Black Friday 2020: como se preparar e vencer a pandemia

A Black Friday é a promoção mais esperada do ano pelos lojistas e consumidores, especialmente no comércio digital. Em 2019, a Black Friday no e-commerce faturou R$ 3,2 bilhões, segundo estimativa Ebit | Nielsen, o faturamento superou o desempenho de 2018 em 23,6%.

Ainda há pouca expectativa quanto a Black Friday 2020, mas uma coisa é certa, a data é muito esperada por todos, tanto pela oportunidade de vender bastante e equilibrar as perdas ocorridas pela pandemia, quanto para consumidores que estão esperando baixas nos preços para comprar produtos de seu interesse.

Veja como está o cenário de consumo online, como se preparar para a Black Friday e como aproveitar as promoções futuras para aumentar a sua lucratividade e atrair importantes clientes para o seu e-commerce vencer a pandemia.

Cenário de consumo no e-commerce na pandemia

O momento que passamos mudou os hábitos de consumo e impulsionou a compra online, com 86% dos brasileiros com internet comprando online, segundo estudo da Conversion. O mesmo estudo aponta que o Google foi o canal mais influente na decisão de compra e que basicamente todos os setores viram aumento na procura, exceto aqueles relacionados a atividades ao ar livre, como turismo e atividades físicas.

Os setores que mais venderam na pandemia foram::

  • Roupa, Moda e Acessórios: 45,86%
  • Cosméticos, perfumaria e bem-estar: 35,21%
  • Telefonia e celulares: 28,29%
  • Móveis, casa e decoração: 28,11%
  • Informática: 21,89%
  • Livros e revistas: 21,30%

A explicação para esses valores vem desde as datas especiais que tivemos até aqui, como dia dos pais e dia dos namorados, pelo fato de compras em lojas físicas não ser uma opção segura no momento e ainda pelas necessidades que o público descobriu, como a busca por uma boa webcam para fazer reuniões remotas ou mesmo o investimento no conforto e entretenimento em casa.

Como se preparar para a Black Friday 2020

As recomendações gerais de preparação para a Black Friday não costumam mudar de ano para outro. A principal adaptação que ocorre é em relação ao que é tendência ou novidade, como novas tecnologias lançadas e produtos que tiveram aumento na procura ao longo do ano.

De maneira geral, podemos dar as seguintes dicas para planejar e criar uma Black Friday de sucesso em 2020:

1. Experiência do consumidor

A Black Friday é sempre uma ótima oportunidade de mostrar a sua loja para um novo cliente e conquistar a sua fidelidade. Para isso, é importante que a experiência dele seja perfeita. Isso vai além do menor preço.

Informações disponibilizadas sobre o produto, canais de atendimento, agilidade na tratativa do cliente, transparência sobre prazos e condições, opções de pagamento, entre outros, são os fatores que contribuem para uma experiência positiva, que marque o início de um duradouro relacionamento.

2. Uso inteligente de mídias

Segundo dados do Ebit | NIelsen em 2019, os maiores motivadores para compras na Black Friday foram os sites de busca, redes sociais e o acesso direto à lojas virtuais. Também destaca-se que o Instagram superou o Facebook entre as redes sociais, com o Youtube em terceiro lugar.

Dessa forma, vemos como criar campanhas de anúncios é importante, usando sempre os canais que mais se adequam ao perfil do seu público.

3. Ofertas de verdade

O estigma da “Black Fraude” sempre vai acompanhar a promoção e deixar consumidores receosos. Por esse motivo, é essencial oferecer certificados de segurança, reforçar seu sistema antifraudes e o mais importante, que é oferecer preços realmente atrativos para o público.

Influente nos dois tópicos anteriores, um bom preço melhora a imagem que o cliente tem da sua oferta e ainda garante melhor performance dos seus anúncios.

Vale lembrar que o monitoramento dos preços já começou para muitos clientes, então seja cuidadoso com a sua política de preços.

4. Selecione bem os seus produtos

Na hora de montar o catálogo de produtos para a Black Friday, é muito importante que o lojista selecione os itens com melhor margem de lucro, facilidade de envio e que estão em alta na procura do público. 

Escolher produtos de forma aleatória, fora da curva ABC, pode gerar prejuízo para o lojista.

5. Investimento nos marketplaces

Os marketplaces são uma boa forma de colocar seus produtos a venda na internet para uma base já estabelecida de clientes, muito lucrativo mesmo com as taxas e regulamentos dos canais. Investir no setor, especialmente para lojistas que estão entrando no e-commerce agora, é uma boa chance de vender e adquirir clientes.

Nesse ponto, é importante adotar uma estratégia inteligente também no pós-venda. Mesmo que a compra tenha ocorrido no marketplace, você pode convidar o cliente a conhecer sua loja, oferecendo até mesmo cupons de desconto, para aumentar a sua base de leads independente do marketplace.

6. Logística na Black Friday

Como sempre, procurar soluções adicionais para a logística na Black Friday é importantíssimo. Procure transportadoras adicionais nas regiões que serão priorizadas pelas suas campanhas ou que já tenham mais procura por parte dos clientes.

O público já espera que as entregas na Black Friday demorem mais, mas é uma boa oportunidade para surpreender e impactar positivamente o comprador.

7. Diversifique canais de venda

A venda via mobile segue crescendo e já representa boa parte do faturamento na Black Friday. Lembre-se de disponibilizar diferentes canais de atendimento e que eles sirvam para fechar a venda com mais agilidade.

Seja nas mensagens diretas do Instagram ou Facebook, até mesmo pelo WhatsApp, suas chances de sucesso aumentam quando o cliente pode fazer tudo através do celular e em um mesmo ambiente.

Comece hoje mesmo seus preparativos

A Black Friday ainda é uma data muito forte no e-commerce e merece a sua atenção. Por mais que o cenário tem demandado cautela, a oportunidade de recuperar o faturamento e conquistar clientes continua em alta.Se você precisa de ajuda para montar suas campanhas, conte com a Auaha, oferecemos diversos produtos para estimular as vendas da Black Friday na sua loja, como hotsites, campanhas e banners. Fale conosco e juntos encontraremos a solução ideal para o seu e-commerce.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.