Como aproveitar o máximo desempenho da plataforma de e-commerce?

Como aproveitar o máximo desempenho da plataforma de e-commerce?

Não existe plataforma que garanta o faturamento da sua loja. Cada plataforma oferece diferentes funcionalidades. Então, o seu formato de negócio pode absorver de diversas formas as ferramentas oferecidas, mas, o ideal é conhecê-las e saber como usá-las ao seu favor.

Para isso, é importante que você conheça muito bem o nicho do seu negócio e quais são suas necessidades e objetivos. Não sabe o que levar em consideração para aproveitar ao máximo o desempenho da plataforma do seu e-commerce? Continue a leitura e descubra!

O que é e como funciona uma plataforma de e-commerce?

Para iniciar as vendas no seu e-commerce, a primeira coisa a ser pensada é a escolha da plataforma adequada.

Isso porque existem muitas possibilidades para isso. Mas antes, vamos entender o que é uma plataforma de e-commerce e como ela funciona.

A plataforma de um e-commerce é o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja na internet. É por meio dela que você gerenciará o seu negócio e poderá incluir produtos, administrar estoques, preços, promoções e cuidar de muitas outras funções para manter a logística do comércio eletrônico.

Uma plataforma completa deve:

– Permitir a inclusão de produtos;

– Gerenciar estoque e preços;

– Proteger as informações pessoais dos clientes;

– Oferecer uma área de cadastro de produtos;

– Ter um setor de organização do sistema de pedidos, das formas de pagamento e da entrega;

– Garantir a segurança no envio de informações;

– Possuir ferramentas que possibilitem a integração de outras tarefas também importantes para a loja, como o marketing e a logística.

Quais são os tipos de plataforma de e-commerce?

Como já falamos anteriormente, existem diferentes tipos de plataforma de e-commerce. Alguns tipos podem se combinar, resultando em subtipos. Quer saber quais são os principais? Confira abaixo:

Plataforma Open Source

As plataformas de e-commerce open source são aquelas que possuem sistemas de código aberto, onde o layout e as funcionalidades podem ser alteradas de acordo com a necessidade de cada loja.

Nelas, não existe cobrança de licenças ou outras taxas, resultando em menor investimento inicial. Assim, são utilizadas por pequenas, médias e grandes lojas virtuais, adaptando-se à realidade de cada uma.

Mas, é importante sempre lembrar que customizar e otimizar uma plataforma de código aberto exige conhecimento avançado em programação. Então, indicamos que contate uma empresa especializada para a tarefa.

Plataforma Proprietária

A principal diferença entre uma loja virtual open source e uma proprietária é que a primeira é aberta e a segunda é fechada.

Então, se você escolher uma plataforma proprietária, você não terá acesso ao código fonte, já que o sistema pertencerá à empresa que disponibilizará o serviço.

Não se esqueça que até mesmo um código fechado pode ser quebrado por um hacker se não houver uma equipe especializada por trás do funcionamento do sistema.

Plataforma SaaS

O SaaS utiliza a computação em nuvem para a infraestrutura da sua loja virtual. Com uma demanda bem específica, é a melhor escolha para as empresas que precisam distribuir os seus produtos na internet de forma rápida e com custo reduzido.

Engana-se quem pensa que o modelo SaaS é como uma loja virtual alugada, porque muitas plataformas são baseadas em softwares proprietários. 

O modelo Open SaaS combina as vantagens do Open Source com o SaaS e se destaca pela agilidade, custos baixos, flexibilidade e liberdade.

Plataforma Licenciada

A plataforma licenciada consiste na aquisição de uma licença para a utilização do código fonte desenvolvido por terceiros.

Para isso, há a necessidade de uma equipe interna especializada em softwares. A licença pode ser ou não renovada, de acordo com as necessidades e de acordo com o que for estabelecido entre as partes.

Quais são os principais indicadores de desempenho para e-commerce?

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de e-commerce, vamos ver como podemos analisar o desempenho da sua loja virtual com os indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são os responsáveis pelas métricas que avaliam o resultado dos objetos traçados em um determinado período de tempo.

Cada empresa deve determinar os KPIs mais apropriados para os propósitos e objetivos do seu negócio. Então, antes de defini-los, você deve ter em mente que cada KPI deve servir como base para orientar os próximos passos.

Sem mais delongas, chegou a hora de conferir quais são eles e como podem ser relevantes para o seu negócio.

Número de visitantes do site

Quanto mais visitantes no seu site, maiores as chances de aumentar as vendas.

Algumas plataformas já oferecem análises como:

– Melhores clientes, funil de compras, novos clientes mensais e comparativos por faixa etária e sexo;

– Relatório de carrinhos abandonados;

– Visitantes de loja, clientes cadastrados, e-mails cadastrados , pedidos e muitas outras estatísticas;

– Tabela comparativa de profundidade de visitas x faturamento.

