Como criar uma boa lista de e-mail marketing e engajar os leads

O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta muito potente para vender no meio online, mas, é preciso saber como utilizá-lo para garantir um bom retorno e manter seu público sempre engajado. Por isso, vamos te ensinar o essencial para criar uma boa lista de e-mail marketing e as principais estratégias para manter seu cliente envolvido com sua marca.

Como criar uma lista base de e-mail marketing?

Uma lista de e-mails é basicamente como uma lista de compras, mas, em vez de ingredientes, adicionamos o contato de pessoas reais, são seus leads, as pessoas que possuem interesse em sua marca, portanto, é preciso manter essa lista sempre organizada, mas, como criar uma o que chamamos de lista base?

A lista base, é a sua lista inicial, quando você está começando a investir em e-mail marketing, para começar, é preciso obrigatoriamente ter o endereço de e-mail, mas, outros dados são muito importantes, como, por exemplo, o estado ou cidade que seu lead reside, idade e hábitos, quanto mais informações você reunir a respeito do seu público, mais simples é criar as estratégias que irão mantê-lo engajado.

Onde devo salvar minha lista de e-mails?

A melhor opção é armazenar esses dados na própria plataforma onde você faz os disparos de e-mails, recomendamos a Mailbiz, essa plataforma possui todo o suporte necessário para quem está começando a se aventurar pelo mundo de e-mail marketing, nela é possível criar suas listas, mantê-las salvas em um local seguro, analisar as métricas, taxas de cliques e conversão, tudo em um só lugar, bem prático.

Não compre uma lista pronta

Você vai notar que é comum encontrar listas prontas para vender na internet, porém, atenção, não as compre! No começo pode até parecer uma boa ideia, mas, as consequências podem ser terríveis, uma lista comprada pode manchar a reputação de sua empresa, afinal, imagine, uma pessoa irá receber um e-mail em sua caixa de entrada, de uma marca até então desconhecida, o mais provável é que a pessoa acabe mandando os e-mails direto para a lixeira, e então você se torna um spam e lá se vai todo o trabalho duro. Além disso, é totalmente antiético, em alguns países existem até leis em que o destinatário deve autorizar receber esse tipo de conteúdo, tenha cuidado.

Quais estratégias usar para manter uma lista de e-mails?

Já deu para perceber que criar uma lista eficiente de e-mails é imprescindível não é mesmo? Agora o desafio é como continuar gerando leads e como manter esses leads engajados. Respire fundo e vamos lá

1. Ofereça materiais gratuitos

Oferecer um conteúdo relevante e gratuito é uma forma comum de conquistar leads, aqui, a estratégia consiste em oferecer ao cliente algo que ele possui interesse e em troca ele te oferece seus dados e a permissão para continuar recebendo seus e-mails, simples! Você pode oferecer e-books, vídeos, cursos online, checklists, templates, etc. O importante é ser algo que seu público queira.

2. Tenha uma newsletter

É muito importante ter em seu site, um banner que direciona o cliente a assinar sua newsletter, é semelhante com o item 1, porém, em vez de oferecer um conteúdo gratuito, você está convidando o lead para receber seus conteúdos, por isso, para instigar o cliente a assinar, oferecer um cupom de desconto de boas vindas é uma ótima ideia.

3. Realize promoções

Crie promoções e divulgue em seu site, pode ser cupons de descontos, um sorteio, o que seja, o importante aqui é que para o cliente usufruir das promoções seja necessário que ele nos informe seus dados e principalmente: seu e-mail. Garanta que ele continuará recebendo em primeira mão sempre que houver uma promoção, isso é um incentivo para que ele assine sua newsletter, por exemplo.

Dicas para um bom e-mail marketing

Agora vamos falar do conteúdo, não adianta nada seguir a risca toda essa parte técnica e não entregar um conteúdo de qualidade, certo? Confira alguns pontos básico e importantes para desenvolver um e-mail marketing que chame atenção do seu cliente

1. Acerte no assunto!

O assunto é a primeira coisa que o leitor verá, por isso, é essencial que você conquiste sua atenção logo nesse campo, é preciso ser naturalmente persuasivo, levá-lo a clicar por livre e espontânea vontade e então abrir seu e-mail e consumir o conteúdo. Capriche no assunto!

2. Crie landing pages

Uma landing page para enviar os leads que receberam os e-mails é uma ótima estratégia para garantir que o cliente faça mais do que abrir o link e sim comprar, imagine que você recebe um e-mail sobre um produto específico, e ao clicar, é direcionado para a página inicial do site, pode ser um pouco frustrante. Afinal, o produto te despertou interesse, você cria a expectativa que o link irá te direcionar diretamente a este produto, mas, quando é levado a página inicial, percebe que terá que pesquisar o produto e acaba deixando pra lá, assim, lá se vai uma venda!

3. Use bons CTAs

A sigla CTA significa call-to-action, pode ser um botão, a frase que instiga o cliente a clicar, ou seja, um bom CTA é responsável por garantir que o público fique tão interessado no conteúdo que irá clicar sem hesitar, portanto, invista nisso.

4. Ofereça um valor

Para finalizar, iremos falar a importância de um conteúdo com valor. Entregar um conteúdo com valor faz com que o lead queira continuar recebendo seus e-mails, por isso, é importante oferecer diferentes tipos de e-mails e não focar apenas nas vendas. Entregue e-mails que permitem interação, envio de respostas, que o tema retratado no e-mail, agregue algo a vida do cliente, não basta apenas converter, é preciso engajar!

Podemos perceber que e-mail marketing não é nenhum monstro de sete cabeças, certo? É apenas necessário saber como começar e investir em conteúdos de qualidade, manter um cliente satisfeito através do que lhe é ofertado, ah, e sempre continuar atento aos tipos de conteúdos criados de acordo com seu público.

Se você ficou interessado e quer começar a investir em e-mail marketing conte com a gente! Nos mande um e-mail, chame no facebook, estamos prontos para te ajudar a crescer muito!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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