Quem trabalha no meio de comunicação, com certeza já ouviu falar sobre a estratégia de Inbound Marketing, mas, se você não conhece, vamos te contar tudo que precisa saber sobre essa estratégia que é extremamente importante para atrair clientes e gerar resultados para sua empresa.
Vamos lá?
O que é Inbound Marketing?
Também conhecido como “Marketing de Atração” é um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes, utilizando conteúdos relevantes.
O grande diferencial do Inbound Marketing em comparação com o marketing tradicional é que no tradicional, nós que saímos em busca dos clientes em potencial, enquanto no Inbound nós utilizamos diversas ferramentas do meio digital para atraí-los, ou seja, eles que procuram sua empresa. Legal, né?
Já percebeu que conforme os anos passam, é cada vez mais difícil ver a diferença entre o real e o virtual? Offline e online? Isso acontece porque a internet está presente em todos os lugares. E é por isso mesmo, que sua empresa deve investir em Inbound Marketing!
Outro coisa muito relevante, em comparação com o marketing tradicional, é que o Inbound Marketing é como um centro de investimento em vez de um centro de custo. Você pode mensurar todas as métricas, acompanhar quem está vendo seus anúncios, clicando, comprando e se tornando um lead.
E assim é possível criar campanhas focadas em ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).
5 grandes ações do Inbound Marketing
- Aumentar a visibilidade de seu negócio;
- Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos que fazem diferença;
- Otimizar o processo de vendas.
O Inbound Marketing traz resultados de verdade e é 62% mais barato que o Marketing convencional, isso acontece porque as pessoas pesquisam uma solução para seus problemas na internet, ou buscam um produto específico, sabemos que a internet nos permite encontrar qualquer coisa em questão de segundos e é preciso se destacar em meio a tantos resultados diferentes. É aí que entra o Inbound Marketing.
Por que sua empresa deve investir em Inbound Marketing?
Caso seus concorrentes já apliquem esse tipo de estratégia, você fica para trás, investir em marketing de atração pode ser um fator muito importante para sair na frente nas páginas de pesquisa e consequentemente gerar leads.
Há cinco etapas na estratégia de Inbound Marketing:
- Atrair
É bem simples, um site sem visitas não gera leads, certo? E sem leads não há vendas!
É nessa etapa que você deve investir em conteúdos relevantes e atrativos, onde você deve chamar a atenção do seu público e fazê-los se interessar por livre e espontânea vontade. E qual o resultado disso? Clientes mais engajados e propensos a consumir seu produto.
É aqui que você investe em SEO, redes sociais, links patrocinados também e até blogs.
- Converter
A conversão complementa a primeira etapa, nesse processo, o cliente passa seus dados, seja na compra ou assinando uma newsletter, por exemplo, de nada adianta o site ter muitas visitas, porém, sem conversões, algumas estratégias que você pode utilizar para converter são: criar ofertas, landing pages e CRO (otimização de conversão).
- Relacionar
A etapa de relacionar é aquele em que você mantém contato com o cliente, talvez ele não esteja em um momento propício para comprar, mas, isso não significa que você deve esquecê-lo, é importante manter um contato pós-vendas, através do e-mail marketing isso é fácil, prático e traz muitos resultados. Mostre para o cliente que você se importa enviando conteúdos de seu interesse e não apenas de vendas. Ele irá se lembrar disso, acredite. Um atendimento diferenciado e mais humano faz toda a diferença.
- Vender
Depois de gerar leads e nutri-los, é hora de vender. Todos esses passos contribuem para a demanda e geram oportunidades de negócios para sua empresa! Nessa etapa você pode -e deve- investir em estratégias que atraiam o cliente para comprar, lhe dando uma motivação para a compra que o beneficie além da solução, você pode criar um “sistema de pontuação”por exemplo, onde a cada compra, o cliente acumula pontos, que podem gerar descontos na próxima compra ou até mesmo ganhar um produto.
- Analisar
Um grande diferencial das estratégias do meio digital é poder analisar cada métrica e comprovar o retorno de seus investimentos através de dados, base em fatos, afinal, é possível monitorar cada ação que o cliente faz em meio interações. O Google Analytics será seu braço direito nessa etapa, te permitindo conferir diversos dados que são essenciais para sua estratégia de Inbound Marketing.
Hora de investir em Inbound Marketing
Agora que você sabe porque essa estratégia digital é tão importante, está na hora de começar a apostar sem medo e trazer muitos resultados para a sua empresa. Podemos te ajudar com isso, entre em contato com a gente e vamos juntos conquistar os clientes.