Se esse não for o caso da plataforma que a sua loja está utilizando, não se preocupe. Você pode conferir o Google Analytics para saber o número de visitantes e a visitação em cada mês.

Número de vendas

O número de vendas é um KPI muito importante, uma vez que todo negócio tem como objetivo aumentar o faturamento.

Com ele, você pode analisar o total faturado ou o número de pedidos, ambos indicadores são indispensáveis para as empresas.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador de desempenho para e-commerce que avalia a eficiência do seu site ao converter um visitante em cliente.

Para chegar nesse valor, você vai precisar do número de visitantes e o número de pedidos do período que deseja analisar. O cálculo deve ser feito da seguinte forma:

TAXA DE CONVERSÃO (%) = (Número de pedidos / Número de visitantes no site) x 100

Custo de aquisição de cliente

Diferentes estratégias podem ser tomadas na busca por novos clientes para a marca.

O CAC – Custo de aquisição de cliente – avalia o valor que foi investido em ações para converter um lead em cliente

Para calcular, devemos obter o total investido e a quantidade de novos consumidores adquiridos no mesmo período.

Assim, podemos calcular com a seguinte fórmula: 

CAC = total de investimento / número de novos clientes

Com os resultados, você pode comparar as estratégias e definir as melhores opções para a sua loja.

Ticket médio

O ticket médio é um indicador de desempenho para e-commerce que avalia o valor médio gasto pelos seus clientes.

Para calculá-lo, precisamos conhecer o faturamento do período de análise e a quantidade de pedidos. 

Com isso, calculamos: 

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos

Se o valor do CAC – explicado no item anterior – for maior que o ticket médio, isso significa que você está gastando mais para atrair um cliente do que ele realmente está gastando no seu e-commerce.

Tendo isso em mente, estude a fundo sua plataforma, entenda das funcionalidades e como elas podem ser úteis para sanar um problema ou oferecer uma solução para a sua loja. 

As agências podem até te ajudar, mas só você, entendendo a fundo o que você precisa, saberá melhor do que ninguém como encontrar soluções. 

Use sua plataforma a seu favor! Então, poderá investir cada vez mais na qualidade do suporte ideal, recursos disponíveis para a navegação, automatização de processos e, principalmente, na personalização do atendimento ao cliente. 

Sabemos que colocar a sua loja na internet é um assunto sério. A Auaha está disponível para te ajudar a criar o seu e-commerce e a conquistar o sucesso, fale conosco

Não existe plataforma que garanta o faturamento da sua loja. Mas, o formato de negócio pode absorver de formas diferentes as ferramentas que a plataforma oferece.

Para isso, é importante que você conheça muito bem o nicho do seu negócio e quais são suas necessidades e objetivos. Não sabe o que levar em consideração para aproveitar ao máximo o desempenho da plataforma do seu e-commerce? Continue a leitura e descubra!

O que é e como funciona uma plataforma de e-commerce?

Para iniciar as vendas no seu e-commerce, a primeira coisa a ser pensada é a escolha da plataforma adequada.

Isso porque existem muitas possibilidades para isso. Mas antes, vamos entender o que é uma plataforma de e-commerce e como ela funciona.

A plataforma de um e-commerce é o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja na internet. É por meio dela que você gerenciará o seu negócio e poderá incluir produtos, administrar estoques, preços, promoções e cuidar de muitas outras funções para manter a logística do comércio eletrônico.

Uma plataforma completa deve:

– Permitir a inclusão de produtos;

– Gerenciar estoque e preços;

– Proteger as informações pessoais dos clientes;

– Oferecer uma área de cadastro de produtos;

– Ter um setor de organização do sistema de pedidos, das formas de pagamento e da entrega;

– Garantir a segurança no envio de informações;

– Possuir ferramentas que possibilitem a integração de outras tarefas também importantes para a loja, como o marketing e a logística.

Quais são os tipos de plataforma de e-commerce?

Como já falamos anteriormente, existem diferentes tipos de plataforma de e-commerce. Alguns tipos podem se combinar, resultando em subtipos. Quer saber quais são os principais? Confira abaixo:

Plataforma Open Source

As plataformas de e-commerce open source são aquelas que possuem sistemas de código aberto, onde o layout e as funcionalidades podem ser alteradas de acordo com a necessidade de cada loja.

Nelas, não existe cobrança de licenças ou outras taxas, resultando em menor investimento inicial. Assim, são utilizadas por pequenas, médias e grandes lojas virtuais, adaptando-se à realidade de cada uma.

Mas, é importante sempre lembrar que customizar e otimizar uma plataforma de código aberto exige conhecimento avançado em programação. Então, indicamos que contate uma empresa especializada para a tarefa.

