Eficácia do marketing: o que é, como medir e dicas para melhorá-la

por Carolina Coimbra
Fundo foto criado por jannoon028 – br.freepik.com

Como já sabemos, o marketing digital ganhou forças nas últimas décadas, devido ao crescimento da internet e de outros motores de busca.

Vamos relembrar os principais conceitos do marketing? O marketing é uma área focada na promoção de valor sobre algum produto, serviço ou marca, com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes.

O mesmo acontece no marketing digital, com uma diferença: o marketing digital é realizado por meio de mídias digitais. Isso contribui para ações e estratégias mais direcionadas e também permite avaliar os resultados de uma maneira mais escalável.

Temos um conteúdo sobre a importância de iniciar e dar continuidade no marketing digital no nosso site. Para ler, clique aqui.

Um objetivo sem planejamento não passa de um desejo, certo? Então, vem com a gente e saiba como é possível melhorar a eficácia do marketing!

O que é eficácia do marketing?

Vamos começar partindo do significado da palavra eficácia. Segundo o Dicionário Online de Português, eficácia é a capacidade de desenvolver tarefas ou objetivos de modo competente. Ou seja, fazer aquilo que deve ser feito.

Assim, um marketing eficiente é aquele em que as estratégias funcionam e alcança os melhores resultados para a marca. Aqui, o foco é aumentar os ganhos e não exatamente economizar recursos.

Quando a eficácia é o foco da gestão de marketing, o marketing deve maximizar os recursos para chegar aos resultados planejados e garantir a melhor qualidade na entrega.

Qual é a importância da eficácia do marketing?

Segundo uma pesquisa nos Estados Unidos, 33% dos pequenos negócios não sabem se suas estratégias e ações de marketing são eficazes. E mais: 12% afirmam que os esforços não têm resultados.

Isso quer dizer que existem muitas empresas que não sabem como medir seus resultados ou simplesmente não sabem como investir nas estratégias ideias para ter um bom retorno.

Como falamos no começo deste artigo, os canais digitais revolucionaram o poder de mensuração dos resultados. Diferente dos meios tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas e outdoors, o ambiente digital pode ser rastreado e medido: as visualizações, os cliques, as conversões, o retorno sobre investimento e muito mais.

Entender a eficácia do marketing é saber se os investimentos estão no caminho certo para atingir os objetivos e mais que isso, como as estratégias estão contribuindo para o crescimento do negócio.

Como medir a eficácia do marketing?

Sem mais delongas, que tal entender como mensurar de uma vez por todas? 

É importante ter em mente que a eficácia não está focada nos custos. Então, as métricas de eficácia medem o alcance de resultados, ou seja, o quanto as estratégias estão sendo úteis para alcançar os objetivos de marketing.

Algumas métricas de eficácia são:

– Receita geral (em geral ou por canal de marketing);

– Número de pedidos/vendas (em geral ou por canal de marketing);

– Lifetime Value (LTV);

– NPS (índice de satisfação do cliente);

– Taxa de recompra (índice de fidelização do cliente);

– Participação (Share of Market, Share of Mind, Share of Heart, Share of Voice).

Você também pode escolher a métrica de marketing que preferir para avaliar a eficácia das suas estratégias, como o CTR orgânico para o SEO ou o engajamento para social media.

Ao acompanhar alguma das métricas que citamos, você vai conseguir comprovar a eficácia ao comparar os números alcançados com as metas definidas no planejamento.

Quais são os pilares da eficácia do marketing?

Agora que você já sabe o que é e a importância da eficácia do marketing, chegou a hora de descobrir quais são os quatro pontos que sustentam esse conceito.

– Qualidade da entrega: os fios são o principal foco da eficácia. Isso quer dizer que uma boa estratégia precisa entregar o melhor resultado possível para a organização.

– Maximização de uso dos recursos: com a intenção de maximizar os lucros, as estratégias devem explorar todos os recursos e oportunidades disponíveis para entregar os melhores resultados.

– Planejamento e estratégia: sem a definição de indicadores, objetivos e metas, você não consegue determinar se chegou onde gostaria.

– Qualidade dos dados: os dados que embasam as decisões são usados para avaliar as estratégias e direcionar os investimentos.

8 dicas de como melhorar a eficácia do marketing

Para finalizar, vamos ver algumas dicas para potencializar os resultados das suas estratégias. Confira abaixo!

#1 – Defina metas e indicadores no planejamento de marketing: 

Assim como os resultados esperados, é importante que o planejamento e a definição de metas seja específica, realizável, mensurável e com prazo definido.

#2 – Alinhe objetivos de marketing e objetivos da empresa: 

Os objetivos de marketing definidos no planejamento devem estar de acordo com os objetivos estratégicos da marca para que eles possam caminhar juntos.

#3 – Aproveite oportunidades em vez de problemas:

O marketing eficaz busca por oportunidades para maximizar a utilização dos recursos e, claro, aumentar os ganhos da empresa.

#4 – Escolha os canais prioritários:

Quanto mais vantajosos para o negócio, mais investimentos os canais devem receber. Por isso, é fundamental identificar quais são os canais que geram mais resultados.

#5 – Modelos de atribuição:

Eles ajudam a identificar como cada canal contribui para os resultados da estratégia e a atribuir a responsabilidade pelas conversões.

#6 – Mire no público certo:

Direcione as estratégias para quem tem potencial de se envolver e interagir com o conteúdo da marca, gerando uma identificação autêntica e verdadeira.

#7 – Utilize ferramentas de automação:

Elas servem para transformar as ações manuais e automáticas por meio de regras e gatilhos pré-definidos, o que também resulta em mais agilidade e escalabilidade.

#8 – Foque nos leads qualificados:

O alinhamento entre as equipes de vendas e marketing é muito importante para não perder nenhuma oportunidade e maximizar as receitas da empresa.

Quer otimizar a sua estratégia? A nossa equipe de marketing é especialista em toda a gestão: do planejamento à mensuração de resultados. Fale conosco!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.