6 dicas para estratégias de relacionamento pós-Black Friday para conquistar o cliente

por Thainá Gastaldi

Na Black Friday de 2019 o varejo brasileiro online faturou incríveis R$ 3,2 bilhões de acordo com uma pesquisa feita pela Ebit|Nielsen, talvez seja por isso que os donos de e-commerce ficam tão ansiosos pela data e se dedicam a trabalhar com estratégias que irão garantir muitas vendas.

relacionamento pós black friday

Os vendedores querem lucrar e os consumidores querem descontos reais, levar mais, pagando menos, mas você sabia que o pós-vendas é muito importante para que o cliente continue comprando em sua loja durante o ano inteiro?

Muitas pessoas acreditam que uma campanha termina com as vendas finalizadas, porém, estratégias de relacionamento para pós-vendas são essenciais para que o cliente continue comprando em sua loja e após a Black Friday não seria diferente.

Continue nos acompanhando e saiba tudo que é necessário para conquistar o cliente após as vendas e 6 dicas de estratégias.

Prepare-se para o pós-venda da Black Friday

Quando a Black Friday chega ao fim é hora de aproveitar os novos (e antigos também) leads para buscar estratégias de fidelização e se destacar em meio a tantos concorrentes, vem com a gente!

São muitos fatores que devem ser levados em consideração para conquistar o cliente e fazê-lo continuar comprando em sua loja.

1. É importante ser grato

O primeiro passo é entender que a venda não termina quando o cliente finaliza a compra, portanto,  é importantíssimo prestar um excelente atendimento no pós-venda.

Depois que o consumidor finalizou a compra, ainda há uma grande jornada até que as compras cheguem a ele, durante esse período é necessário estar presente.

Uma dica é logo após a finalização da compra, enviar um e-mail marketing personalizado, agradecendo-o e se possível até mesmo enviando um mimo junto aos produtos. Também vale enviar uma cartinha feita a mão junto com as compras.

Essas pequenas ações fazem toda a diferença na experiência de compra, pois, fazem com que a pessoa se sinta especial e que a sua empresa se importa com ela, se destacando assim em meio aos concorrentes.

2. Mantenha o cliente por dentro de tudo

Quando compramos em uma loja física, o processo é muito mais simples: realizamos a compra e levamos o produto para a casa.

No e-commerce é preciso aguardar alguns dias até que a compra chegue em casa e é muito comum rolar uma ansiedade até que esse momento chegue.

Por isso, a dica aqui é manter o cliente sempre informado, vale mandar uma sms ou e-mail avisando que o produto foi entregue à transportadora.

Claro que também é preciso contar com uma boa transportadora para poder enviar essas informações em tempo real.

Caso aconteça alguma falha e o pedido for atrasar, também é muito importante que você avise o cliente e ofereça alternativas ou compensações, como um bom desconto na próxima compra.

3. Esteja online

Esteja on! Tanto na “real life” quanto no mundo online, é essencial oferecer mais de um meio de comunicação além do SAC.

Oferecer um bom suporte através das redes sociais é muito prático, principalmente para quem está comprando e precisa tirar dúvidas, relatar um problema ou até mesmo agradecer a sua empresa.

4. Crie promoções exclusivas 

Uma boa forma de encantar clientes que participaram da Black Friday é criando promoções exclusivas, por exemplo, você pode conferir o histórico do cliente e oferecer produtos semelhantes ou complementares com descontos, ou enviar um cupom de desconto válido para a loja toda.

Esse tipo de ação é ótima porque não necessita de um grande investimento, mas oferece um alto poder de conversão.

5. Crie um senso de urgência

Uma ótima estratégia para converter os leads em vendas é criar um senso de urgência.

Vale usar um cronômetro que indica quanto tempo de promoção ainda há, ou enviar um cupom de desconto com prazo de validade, até mesmo ambos!

Se optar por usar um cronômetro não se esqueça de auxiliar a equipe de criação a utilizar um design minimalista mas que destaque a contagem regressiva.

6. Monte um calendário pós-black friday

No período de janeiro a março é comum que as vendas caiam, para evitar isso, você deve criar um calendário com promoções pós-black friday com ações que instiguem o público a continuar comprando.

Que tal optar pelo “Cyber Monday”? É a segunda-feira subsequente à Black Friday onde é oferecido descontos exclusivos para compras online.

Além da cyber monday você pode criar suas próprias ações, autênticas e exclusivas da sua empresa, de acordo com o seu público, separe produtos que trazem uma grande vantagem e ofereça descontos, vale também fazer uma queima de estoque com os produtos restantes de uma determinada categoria e que venderam muito durante a black friday.

Bônus: aposte em um design responsivo

As vendas através de smartphones e dispositivos mobile em geral, vem crescendo cada vez mais, por isso, é indispensável que você ofereça ao consumidor uma plataforma acessível, com um design agradável para que o cliente consiga navegar com praticidade e sinta prazer em realizar as compras online.

Let’s go, é hora de fidelizar clientes!

Podemos perceber a importância de se manter próximo dos consumidores após as vendas em geral, mas, especialmente, com o fim da  Black Friday, pois, é a sua chance de mostrar para o cliente que ele é especial e que sua empresa se importa com ele e suas compras.

O importante mesmo é estar presente e mostrar que tudo é feito com dedicação e carinho para garantir uma experiência de compra única, versátil e cheia de vantagens!

Caso você ainda tenha dúvidas e ficou interessado em criar uma campanha de pós-vendas, entre em contato conosco, podemos garantir que o relacionamento com seu público-alvo irá crescer muito, junto com as vendas, é claro.

Juntos podemos conquistar muito mais e ir rumo ao sucesso!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.