Plataforma Proprietária

A principal diferença entre uma loja virtual open source e uma proprietária é que a primeira é aberta e a segunda é fechada.

Então, se você escolher uma plataforma proprietária, você não terá acesso ao código fonte, já que o sistema pertencerá à empresa que disponibilizará o serviço.

Não se esqueça que até mesmo um código fechado pode ser quebrado por um hacker se não houver uma equipe especializada por trás do funcionamento do sistema.

Plataforma SaaS

O SaaS utiliza a computação em nuvem para a infraestrutura da sua loja virtual. Com uma demanda bem específica, é a melhor escolha para as empresas que precisam distribuir os seus produtos na internet de forma rápida e com custo reduzido.

Engana-se quem pensa que o modelo SaaS é como uma loja virtual alugada, porque muitas plataformas são baseadas em softwares proprietários. 

O modelo Open SaaS combina as vantagens do Open Source com o SaaS e se destaca pela agilidade, custos baixos, flexibilidade e liberdade.

Plataforma Licenciada

A plataforma licenciada consiste na aquisição de uma licença para a utilização do código fonte desenvolvido por terceiros.

Para isso, há a necessidade de uma equipe interna especializada em softwares. A licença pode ser ou não renovada, de acordo com as necessidades e de acordo com o que for estabelecido entre as partes.

Quais são os principais indicadores de desempenho para e-commerce?

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de e-commerce, vamos ver como podemos analisar o desempenho da sua loja virtual com os indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são os responsáveis pelas métricas que avaliam o resultado dos objetos traçados em um determinado período de tempo.

Cada empresa deve determinar os KPIs mais apropriados para os propósitos e objetivos do seu negócio. Então, antes de defini-los, você deve ter em mente que cada KPI deve servir como base para orientar os próximos passos.

Sem mais delongas, chegou a hora de conferir quais são eles e como podem ser relevantes para o seu negócio.

Número de visitantes do site

Quanto mais visitantes no seu site, maiores as chances de aumentar as vendas.

Algumas plataformas já oferecem análises como:

– Melhores clientes, funil de compras, novos clientes mensais e comparativos por faixa etária e sexo;

– Relatório de carrinhos abandonados;

– Visitantes de loja, clientes cadastrados, e-mails cadastrados , pedidos e muitas outras estatísticas;

– Tabela comparativa de profundidade de visitas x faturamento.

Se esse não for o caso da plataforma que a sua loja está utilizando, não se preocupe. Você pode conferir o Google Analytics para saber o número de visitantes e a visitação em cada mês.

Número de vendas

O número de vendas é um KPI muito importante, uma vez que todo negócio tem como objetivo aumentar o faturamento.

Com ele, você pode analisar o total faturado ou o número de pedidos, ambos indicadores são indispensáveis para as empresas.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador de desempenho para e-commerce que avalia a eficiência do seu site ao converter um visitante em cliente.

Para chegar nesse valor, você vai precisar do número de visitantes e o número de pedidos do período que deseja analisar. O cálculo deve ser feito da seguinte forma:

TAXA DE CONVERSÃO (%) = (Número de pedidos / Número de visitantes no site) x 100

Custo de aquisição de cliente

Diferentes estratégias podem ser tomadas na busca por novos clientes para a marca.

O CAC – Custo de aquisição de cliente – avalia o valor que foi investido em ações para converter um lead em cliente

Para calcular, devemos obter o total investido e a quantidade de novos consumidores adquiridos no mesmo período.

Assim, podemos calcular com a seguinte fórmula: 

CAC = total de investimento / número de novos clientes

Com os resultados, você pode comparar as estratégias e definir as melhores opções para a sua loja.

Ticket médio

O ticket médio é um indicador de desempenho para e-commerce que avalia o valor médio gasto pelos seus clientes.

Para calculá-lo, precisamos conhecer o faturamento do período de análise e a quantidade de pedidos. 

Com isso, calculamos: 

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos

Se o valor do CAC – explicado no item anterior – for maior que o ticket médio, isso significa que você está gastando mais para atrair um cliente do que ele realmente está gastando no seu e-commerce.

Tendo isso em mente, estude a fundo sua plataforma, entenda das funcionalidades e como elas podem ser úteis para sanar um problema ou oferecer uma solução para a sua loja. 

As agências podem até te ajudar, mas só você, entendendo a fundo o que você precisa, saberá melhor do que ninguém como encontrar soluções. 

Use sua plataforma a seu favor! Então, poderá investir cada vez mais na qualidade do suporte ideal, recursos disponíveis para a navegação, automatização de processos e, principalmente, na personalização do atendimento ao cliente. 
Sabemos que colocar a sua loja na internet é um assunto sério. A Auaha está disponível para te ajudar a criar o seu e-commerce e a conquistar o sucesso, fale conosco!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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