Os erros mais comuns na hora do cálculo do frete

O Brasil é um país gigantesco que possui milhares de cidades, bairros e ruas… Imagine o trabalho que as transportadoras acabam tendo na hora de fazer a logística da entrega de muitas encomendas!

Se você possui um e-commerce, sabe que uma das partes mais importantes é a da entrega do produto, afinal, de nada adianta o cliente ter uma boa experiência em seu site e na hora de finalizar a compra o frete acaba dando algum erro , ou pior: ele não receber o produto. 

Isso é como driblar todos os jogadores de um time de futebol, chutar a bola para o gol e ela bater na trave! E para que seu cliente não desista da compra nos 45 do segundo tempo, fizemos uma lista dos principais problemas que ocorrem no cálculo do frete e também separamos algumas dicas para você.

Então vista a camisa da Auaha e venha conosco!

 

Primeiro passo: entenda como o frete é calculado

Para entender quais erros podem acontecer, é interessante que você saiba melhor como as transportadoras calculam o valor do frete.

Em primeiro lugar, é válido destacar que a entrega é calculada desde a retirada ou postagem do produto até a entrega no endereço do cliente. Em função disso, o frete sempre será cobrado com base na distância entre você e seu consumidor.

Além do percurso, outra coisa que vai determinar o preço do frete é o tamanho da encomenda, ou seja, peso e o volume que o produto vai ocupar no veículo. Nos correios, este cálculo é feito de duas formas: Peso físico e Peso cúbico.

Para encomendas de até 5 kg, apenas o peso físico é levado em consideração. Já as que ultrapassam esse valor, é feito o cálculo do peso cúbico através da fórmula:(Largura x Altura x comprimento) / 6.000.

Principais problemas na hora do cálculo do frete

Imagine a seguinte situação: o cliente está na parte de finalização da compra, informa o CEP e o sistema não consegue informar preço do frete, ele fica muito acima ou muito abaixo do valor real. Isso certamente atrapalha – e muito – o seu negócio.

Com erros desse tipo, o cliente desiste de comprar em seu site e acaba optando por um concorrente ou sua empresa acaba saindo no prejuízo e pagando parte deste frete. Por isso, entenda quais são os motivos para que esses erros ocorram.

  1. Registrar os produtos com informações incorretas

Um dos erros mais comuns é na hora de registrar os dados dos produtos nas transportadoras. Certificar que o peso e as medidas dos produtos estão corretas na plataforma é fundamental para que o frete saia com o valor exato.

Erros de digitação, unidades de medidas, vírgulas são os mais comuns, já que são digitados por pessoas. Atente-se ao padrão que é utilizado: peso em kg e dimensões em cm

Outra coisa que você deve ficar atento são as medidas já definidas pelo fornecedor. Esses valores podem estar errados e acabar prejudicando o cálculo do frete. Portanto, sempre confira os produtos que entram em seu estoque.

  1. 2Erros na tabela de frete

As plataformas de e-commerce geralmente oferecem uma integração entre sua loja e a tabela de frete das transportadoras e correios. E às vezes podem ocorrer erros nessa tabela, o que acaba resultando na falta de informações sobre o frete para seus clientes.

Essa incompatibilidade, na maior parte das vezes, acaba fazendo com que o cliente desista da compra.  Por causa disso, você deve sempre ficar de olho em sua plataforma.

Leia as reclamações dos clientes, veja se há muitos carrinhos que estão sendo abandonados na hora da compra. Se isso acontecer, fica mais fácil de você identificar onde está o problema.

Na hora de decidir qual será a transportadora para seu e-commerce, é importante ver como a empresa lida com esse tipo de erro, se eles são frequentes e qual o tempo médio que esses empecilhos são resolvidos.

Lembre-se que quem perde vendas é você!

  1. 3 Problemas de logística

A falta de planejamento financeiro da sua empresa pode ser um fator que atrapalha suas vendas. Um erro bem comum é oferecer frete grátis para todo o país sem levar em consideração o custo que a entrega tem.

