Abrir loja de cosméticos online: tudo o que você deve saber

por Carolina Coimbra

O mercado da beleza dificilmente entra em crise, porque mesmo em tempos difíceis, os cuidados com a beleza não são deixados de lado.

Como abrir loja de cosméticos online

De acordo com a última edição da Webshoppers, publicada no início de 2019, a categoria que mais cresceu em 2018 foi a perfumaria e cosméticos.

Então, se você está planejando iniciar o seu negócio de cosméticos e/ou migrar para o mercado online, vem com a gente e entenda quais são as vantagens e as melhores maneiras de explorar este canal.

Elabore um plano de negócios

Não há como um negócio alcançar o sucesso sem um bom planejamento. Nele, deverá conter todas as características da empresa, os planos e as ações para cuidar da sua loja virtual.

Para começar, é importante definir quais tipos de cosméticos serão vendidos: cremes hidratantes, protetores solares, maquiagens, entre outros, e estabelecer um estoque inicial para dar início às vendas.

Calcular o investimento necessário para começar o negócio e o capital de giro necessário para mantê-lo funcionando, como os custos com a criação do site, hospedagem, propaganda e outras questões administrativas, e alinhar as expectativas de crescimento fazem toda a diferença no planejamento.

Quanto mais completo estiver o plano de negócios, menores são os riscos de ter surpresas indesejadas no futuro.

Defina o público-alvo

Existem diferentes nichos a serem explorados em uma loja virtual de cosméticos: de luxo, com responsabilidade social, sem produtos químicos, etc. Os nichos mais populares são os produtos para procedimentos químicos, cabelos cacheados e produtos masculinos.

Engana-se quem pensa que o mercado de beleza é exclusivo para as mulheres, muitos homens também têm recorrido a produtos do segmento para cuidar da aparência, principalmente da barba e do cabelo.

É por isso que o público-alvo deve ser definido antes de dar início à sua loja, uma vez que o indicado é escolher apenas um nicho e investir nele.

Depois, invista apenas naquele segmento e não tente atirar para todos os lados, porque é impossível agradar a todos.

Para isso, defina qual deles é a melhor alternativa e faça uma pesquisa para identificar as necessidades do mercado.

Selecione um mix de cosméticos atrativo

De nada vale ter um bom plano de negócios, escolher um nicho específico, ter a verba necessária para investir e criar uma loja linda se você não oferecer produtos de qualidade e variedade de mercadorias.

Por exemplo, se a sua loja virtual vende maquiagem, é preciso atender mulheres de todos os tons de pele. Assim, você atende um número maior de pessoas e aumenta as vendas. Caso contrário, a tendência é perder clientes e beirar o declínio.

Encontre bons fornecedores

Uma loja de sucesso tem sempre os produtos “na mão”, né? Então, o estoque deve ficar bem abastecido com as mercadorias disponíveis na loja. 

E, para manter o estoque abastecido, você precisa da parceria com bons fornecedores, que cumpram com os prazos e garantem um transporte seguro.

Para encontrá-los, você pode pedir indicação para outras pessoas, pesquisar o histórico e a avaliação da empresa online, como no Facebook ou Reclame Aqui.

Claro que é normal, esporadicamente, ter algum produto em falta, mas caso isso aconteça com frequência, a sua loja perderá clientes.

Defina as estratégias de marketing

A sua nova loja de cosméticos precisa de uma boa apresentação para o público-alvo se familiarizar com seus produtos e empresa. 

Para isso, você deve investir nas redes sociais e em campanhas de links patrocinados, porque além de ótimos canais de comunicação, essas mídias ainda oferecem o benefício de um bom retorno com investimento modesto.

Além disso, o marketing de conteúdo também é um aliado importantíssimo. Com um bom e conteúdos relevantes, você conquista a confiança do seu público e, aos poucos, torna-se referência no segmento.

Quer saber mais sobre as melhores estratégias de marketing digital? O nosso time manda muito bem e está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas.

Tenha um plano de logística

O diferencial das vendas em e-commerce é a oportunidade de vender sem fronteiras e enviar os seus produtos para todos os cantos do país.

Porém, para isso ser possível, a logística de entrega deve ser bem planejada: ela é fundamental para não perder na hora das compras.

Vale lembrar que os atrasos na entrega e valores altos do frete podem comprometer a imagem da sua loja.

A nossa dica é: acompanhe todo o processo, da embalagem à entrega, e tenha a certeza que sua loja está cumprindo com seus deveres dentro do prazo acordado com os clientes.

Aprenda a gerir o estoque

Mais importante do que ter todos os produtos no estoque é saber gerir este setor da maneira certa.

Os cosméticos são produtos menores e parecidos, então uma boa organização é indispensável para evitar qualquer tipo de confusão.

A rotatividade do estoque também é primordial, tendo em vista que alguns produtos naturais têm a vida útil menor do que outros. 

Não se esqueça de manter as mercadorias longe do calor, da luz do sol e da umidade. Paciência, organização e cuidado são as palavras-chave para um bom estoque.

Crie promoções diferenciadas

As promoções em lojas de cosméticos são um grande atrativo para os clientes.

Existem várias opções a serem exploradas para atrair novos consumidores e fidelizar os atuais, como bônus, frete grátis, cupons de desconto, etc.

Promoções sazonais, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal e outras datas devem sempre estar presentes no planejamento. 

Já para os consumidores fiéis, promoções exclusivas, entre outras vantagens, são boas alternativas para mantê-los sempre por perto.

Outra estratégia muito interessante é oferecer amostras grátis dos produtos disponíveis no site. Para isso, basta verificar a possibilidade com os fornecedores.

Faça boas fotos dos produtos

Diferente das lojas físicas, no e-commerce, a interação do cliente com os produtos é limitada. Então, a qualidade das imagens inseridas na loja online é um fator decisivo na finalização da compra.

As fotografias devem realçar a cor natural das maquiagem, ser tiradas em um local bem iluminado e, se possível, apresentar o resultado final do cosmético para valorizar o produto diante do público.

Preze pelo atendimento

Disponibilize ferramentas de comunicação que facilitem a comunicação dos seus consumidores com a empresa.

É importante definir um horário de funcionamento e ter sempre alguém disponível para responder às perguntas no chat e nas redes sociais.

Agora que você já conhece melhor o mercado de beleza online, chegou a hora de tirar o plano do papel e dar início no seu e-commerce de cosméticos.Aproveite para entrar em contato com a gente para criarmos a sua loja virtual e, juntos, alcançar o sucesso do seu negócio.

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