantes e uma promoção bem estruturada. Para fidelizar clientes, você precisa oferecer algo a mais.
Pense em maneiras de surpreender e mostrar que sua loja não é mais uma. Mostre que mesmo se o seu preço for maior, ainda vale mais a pena comprar no seu e-commerce do que ir até um concorrente qualquer.
E não se engane, saiba que seus concorrentes, ao menos alguns deles, estarão pensando o mesmo.Por hoje é só, não deixe de conferir nossos outros artigos sobre Black Friday. Agora que você já sabe como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2020, conte com a Auaha para fazer a evolução da sua loja online e atingir o seu máximo potencial.