É fato que frete grátis chama bastante atenção dos clientes, mas será que essa tática vai ser de fato efetiva para seu e-commerce? Pense: o Brasil é um país muito grande e as entregas podem variar muito de preço. 

O ideal é você fazer um planejamento de quais lugares sua empresa pode cobrir o frete sem ter prejuízos. Porque você pode estar sujeito a erros técnicos e o que era pra ser uma vantagem acaba se tornando uma dor de cabeça!

Dicas para uma boa logística de frete

Oferecer vantagens, principalmente quando se trata de frete, pode fidelizar muitos clientes e aumentar as vendas de seu e-commerce!

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na logística das entregas.

Logística reversa

Se tratando de frete você deve levar em consideração a ida e a volta de um produto. Esteja sempre preparado para arcar com o valor das devoluções, já que esse é um direito garantido por lei ao cliente.

Por conta disso, é interessante que você invista em embalagens de boa qualidade que oferecem maior proteção como o plástico bolha. É importante tanto para proteger o objeto durante o percurso – pois sabemos que as estradas nem sempre estão em boas condições – quanto para garantir a satisfação de seu cliente.

Portanto, sempre leve em consideração a possibilidade de devoluções ao realizar o planejamento financeiro do seu e-commerce.

 

Frete fixo

Colocar um único valor de frete independente da região de entrega é uma estratégia que, se bem planejada, pode trazer bons resultados.

Para isso você deve colocar na ponta do lápis o volume das vendas de cada produto junto com seus respectivos tamanhos e pesos. Essa é uma boa estratégia para lojas que vendem produtos semelhantes, como bijuterias, óculos, canecas e outros.

Dessa forma, o valor do frete compensará a margem de lucro que foi diminuída em alguns produtos.

Frete por região

Variar as formas de frete pode atrair muitos clientes, principalmente de regiões próximas do estoque de seu e-commerce ou metropolitanas. 

Isso acaba fazendo com que a entrega seja mais rápida, onde o cliente pode receber seus produtos no mesmo dia em que realizou o pedido, além de ter um valor mais barato ou sair até de graça.

Desconto progressivo

Uma estratégia para converter mais clientes e aumentar o ticket médio  (média do valor que os clientes gastam em sua loja) é oferecer descontos no frete que são proporcionais ao valor da compra.

Dessa forma você “divide” o valor do frete com o cliente, assim ele poderá gastar mais em sua loja.

Assinatura

Essa é uma tática para os clientes fiéis, que realizam muitas compras em seu site. Através de um valor pago todos os meses, os consumidores recebem benefícios como cupons de desconto e frete grátis.

A Amazon, por exemplo, possui o Amazon Prime, que oferece como uma das vantagens para assinantes o frete grátis e, dependendo da região, a entrega do produto em até dois dias.

Esse tipo de estratégia fideliza clientes e os mantém fiéis ao seu e-commerce. 

 

Retirada

Para as pessoas que necessitarem do seu produto de imediato e que estão perto de seu estoque, é interessante oferecer a possibilidade de retirada no local.

Durante a pandemia da Covid-19, as lojas começaram a adotar o sistema de drive-thru. As pessoas realizam o pedido pelo site, Instagram ou WhatsApp e vai retirar seus produtos com o carro, moto e etc no próprio estabelecimento. 

Essa maneira de comprar chama atenção dos consumidores, pois oferece praticidade e economia.

 

Chegou a hora de sair na frente da concorrência

Com essas dicas você já sai na frente de seus concorrentes, já que uma boa logística pode realizar muitas conversões.

Se você tem um negócio e busca inseri-lo no ambiente digital ou melhorar a performance do seu e-commerce e aumentar as vendas, temos uma boa notícia: a Auaha possui os melhores profissionais que entendem tudo do assunto!

Além disso, criamos estratégias para seu negócio alavancar as vendas! Que tal a gente bater um papo? 

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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