Link building: conheça essa poderosa estratégia

 

Quem deseja aprimorar o posicionamento da sua empresa na internet precisa se atentar ao link building.

Visto que as plataformas de busca avaliam uma série de elementos para definir a relevância de cada link.

Entre esses elementos, estão:

  • Conteúdo original;
  • Design responsivo;
  • Boa navegabilidade;
  • Tempo de permanência dos usuários.

 

Lembrando que esses são os aspectos mais citados quando se fala em posicionamento de páginas no Google.

No entanto, olhar só para eles não basta, é preciso se atentar ao conceito, aos benefícios e às estratégias de link building.

Portanto, o texto a seguir traz essas e outras informações para que você aprimore o marketing digital da sua empresa.

Conheça o link building

O link building (“construção de links”, em português) é uma estratégia de SEO focada no uso de links internos e externos.

Os links internos são aqueles que você coloca nos seus próprios conteúdos. São essenciais para melhorar a experiência dos visitantes, pois garantem que eles tenham todas as informações relevantes sobre os assuntos abordados.

Os links externos são aqueles feitos por outros sites. Os domínios que têm muitas citações em outros sites são identificados como relevantes pelo Google. Por isso, tem seu posicionamento melhorado.

Vale destacar que as plataformas de busca tem maneiras de rastrear a validade do link. 

Sendo assim, não adianta encher um post de links descontextualizados. Todos eles devem funcionar em prol da instrução dos usuários.

Isto posto, acompanhe o tópico a seguir para conhecer melhor os benefícios dessa estratégia.

Quais são os benefícios do link building?

Uma empresa com boa gerência de marketing precisa integrar estratégias de modo a maximizar resultados.

Portanto, o link building deve vir acompanhado por outras práticas, como campanhas de Instagram Ads e comunicação em mídias sociais.

Portanto, saiba quais são os principais benefícios do link building a seguir.

Fazer networking

Conseguir links externos exige entrar em contato com páginas do seu ramo. A longo prazo, você pode estabelecer relacionamentos muito rentáveis.

Isso porque a relevância do link building vai além do algoritmo do Google.

As pessoas também medem a relevância de uma empresa a partir do tipo de site que cita suas páginas.

Qualificar leads

As estratégias de marketing digital dependem do nível de qualificação dos leads para serem bem sucedidas.

Práticas como anunciar no Google Ads exigem que a empresa saiba que tipo de conteúdo oferecer para os usuários.

Esse é um dos aspectos determinantes para converter leads em clientes fiéis.

Com uma estratégia de link building consistente, os visitantes do seu site sempre terão as informações necessárias para considerar fechar negócio com você.

Aumento do tráfego

Quanto mais links direcionam para o seu site, maiores são as chances de conversões.

Conseguir tráfego orgânico é um dos maiores desafios para quem trabalha na internet, e o link building é uma ferramenta essencial para isso.

Mais conversões

O posicionamento da sua página no Google é determinante para chamar a atenção do maior número de pessoas possível.

A maioria dos usuários não passa da segunda página de pesquisa, ou seja, quem está entre os primeiros resultados tem muita vantagem sobre o restante.

Por isso, invista no link building

Quais são as estratégias de link building?

Como já foi dito anteriormente, o link building só funciona se for vinculado ao uso contextualizado de links internos e externos.

Confira algumas das principais estratégias que envolvem essa técnica.

Produza conteúdo original

O primeiro e mais importante passo para ter relevância na internet é produzir conteúdo original.

Um conteúdo relevante junto a estratégias de link building são a fórmula de sucesso.

Investir em material original contribui para que seu site ou blog sejam percebidos como referência com o passar do tempo.

Invista em formatos múltiplos

Outra maneira de chamar a atenção é estar presente em diversas mídias ao mesmo tempo.

Isso quer dizer produzir um blog post, um vídeo, um infográfico e um podcast sobre o mesmo assunto, por exemplo.

Esse tipo de estratégia garante que mais pessoas cheguem até seu conteúdo. Além de otimizar a navegação individual.

Contextualize os links

Lembre-se que cada link, seja interno ou externo, deve levar o usuário para conteúdos que realmente sejam importantes para ele.

Basta pensar em como funciona o Facebook Ads. A segmentação das campanhas deve levar em consideração o perfil e os interesses do público-alvo visado.

No caso do link building, essa preocupação vem na forma da disposição e da utilidade real dos links apresentados.

Portanto, neste texto buscamos apresentar as informações básicas sobre a estratégia de link building

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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