Projeto ProSport Bike: uma solução rápida para uma migração VTEX

por Eduardo Leda

Na Auaha, somos movidos por desafios. Nosso intuito principal sempre foi utilizar todo nosso conhecimento a fim de desenvolver soluções para os problemas e necessidades de cada cliente.

A ProSport Bike é um grande exemplo disso, com uma jornada muito interessante dentro da agência, que mostra a importância de um trabalho executado com total dedicação por todas as partes envolvidas, tanto a agência quanto o cliente e seus parceiros.

Conheça agora os detalhes desse projeto. Boa leitura

Desafio de grande urgência

O grande desafio desse projeto de migração aparece quando abordamos quais plataformas estavam envolvidas na transação da ProSport Bike.

De um lado, tínhamos a Rakuten, plataforma recém adquirida pelo Grupo Gencomm, que havia acabado de entrar com pedido de recuperação judicial, declarando o fim das atividades da plataforma e dando início a um problema enorme para seus clientes.

Do outro, o destino escolhido pela ProSport Bike era a VTEX, plataforma brasileira, reconhecida como uma das melhores, e também, mais complexas do mercado.

Com esse cenário, é óbvio que não se tratava de uma migração convencional, como outras executadas pela Auaha. A demanda da ProSport Bike era urgente. Pensando nisso, nossas equipes internas de Atendimento e Desenvolvimento se reuniram para elaborar um plano de ação eficiente e rápido, afinal de contas, não havia tempo a perder.

Solução com a identidade da Auaha

Para atender a urgência e garantir um bom resultado, a Auaha colocou em prática toda a sua experiência no mercado, sobretudo na operação da VTEX. Utilizando layout base com personalização simples e código previamente desenvolvido, próprio da Auaha, foi possível diminuir expressivamente o tempo de implementação da nova loja.

A partir do Tema Taita VTEX, como chamamos esse projeto padrão, fizemos ajustes básicos de cor e identidade para dar a cara da ProSport ao nosso layout pronto. Isso garantiu uma base pronta para receber a nova loja do cliente, mas ainda havia muito a fazer.

Execução a quatro mãos

Do início do projeto até o site ir ao ar, foram apenas 13 dias úteis. Esse tempo recorde para uma tarefa dessa dimensão só foi possível com a dedicação total da equipe Auaha e do cliente, que participou ativamente e compreendeu suas responsabilidades na execução do projeto.

Primeiros passos

De início, fizemos o levantamento e exportação das URLs da loja virtual, etapa essencial para a realização do Redirect 301 ao fim da migração.

A dificuldade encontrada nessa etapa foi na hora de fazer a migração de produtos, já que a Gencomm não permitia migração em massa. No entanto, o ERP contratado foi capaz de inserir os produtos no novo catálogo e carregar as imagens a partir de FTP, resolvendo essa questão. 

Configurando o sistema financeiro da loja virtual

Com produtos inseridos na nova plataforma, um trabalho importante para a atuação VTEX é a configuração das diferentes formas de pagamento, além de gateway de pagamento e antifraude. São configurações intuitivas, ao mesmo tempo importantíssimas para garantir a segurança dos dados bancários de usuários, bem como proteger o faturamento e evitar prejuízos na loja.

Ajustes de Frete

Outra etapa essencial na configuração de uma loja, seja durante a migração ou no primeiro projeto, a configuração das regras de transportadoras e tabelas de frete foi feita em conjunto com o cliente.

Fizemos a configuração das transportadoras cadastradas na VTEX e garantimos que a ProSport Bike possa enviar seus produtos para todas as regiões com qualidade, segurança e valores competitivos.

Atenção especial ao SEO

Durante a migração, é comum a página perder a relevância na busca orgânica. Para diminuir o impacto e acelerar a recuperação, foram aplicadas as melhores práticas de SEO no painel de Administração da loja virtual.

Dessa forma, títulos, descrições e tags HTML foram inseridas nos principais produtos para fazer o público encontrá-los com mais facilidade. Essa etapa é importante, já que é comum a queda na busca orgânica no momento da migração, uma vez que o mecanismo de busca enxerga como um novo site que precisa ser indexado novamente.

Falando em busca

A aplicação de boas práticas para a loja em mecanismos de busca não poderia ficar sem a integração com o Google Ads. Além de incluir os produtos no Google Shopping, foi feito um trabalho de implementação de todas as tags na ferramenta.

Hora de criar promoções

Criar coleções e promoções para atrair o cliente é muito importante, ainda mais para cobrir o investimento de uma migração de plataforma, como foi o caso. No entanto, é preciso destacar que cada plataforma tem uma maneira diferente de implementar essas coleções e promoções.

Para garantir o melhor suporte para a ProSport Bike, nossa equipe usou o seu conhecimento VTEX para conduzir  o lojista a replicar as promoções e grupos de produtos que tinha na loja original dentro do novo ambiente.

Desafio cumprido com sucesso

A migração para a plataforma VTEX é uma tarefa de alta complexidade no ecossistema do e-commerce, mas o projeto da ProSport Bike ficou muito mais simples com a ajuda do próprio cliente, que se empenhou e compreendeu todas as nossas recomendações.

Esse projeto também foi dividido em duas fases. A fase inicial foi a migração, implementada em tempo recorde, cerca de 13 dias, pela Auaha e o cliente. Agora, a nossa maior preocupação é garantir que o funcionamento da loja esteja 100%.

A segunda fase começa com a evolução, onde iremos desenvolver um layout personalizado, repleto de funcionalidades que explorem ao máximo as possibilidades da plataforma e atendam todas as necessidades do cliente.

Fique ligado nesse projeto, em breve teremos novidades incríveis para colocar no ar.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.