A Black Friday é uma data muito querida e aguardada por muitos consumidores.
Devido a isso é crucial começar a se planejar com antecedência para que seja possível alcançar suas metas de vendas.
Aqui você vai encontrar (quase) tudo que precisa saber para gerar mais vendas nessa data tão importante para E-commerce: a Black Friday!
Como surgiu a ‘’Black Friday’’?
Vamos começar pela origem desta data tão importante para as vendas?
A data surgiu há muitos anos e representa a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, um evento norte-americano criado por volta dos anos 1621.
O motivo real da existência da Black Friday sempre foi um mistério, mas existem algumas histórias sobre sua origem que nem sempre estão associadas com o comércio.
Uma das teorias diz que o termo se refere a uma “doença” que atacou os vários trabalhadores que não queriam trabalhar no dia após o Dia de Ação de Graças.
Houve relatos também, de que sua origem se baseia na crise de 24 de setembro de 1869, onde dois bolsistas de Wall Street tentaram conquistar grandes lucros.
Mas, independente da sua origem, a data é considerada o maior dia de compras do ano e esse título foi conquistado apenas nos anos 2000. Hoje se tornou uma das datas mais esperadas pelo consumidor brasileiro, juntamente ao Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.
Esse evento acontece todos os anos e os consumidores têm um único objetivo: comprar produtos pelo menor preço.
A importância da data para as vendas
O dia é considerado um dos mais importantes para o varejo e a maior data de vendas do e-commerce!
Entretanto, devido à pandemia tivemos mudanças significativas sociais e econômicas. A maioria das empresas tiveram que correr contra o tempo para adaptar seus negócios e aderir ao universo digital.
A forte expansão é um indicador dos esforços que empresas de todos os segmentos têm feito para conquistar o consumidor. Trata-se de um reflexo direto da pandemia e da necessidade de digitalização das empresas.
Entenda como a COVID-19 impactou diretamente nas vendas online no E-commerce brasileiro.
A pandemia do novo coronavírus, fez com que os consumidores adotassem comportamentos e hábitos diferentes.
Logo durante o começo da quarentena pudemos perceber que as pessoas estão tendo mais tempo livre e consequentemente, usam mais os smartphones.
De acordo com relatórios da Mastercard SpendingPulse, um indicador de vendas no varejo, o E-commerce no Brasil apresentou um crescimento de 75% em 2020 quando comparado ao ano anterior, isso aconteceu, após o início do isolamento social.
Ainda falando de dados, em uma pesquisa do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), que monitora mais de 1,5 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos, houve uma baixa de 25,5% no varejo físico, enquanto o comércio digital teve um crescimento de 21,2%.
Podemos afirmar que a Black Friday só cresce e portanto, é necessário estar preparado para vender!
Como preparar seu E-commerce para a Black Friday 2021
O planejamento é essencial
Vender produtos que não estão disponíveis em estoque, fazer a precificação errada por falta de planejamento, não estar alinhado com seus fornecedores ou não ter um fluxo para embalagem e envio dos produtos preparado para a Black, pode causar problemas graves na experiência do seu consumidor.
O ideal é começar a planejar tudo com dois meses de antecedência ou mais. Nesse artigo vamos tratar de pontos muito importantes para você planejar uma Black de sucesso e colher muitos resultados. Veja alguns deles:
Faça uma análise do seu público-alvo
A data é sempre uma ótima oportunidade para mostrar a sua loja a novos consumidores e fidelizá-los. Porém, para que isso aconteça, é importante que a experiência de compra seja perfeita.
Quanto mais específica e direcionada for a sua comunicação, melhores resultados você conquistará. A linguagem personalizada é capaz de atrair o público-alvo para o seu negócio.
Após analisar e estudar profundamente o perfil do consumidor, você será capaz de criar campanhas mais eficientes, otimizando os investimentos realizados.
Com isso é possível aumentar a fidelização dos clientes e definir um posicionamento relevante, que faça sentido e que contribua para a construção da imagem da marca.
Tenha controle de estoque
O controle de estoque é uma das peças fundamentais para o sucesso de uma empresa, ele permite que a empresa identifique os produtos que estão em falta ou em excesso para suprir a sua demanda comercial.
Evitando assim compras equivocadas e desnecessárias, fazendo com que os recursos sejam utilizados de maneira mais inteligente e trazendo muitos outros benefícios.
A indisponibilidade de um produto em sua loja faz com que o consumidor desista na mesma hora da compra e migre para o concorrente.
Para evitar esse tipo de problema, siga alguns passos importantes, como conversar previamente com seus fornecedores para conseguir uma boa negociação e realizar a reposição dos produtos em seu estoque.
O sistema de gestão deve estar completo e eficiente antes de iniciar qualquer divulgação das campanhas para essa data tão importante, evitando assim problemas futuros.
Todo o planejamento exige muita responsabilidade para se destacar da concorrência. Esteja atento a todos os aspectos que influenciam no giro do estoque: compra, organização, exposições, promoções, atendimento e entrega.
Curva ABC
Implantar o controle auxilia também a classificação dos produtos por meio da ‘’Curva ABC’’, nada mais é do que uma ferramenta que se baseia na ideia que, 80% das consequências são diretamente influenciadas por apenas 20% das causas.
O objetivo dessa classificação é identificar os itens de maior impacto para os resultados da empresa a partir de indicadores como:
- Giro de estoque;
- Lucratividade;
- Representatividade no faturamento.
Quais produtos você deve ofertar?
Existem produtos que valem a pena incluir nas estratégias para a Black Friday e outros que não valem a pena.
Uma boa decisão é incluir produtos com maior margem de lucro e aqueles que estão parados no estoque há um tempo. Para os demais produtos, coloque descontos menores ou mantenha-os de fora da promoção.
Não se esqueça dos certificados de segurança
Em tempos de invasões e ameaças, nada mais justo do que proporcionar um ambiente seguro, garantindo a proteção dos dados pessoais e financeiros do seu cliente, não é mesmo?
A Black Friday é um ótimo momento para conquistar novos clientes, mas para que isso aconteça, você precisa proporcionar alternativas confiáveis e sites seguros.
É interessante buscar a adoção do HTTPS, que é obtido por meio da emissão do Certificado Digital SSL (Secure Socket Layer), que criptografa as informações trocadas entre o consumidor e a loja para protegê-las.
1,2,3… foi dada a largada!
Agora você já sabe o básico que é preciso para começar a se planejar para a maior data e mais aguardada do e-commerce!
Mas, se você quiser se aprofundar e garantir as vendas de 2021, baixe nosso e-book, 100% GRATUITO!
Lá você vai encontrar muito mais dicas e estratégias para seu e-commerce crescer cada vez mais.