E-commerce: Vendas Diretas pelo YouTube. Mito ou Verdade?

Foto de freestocks.org no Pexels

O YouTube é uma plataforma muito bem-vinda no dia a dia dos internautas que navegam pela internet, sendo o segundo site mais visitado do mundo, estando atrás somente do Google. 

A plataforma criada com o intuito de assistir e fazer upload de vídeos conta, atualmente, com aproximadamente 1,9 bilhões de usuários ativos por mês.

O investimento na plataforma é uma estratégia essencial para empresas de médio e grande porte. Sendo assim, o YouTube abriu caminhos e estreitou os laços entre as marcas e seus consumidores. Isso porque ele permite a monetização da criação de conteúdo com anúncios em seus vídeos.

Quer saber como vender no YouTube e marcar presença na plataforma? Continue lendo e saiba tudo o que você precisa para usá-la ao favor do seu e-commerce!

Sobre a plataforma 

O YouTube disponibiliza vídeos gravados por criadores de conteúdo, com a possibilidade de serem acessados por qualquer pessoa de qualquer lugar no mundo. 

Está presente nos dispositivos eletrônicos mais usados, como em celulares, computadores e tablets, essencialmente criado para que as pessoas passassem a interagir ainda mais entre si como uma forma de compartilhar informações em vídeo. 

Teve sua criação apenas em fevereiro de 2006, algo difícil de acreditar, já que hoje em dia o YouTube deixou de ser um luxo, mas sim uma necessidade para que possamos tirar nossas dúvidas ou nos informar antes de realizar uma compra significativa.

Para conhecimento de investidores, essa plataforma é essencialmente uma fonte de informações relevantes, local onde as pessoas buscam se entreter e também tirar dúvidas sobre algum problema que pode variar dos mais diferentes temas.

É a plataforma do “tem de tudo”, perfeita para anúncios, interações pagas e mais meios de investimentos que aumentam a visibilidade da marca e do produto da sua empresa.

Como o YouTube Escalou?

No começo sendo para entretenimento, o aumento da popularidade dessa plataforma se baseia na presença de marcas e da alta rentabilidade.

Se você quer aumentar as vendas digitais ou até migrar sua loja para o meio digital, saiba que a plataforma YouTube é uma mega aliada do e-commerce

Vender pelo YouTube se baseia em princípios simples: atualmente, seu foco é direcionar as pessoas até lojas e domínios digitais, fazê-las conhecer um produto ou promoção e, no futuro, realizar vendas diretas no próprio site. Simples, não é? E eficiente. 

Os setores de viagens e varejo físico tiveram um aumento significativo nas vendas com o auxílio de vendas que o YouTube disponibiliza.

Inovação é sinônimo de Lucrar

É importante ressaltar que cada setor deve contar com um projeto de vendas especializado em e-commerce para vender no YouTube, já que essa ferramenta ainda não está disponibilizada no Brasil e exigirá campanhas diferentes que priorizam a compra rápida, função principal da ferramenta.

Algumas categorias populares, como tutoriais de maquiagem ou culinária, seriam projetados como uma vitrine do produto ou marca.

Outros serviços pedem um rumo de criação voltada para o “comércio virtual”, disponibilizando produtos, benefícios e informações relevantes ao internauta que condiz com o perfil do público-alvo estudado. Isso deve ser analisado previamente e irá variar de acordo com o que vende e como vende seu serviço.

Para todos: Unboxing

Existem recomendações que passam de empresa em empresa ajudando pequenos, médios e grandes negócios a vender pelo YouTube.

Uma dessas sugestões relevantes é a produção de vídeos de unboxing, onde um influenciador, também chamado de criador de conteúdo, abre a embalagens de um produto e comenta sobre ele como um todo: sua função, seu processo de produção e qualquer informação que possa ser um diferencial para quem acompanha o conteúdo.

No final do vídeo, ou quando sua empresa achar melhor, a própria pessoa no vídeo pode direcionar o cliente para fazer as vendas diretas em apenas alguns, senão um, clique dentro da plataforma! 

Benefícios de vender pelo YouTube

Parcerias

Nessa plataforma, o lucro não precisa se basear em postar um conteúdo e esperar um retorno. Outra forma de lucrar nessa plataforma são as parcerias, onde você pode monetizar os vídeos que postar após ser aceito no Programa de Parcerias, que funciona da seguinte forma:

1.  Após o investimento em conteúdo, seu canal irá atingir a marca de 100 inscritos e 4000 horas de visualização dos vídeos. Assim que esses dados forem conquistados, ele será avaliado pelo YouTube para determinar se sua conta pode ou não participar do programa. 

 2. As regras indicam que, assim como acontece em anúncios tradicionais, a maior parte da receita gerada nesse comportamento “Premium” é repassada aos criadores de conteúdo, assim como YouTubers. Esse lucro é o valor enviado sempre no início de cada mês, calculado com base no número de visualizações que o vídeo da parceria recebeu.

