Entenda o que é e como usar o Pix no e-commerce

por Carolina Coimbra

Desde o início de agosto de 2020, quando o Banco Central (BC) anunciou oficialmente a instituição do seu novo sistema de pagamentos instantâneos e um novo meio de pagamento, a operação completa do Pix começou em novembro e é o assunto do momento. 

Por isso, preparamos este material onde você encontrará todas as informações necessárias para entender não só como funciona, mas também o impacto do Pix no e-commerce, para lojistas, consumidores e empreendedores. Continue a leitura e se informe com a gente!

Como funcionam as transações entre bancos?

Antes de nos aprofundarmos sobre o impacto do Pix no e-commerce, primeiro vamos relembrar e entender como as transações entre bancos funcionam.

Hoje em dia, existem as seguintes possibilidades para realizar o envio de dinheiro entre pessoas com contas em diferentes instituições, sendo elas:

– DOC (Documento de Ordem de Crédito): o dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte, porém pode levar mais de um dia útil se a transferência for realizada após às 22h. O valor máximo que pode ser transferido por DOC é de R$4.999,99.

– TED (Transferência Eletrônica Disponível): o dinheiro enviado à outra instituição é creditado na conta de destino até às 17h do mesmo dia. Não há um valor mínimo para transferência e valores superiores a R$5 mil podem ser enviados;

As duas transações funcionam somente em dias úteis. Então, as transferências feitas em finais de semana ou feriados nacionais só são completadas no próximo dia útil e podem levar dias para serem finalizadas.

Mas, ao se tratar de pagamentos, estes podem ser feitos por boletos, cartão de crédito ou débito. Os boletos também possuem algumas restrições quanto aos dias para fazer o pagamento e usos, e exige um custo para quem o emite.

O que é o Pix?

O Pix é um novo meio de pagamento eletrônico que possibilita o envio e o recebimento de transações entre diferentes bancos e instituições financeiras. 

No Brasil, ele está disponível sete dias por semana, 24h por dia, de forma online e instantânea. Assim, as transações que costumava levar horas e até dias para chegarem ao destinatário, agora acontecem em até 10 segundos. Demais, né?

O que muda com o Pix?

Agora que você já sabe o que é o Pix e como ele funciona, chegou a hora de entender o que vai mudar com ele. 

O Pix é uma alternativa mais prática aos meios de pagamento já existentes. As transações efetuadas utilizando o Pix podem ser:

– Entre pessoas físicas;

– Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;

– Entre estabelecimentos;

– Para entes governamentais (pagamento de impostos e taxas);

Para usar o Pix, é necessário que tanto o pagador (quem envia o dinheiro) quanto o recebedor (quem receberá o dinheiro) tenham uma conta em banco ou instituição de pagamentos, não necessariamente contas correntes, uma vez que as transações também podem ser feitas por meio de uma conta de pagamento ou poupança.

De acordo com o Banco Central, mais de 10 milhões de “chaves Pix” já foram cadastradas no sistema.

A “chave Pix” é o que identifica um cliente e a sua conta dentro do sistema. Essa informação pode ser um número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ. Desse modo, pessoas físicas podem registrar até 5 chaves por conta enquanto pessoas jurídicas têm liberdade para cadastrar até 20 chaves por conta.

O que é Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI)?

SPI é o sistema gerenciado pelo Banco Central, através do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), que possibilita as transferências em tempo real entre as instituições participantes do Pix.

Segundo o Banco Central, o Sistema de Pagamentos Instantâneos é “a infraestrutura centralizada de liquidação bruta em tempo real de pagamentos instantâneos, que resultam em transferências de fundos entre seus participantes titulares de Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI) no Banco Central do Brasil“.

Qual é o impacto do Pix no mercado de e-commerce?

O preço baixo, caráter instantâneo e abrangência de público do mercado bancário fortalecem o Pix, que por isso, deve se tornar o principal meio de transferência entre contas. 

Sendo assim, a tendência é que as bandeiras das demais instituições bancárias baixem duas taxas para se manterem na competição contra o novo método de pagamento.

Qual é o benefício do Pix para e-commerces, lojistas e consumidores finais?

Como já falamos anteriormente, o Pix significa uma nova possibilidade de pagamento no comércio, sendo muito mais prático que o dinheiro ou boleto bancário.

O Pix é uma opção adicional de meio de pagamento para os consumidores finais, oferecendo agilidade e praticidade na transação.

Mas para os lojistas e empreendedores, ele traz alguns benefícios de negócio, que listamos aqui. Confira abaixo:

– Liquidação imediata da transação com pagamentos diretos;

– Diminuição dos casos de reserva de estoque;

– Diminuição de custos de transação para o lojista;

– A abertura de um novo público de potenciais clientes devido à democratização do mercado digital para um público desbancarizado;

Segundo a análise do Portal E-commerce Brasil, o Pix não representa uma concorrência direta às modalidades de pagamento com cartões ou parcelamentos, já que os mesmos continuam em vantagem com prazos próprios e favoráveis aos compradores

.

Como funciona a compra no e-commerce com o Pix?

Os lojistas devem disponibilizar o Pix como um método de pagamento a ser escolhido pelo consumidor final na hora de finalizar a compra.

Ao selecionar o Pix como o método de pagamento na loja virtual, um QR Code é gerado e apresentado ao consumidor.

Então, se a compra for feita pelo computador, basta escanear o QR Code usando o aplicativo do seu banco ou carteira digital. No celular, o consumidor deve copiar o código gerado e colar no aplicativo do seu banco ou carteira digital.

Prontinho! O pagamento leva segundos para ser feito e é imediatamente creditado na conta do lojista para dar continuidade no processo até a entrega do produto/serviço.

E aí, o que você acha de dar um up no seu e-commerce e implantar o Pix como método de pagamento? 

A Auaha é especialista em soluções para o mercado digital. Estamos disponíveis para te ajudar a vender mais e a conquistar o sucesso. Fale conosco!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.