Black Friday: 5 benefícios de antecipar e prorrogar o evento

por Nicole Houlmont

O consumidor e as empresas de todos os portes estão precisando adaptar suas estratégias e seu posicionamento devido à pandemia que estamos lidando atualmente. A quarentena, que evita a disseminação da covid-19, está fazendo com que a população do mundo todo fique mais tempo em casa e usufrua das inúmeras vantagens que a tecnologia nos traz. 

antecipar e prorrogar black friday

Milhões de pessoas passaram a confiar mais na internet e estão aprendendo a manusear as plataformas digitais de forma rápida para aproveitar a facilidade de fazer compras em qualquer lugar e em qualquer hora, ao invés de optar por lojas físicas.

Ao perceber a grande oportunidade, lojistas ao redor do globo já implantaram seus sites online para não perder a chance de lucrar como nunca e ainda expandir seu negócio aos usuários da web. 

De acordo com a pesquisa do Perfil do E-commerce Brasileiro, realizada pelo BigData Corp em parceria com o Paypal, foi registrado um crescimento de 400% no número de sites de vendas implantados na internet durante a quarentena de 2020, além das 100 mil lojas físicas que migraram para a web a fim de se adaptar as demandas do mercado. 

Você também pode fazer parte dos negócios que se adaptaram para lucrar ainda mais com o e-commerce e as estratégias certas, confira o passo a passo de como abrir seu e-commerce aqui 

Pandemia x Black Friday

A Black Friday 2020 cai no dia 27/11 e irá superar as expectativas de vendas e elas serão resultados diretos de um bom planejamento com foco de usufruir dessa grande acessibilidade e a frequência de uso diário que a população está tendo com a internet, com isso, entende-se que não será em apenas tal data que irá ocorrer um grande movimento de usuários, mas que já existem milhões de pessoas aproveitando os benefícios de compras online, antes mesmo da Black Friday e assim será de 2020 em diante.

Desde o início da quarentena as pessoas estão tendo mais tempo livre e mais “olhadinhas rápidas” nas telas digitais do que antes. Garanta que tenham um bom atendimento com descontos, ofertas e cupons exclusivos que vão além de apenas uma data, isso faz com que os clientes se sintam queridos, priorizando seu negócio. 

Fábio Coelho, presidente da Google do Brasil, comenta  em uma entrevista que hoje em dia existem categorias de vendas onlines que os comerciantes digitais nunca imaginaram que iriam explorar. Também ressalta que a Black Friday de 2020 vai ter um pico enorme, sendo destaque entre as edições dos anos passados.

Quem visa o lucro não deve se limitar ao movimento do concorrente, é preciso inovar para que seja referência no mercado. Confira os 5 benefícios de antecipar e prorrogar a Black Friday de 2020. Prepare-se para lucrar!

 1. Mais espaço para o cliente

    Uma realidade que precisamos considerar é que o brasileiro está com menos dinheiro por conta da pandemia.

Mesmo com bons descontos, é preciso de tempo e planejamento para que as pessoas estudem a marca e decidam que o produto que você oferece vai trazer mais vantagens quanto ao custo-benefício.

Com isso, entende-se que, antecipando e prorrogando grandes ofertas, descontos e a durabilidade de cupons exclusivos, as pessoas irão ter conhecimento do seu negócio antes de descobrir outros concorrentes.

2. Interação direta e prolongada 

    Controle do que está em alta é muito importante, é preciso saber, antes, durante e depois, os produtos e as campanhas que atraem o seu público-alvo para que lucre como desejado.

A frequência da visibilidade que temos na internet é de extrema importância para que as pessoas lembrem do nome da sua loja quando precisarem de certo serviço ou produto. Já parou para pensar que quando pensamos em referências de fast-food ou em um refrigerante, lembramos de McDonald’s e Coca-Cola? Esses nomes já estão implantados em nosso subconsciente de tanto que os vemos no dia a dia. 

Usando as redes sociais, você disponibiliza sua vitrine para o cliente interagir com você, informe o diferencial da sua loja, crie enquetes para saber o que as pessoas querem ver com grandes descontos em sua loja, explore as mídias digitais.

Cada dia que passa fica mais claro que a interação e a visibilidade são a chave do negócio. Se quiser saber mais sobre como lucrar muito usando as redes sociais, clique aqui.

3. Marketing boca a boca

    Disponibilizar o seu estoque com os grandes descontos, ofertas, e cupons exclusivos que normalmente são reservados apenas para a data, faz com que o seu cliente se interesse por você e busque informações da sua marca, caso desperte o interesse e efetue a compra, há chances de que ele irá comentar sobre o achado com algum amigo ou colega que esteja precisando de um serviço similar. 

O maior lucro que virá da Black Friday 2020 são de consumidores que estão precisando de algum produto ou serviço específico (como eletrodomésticos, móveis e brinquedos), mas que ainda não tiveram uma boa oferta para aproveitar. 

Sabendo que a massa de pessoas que reservaram valores altos de dinheiro para gastar nesse evento já sabem o que precisam comprar, você e sua equipe podem planejar campanhas exclusivas fortalecendo a informação chave do produto para aproveitar a Black Friday de 2020, como a durabilidade, marca, ou resistência do material, por exemplo.

Esse foco de campanha deixa o diferencial do seu produto nítido, fazendo com que a pessoa guarde o link ou comente sobre ele com um colega, realizando o marketing de boca a boca.

De acordo com a pesquisa do site Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Não esqueça dessa estatística quando for planejar suas novas campanhas.

4. Visibilidade e acessos

    Antecipando e prorrogando o maior evento de e-commerce do mundo, você estará aberto para novas oportunidades de compras e as pessoas vão se sentir mais livres de comprar com você ao invés de se sentirem presas à data e não estarem seguras de descontos fraudulentos.

Existem casos de clientes que preferem comprar com certa marca pela falta de conhecimento de seus concorrentes, para ter mais visibilidade, invista em campanhas digitais por mais tempo e seja visto antes da maioria, fazendo com que milhares de pessoas te proporcionem mais cliques a longo prazo. 

Atinja a maior parte do seu público-alvo fazendo com que a análise de movimento e acesso de plataformas, como o Google Ads, leve as suas campanhas até as pessoas que tem o perfil que quer atingir. O controle e a visibilidade são chaves importantes para essa Black Friday 2020.

5. Facilita a compra

    Compras com valores parcelados e oferecer um tempo para as pessoas se planejarem são cruciais para que a compra aconteça, principalmente em tempos difíceis como de pandemia.  Existem casos de pessoas que decidem comprar um produto de certa marca, mas acabam optando por outra loja por não terem a verba no momento específico ou pelo fornecedor não parcelar o valor, perdendo o desconto e o empreendedor perdendo a venda. 

Garante que as pessoas tenham uma boa experiência com várias formas de pagamentos para ajudar sua situação. Um fator que ajuda a fazer o cliente a confiar na marca na hora da compra é possuir seu próprio site de vendas ativo na web, separamos um guia prático para os desenvolvedores de um site que pretendem vender na Black Friday 2020 aqui

    Caso não tenha experiências práticas de como gerenciar um site e vender online, você pode contar com ajuda de terceiros para realizar o serviço. A agência Auaha já implantou mais de 1000 sites na web fazendo com que lucrem muito com vendas online e consta com expertise no assunto. Somos uma agência focada em criatividade para web. Desenvolvemos soluções inovadoras e unimos todo nosso conhecimento para te ajudar no combate do mundo digital!

Visite nosso site e confira os nossos pacotes, se precisar, entre em contato com nossos consultores para receber uma análise do que o seu negócio precisa para passar na frente.
É com planejamento e experiência que se garante uma vida de sucesso, boas vendas!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.