Clube de Canais  

Quando o seu canal estiver com a marca de 30 mil inscritos, é possível incluir uma terceira fonte de renda!

O Clube de Canais faz com que  seus inscritos consigam optar por contribuir mensalmente com uma pequena quantia, em troca de benefícios exclusivos que o canal pode configurar, como, por exemplo, a visualização prévia de um vídeo antes mesmo dele ser lançado, um chat de conversas fechado para apenas os membros da assinatura, interação elevada com emojis personalizados, etc. Além de que, quando um membro estiver online dentro do canal, ele será automaticamente identificado com exclusividade.

Isso é uma ótima estratégia para aumentar os laços com seus seguidores, assim como a intimidade que sua marca tem com o público-alvo. Também pode servir para você, criador de conteúdo, reconhecer a importância de cada uma dessas pessoas para o funcionamento e rendimento do seu canal. 

O investimento nesse senso comunitário de proximidade elevada com seus fãs e inscritos funciona de uma maneira fluida com seus projetos que se torna essencial para ambos os lados manterem suas rotinas de absorção e produção de conteúdo relevante, expandindo ainda mais a visibilidade e presença da marca.

Promoções em Vídeo

Os influenciadores digitais são ótimos para vender pelo YouTube e comunicar conteúdos promocionais aos seus seguidores, também são uma solução para começar ou aprimorar seu lucro na plataforma.

Assim como essa estratégia, as marcas e lojas sempre tendem a vender para um público-alvo específico que foi estudado com antecedência, então, realizar a contratação de celebridades amadas por aquela categoria de público-alvo é um investimento que sempre trouxe resultados, seja lá qual for o setor em que a marca atua.

Isso traz ainda mais reconhecimento para a empresa e pode incentivar as pessoas a realizarem o marketing boca a boca, onde uma pessoa que já foi cliente comenta da propaganda para um colega, ou seja, a sua propaganda sai de graça!

Feature: Super Chat

Uma ferramenta de extrema relevância no YouTube, assim como em outras plataformas de streaming, é o Super Chat. Ele é basicamente um chat de conversas onde as pessoas que estiverem visualizando o vídeo tem a opção de fazer doações de dinheiro ao criador de conteúdo! Essa é uma outra solução popular para ganhar dinheiro no YouTube, já que essa vontade de realizar a doação vai ser construída pela intimidade e laços com o cliente, como mencionado anteriormente.

As doações podem ser acompanhadas de comentários personalizados pelo doador que ficam fixas durante a stream.

Muitas pessoas usam esse tipo de ferramenta para se comunicar com a pessoa que está no vídeo, mandando perguntas, elogios ou até críticas que agitam ainda mais as visualizações do seu conteúdo!

Do canal para seu site

Atualmente, enquanto o recurso de vendas diretas não for lançado, a maior parte da usabilidade dos anúncios quando se quer vender pelo YouTube é o redirecionamento para a página da entidade que está anunciando. 

Esse direcionamento é altamente indicado para uma construção de carreira com base no empreendedorismo, onde os envolvidos realizam a produção de um conteúdo em vídeo para lucrar e garantir mais visibilidade em sua loja virtual.

Na prática, os seus projetos do YouTube e da loja virtual devem estar andando de mãos dadas, ou seja, tudo deve ocorrer com um planejamento prévio e seu site deve estar 100% preparado e seguro para que as pessoas que forem influenciadas pelo seu vídeo na plataforma não se decepcionem no meio do processo da compra. 

Extra: Faça vídeos com mais de 10 min de duração

Quanto maior for a duração do vídeo, maiores são as oportunidades de lucrar pelos anúncios pagos. 

Essa é uma dica valiosa que pode sim, aumentar seu lucro tanto em seu e-commerce como nas vendas diretas da própria plataforma!

Lembre-se de estender seu conteúdo de uma forma que não fique entediante para engajar com as pessoas e atrair ainda mais audiência.

Vale informar que vídeos com uma média mais alta de tempo de visualização tendem a ser ranqueados em uma posição bem melhor do que os comuns, já que assim o YouTube também atrai internautas para sua plataforma, ambos os lados saem ganhando!

Criação Pontual e Eficiente

Os sites que serão direcionados aos clientes precisam ser planejados, investidos e muito bem produzidos para que não apresentem detalhes que desinteressem os internautas engajados pelo vídeo. 

É possível realizar a contratação de terceiros para criar o seu site em pouco tempo com total pontualidade e segurança. 

Basta confiar em equipes de criação e gerenciamento especializado em e-commerce para começar a vender e usar a plataforma do YouTube ao seu favor. 

Desfrute dos vários meios de lucro que essa plataforma oferece com uma boa gestão, um layout diferenciado e serviço de qualidade.

Visite a Agência Auaha e comece a lucrar hoje. 🙂

Boas vendas!

escrito por

Nicole Houlmont

Assistente de Marketing, especializada na área de Suporte e Planejamento. Realiza o controle e acompanhamento de dados, a fim de estruturar a melhor ação em prol do objetivo específico definido pela equipe.

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