Já pensou em fazer branding através do Google Shopping?

por Guilherme Brandão

Constantemente o Google inova na maneira de solucionar problemas com a comercialização de itens e serviços. Por isso, sempre moderniza a interação entre anunciantes e compradores, não é à toa que é o maior de seu segmento. 

A verdade é que quando falamos de conhecimento do seu público e o trabalho de sua marca, não há igual ao Google, inclusive, ele conhece nosso próprio público, o que acaba facilitando nosso trabalho no dia a dia, não é mesmo? Tudo bem, vou parar de enrolar e ir direto ao assunto!

Você já pensou em fazer branding através do Google Shopping?

Com certeza, você já deve saber o que é Branding, mas antes de mais nada, vou dar uma rápida introdução para quem ainda está meio perdido no termo.

Branding é a marca da empresa e o conjunto de ações que devem estar alinhados com os propósitos e os reais valores da organização, além do posicionamento que ela pretende ter no mercado.

Segundo o Blog Resultados Digitais, temos o seguinte: “O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.”

Dado essa breve introdução, vamos seguir com o fato de que há a possibilidade de fazer isso dentro do próprio Google Shopping.

Sobre o Google Shopping

Atualmente, o Google Shopping convencional é, especialmente, utilizado por lojistas com o foco em vender, pois seu modelo “vitrine” tende a conquistar a atenção do público atingido.

Mas quando utilizamos o Google Shopping, a maioria pensa nele na forma tradicional de utilizar. Já pensou em como utilizar ele para fazer Branding?

Nós pensamos e queremos muito contar para você!

Como fazer isso via Google Shopping?

Quando abordamos o tema branding, devemos ter total controle e ciência da maneira e de como estamos chegando aos possíveis usuários potenciais. Estes usuários costumam ser muitos exigentes e, por isso, devemos utilizar nossos melhores recursos para captá-los.

Calma meus amigos! Antes de começarmos, o Google disponibilizou sua nova funcionalidade no Shopping, conhecido como Showcase lá fora. No Brasil, essa funcionalidade foi nomeada como Anúncios de Demonstração. Independente do nome, a funcionalidade é a mesma: Você pode associar produtos para apresentar sua empresa ou marca.

Isso é muito importante para quem quer impulsionar o reconhecimento de marca e não sabe como, pois os anúncios aparecerão com maior frequência para pessoas que utilizam termos genéricos e não produtos específicos. 

Essas pessoas são conhecidas como potenciais clientes. Ou seja, são leads que têm uma pontuação alta ou grande tendência à conversão no funil de compra. Uma dica quente é: Não se esqueça de selecionar os melhores produtos e fotos para criar seus anúncios, vai precisar muito!

Mas anunciar para pessoas que buscam seu segmento e não conhecem sua marca é perder investimento?

Certamente que não! Utilizar o reconhecimento de marca nestes momentos gera segurança e credibilidade para quem está pressupondo uma compra, ou seja, é extremamente relevante anunciar para potenciais clientes, afinal, “Quem não é visto, não é lembrado”, então prezar pela sua marca vale mais que qualquer tipo de anúncio.

Mas não se esqueça! Para utilizar esse mecanismo, você deve realizar as configurações e integrações com o Google Merchant. Nesta ferramenta, serão armazenados todas as informações dos produtos cadastrados em sua loja (Título; Gênero; Imagem, etc).

Como configurar os anúncios de demonstração do Shopping?

  • Em sua campanha de Shopping, crie um novo grupo de anúncios (Selecione a campanha > Vá em grupo de anúncios no menu lateral esquerdo > crie um novo grupo de anúncios);

  • Selecione a opção ‘Anúncio de demonstração do Shopping’;

  • Defina seu lance e selecione os produtos que deseja exibir;

  • Para criar o seu anúncio, adicione uma imagem de cabeçalho (escolha uma imagem que represente sua marca, empresa, categoria ou produto). Não se esqueça! As imagens devem conter dimensões mínimas de 600×314, e até 812×428;

  • O arquivo deve ter tamanho máximo de 5MB;

  • Utilize sua melhor imagem com pelo menos um produto, mas cuidado! Ela não deve conter textos promocionais, marcas d’água, bordas, colagens, logotipos ou referências a produtos de concorrentes; 

  • Esta imagem aparecerá na parte superior do anúncio quando forem procurados termos genéricos que se encaixem ao seu produto;

  • Em seguida, adicione os título, descrição, URL final e URL de visualização;

  • Visualize seu anúncio no painel à direita;

  • Salve seu anúncio. 


Seus anúncios serão submetidos a uma revisão feita pela equipe do Google. Mas não se preocupe! Eles te responderão em até 72 horas.

E como isso influencia no branding?

Pode ser complexo entender como o Google Shopping pode ter uma meta para branding, sendo uma campanha para fundo de funil da ferramenta. Mas eu posso simplificar tudo isso dizendo que os anúncios de demonstração do shopping, estão em busca de clientes que buscam o segmento em que você exatamente se encontra, claro, você deve ter um conteúdo relevante em seu anúncio e uma página de destino de alta qualidade. É importante fidelizar o cliente!

Além disso, é muito importante que você saiba que no começo, sua conversão não será enorme e que o reconhecimento da sua marca, no Google Shopping, será a ação mais importante. 

Lembre-se, além de montar uma campanha para vendas, você está construindo uma estratégia de branding, de reconhecimento da sua marca pelo seu público-alvo, ou seja, qual o melhor lugar para atingir em cheio sua persona que o Google e seu mecanismo de busca?

Qual local melhor para conseguir apresentar seus produtos e pedidos? E que onde exatamente seus clientes estão? Pois já dizia uma música clássica: o artista vai onde o povo está!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *