Carrinho de Compras do WhatsApp: O que é e Como Funciona?


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As vendas online não param de crescer por conta dos eventos no último ano de 2020. 

Muitas plataformas digitais começaram a trazer novas features aos seus programas, a fim de acompanhar essa evolução constante que a tecnologia engloba, principalmente agora que estamos dependendo das suas ferramentas mais do que nunca. 

Não é à toa que existem várias pesquisas que comprovam o nível altíssimo da relevância de vendas pelos meios digitais. É lá que você pode consultar o fato de que o e-commerce está ficando cada vez mais frequente com o passar dos anos, fazendo até com que lojas físicas perdessem uma porcentagem do seu poder no ranking de lucro e investimentos do mercado. 

De acordo com a pesquisa do E-commerce Brasil o faturamento do e-commerce brasileiro bateu a marca de R$ 41,92 bilhões, dado que foi ansiado por muitos e temido por outros.

Entendendo isso, podemos entrar em um consenso de que o WhatsApp já faz parte do nosso dia a dia, mas que agora também vai impactar diretamente na nossa vida profissional. Foi lançada uma nova ferramenta que incentiva as vendas pelo e-commerce, conhecida como Carrinho de Compras.

Com o auxílio dessa nova feature simples, ficou muito mais fácil realizar a comunicação direta de vendedor x cliente acompanhada da liberdade de observar suas opções de compra, tirar dúvidas, escolher o produto de seu interesse e ainda realizar todo o processo de compra finalizar a transação em apenas alguns cliques.

Vamos te contar tudo o que você precisa saber para fazer parte do time de vendedores em destaque que estão ligados em todas as novidades para adaptar o seu negócio às vontades do mercado. Confira!

 

Carrinho de Compras: O que é?

O Carrinho de Compras do WhatsApp foi anunciado dia 08/12/2020 e já movimentou vários cliques interessados na inovação.

É uma ferramenta que disponibiliza um carrinho onde o consumidor pode selecionar seus produtos de interesse do catálogo cadastrado pela loja, podendo enviar toda essa seleção diretamente para o vendedor via WhatsApp Business, com apenas um clique faltando para realizar a compra final. 

É simples, prático, e a partir do seu lançamento vai ser uma ferramenta necessária para vendas no “Zap”.

O WhatsApp até chegou a disponibilizar uma nova figurinha chamada de Open for Business (“Aberto para negócios”, em tradução livre) com o tema de carrinho para o pacote global de stickers especial para o uso de empresas, divulgando ainda mais a ferramenta Carrinho de Compras que vai alavancar muito mais as vendas via Zap. 

Agora que você já sabe do que o Carrinho de Compras se trata, vamos entender como usá-lo:

 

Como funciona em Passo a Passo!

Para acessar a ferramenta do Carrinho de Compras, você deve seguir esse passo a passo:

1. Na conversa com alguma conta do WhatsApp Business, acesse o catálogo, caso esteja disponível;

2. Escolha um produto e, em seguida, aperte em “Adicionar ao carrinho”;

3. Caso queira adicionar mais um produto ao carrinho, toque em “Continuar comprando” e escolha-os;

4. Toque no círculo com uma seta, similar ao botão para enviar mensagens, para concluir a compra.

E Voilá! Agora você faz parte das milhares de pessoas que movimentarão o e-commerce com a nova ferramenta de Carrinho de Compras do WhatsApp!

Por ser extremamente prático, todos os consumidores espalhados pelo mundo vão passar a exigir esse tipo de ferramenta de modo a realizar suas compras com facilidade, ao invés de precisar enfrentar um processo burocrático mais extenso, que é o modo convencional de venda online que temos hoje, caracterizado pelos passos de: receber o link via WhatsApp, entrar no link do site, procurar seus produtos de interesse, cadastrar sua conta para ter acesso e depois, finalizar a compra. 

Pense comigo, logo após enviar uma mensagem para seu amigo contando sobre como você está passando na quarentena, já é possível consultar o catálogo do seu vendedor favorito e pedir aquele produtinho que será o toque final para passar o dia bem!

Fácil, né? São esses detalhes que irão destacar plataformas para vendas

Nós, humanos, sempre visamos a praticidade e a velocidade, não importa o quanto queremos um produto, sempre vamos levar em consideração o caminho que é preciso tomar para finalizar a tão desejada compra, ou seja, investir em ferramentas simples e rápidas como o Carrinho de Compras é a melhor opção para você que quer continuar a vender ou até alavancar as vendas usando apenas o e-commerce

Extra: WhatsApp Pay

 

Além do Carrinho de Compras, a modalidade WhatsApp Payments te permite dar e receber dinheiro por mensagens com o Facebook Pay. 

Você só precisa configurar um cartão de débito ou crédito de uma empresa parceira no Facebook Pay e seguir os seguintes passos: 

1. Toque sobre o clipe ao lado de onde você digita a mensagem, escrito “Digite uma mensagem”; 

2. Toque em “Pagamentos” e adicione o valor que deseja enviar, agora toque em “Começar”;

3. Adicione uma forma de pagamento e, após aceitar os termos de uso do serviço, você precisará criar um PIN para o Facebook Pay e informar dados como nome completo e CPF;

4. Depois disso, é só adicionar os dados do cartão de algum dos bancos participantes e validá-lo por meio do código de verificação.

Esse recurso mesclado com o serviço do Carrinho de Compras é tudo o que você precisa para começar a investir em um setor especializado em vendas via WhatsApp, o que vai te garantir vendas em grande volume!

Evolução do WhatsApp

Acredite ou não, o WhatsApp só foi criado em 2009 pelo Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários do Yahoo, que venderam sua criação ao Facebook em 2014 por US$ 19 bilhões (valor da época).

Mesmo que pareça que as trocas de mensagens e áudios pelo WhatsApp fazem parte de toda nossa vida, ele não era tão famoso e nem focado em vendas como é nos dias atuais.

O WhatsApp passou a ser o aplicativo mais usado em vários países após a aquisição do Mark Zuckerberg, ainda mais nos que não foram o seu país de origem, onde os destaques de uso vão para o Brasil, Índia e partes da Europa.

Nas Mãos do “Tio Zuck”

Depois que Mark Zuckerberg, cofundador e CEO do Facebook, comprou a startup do WhatsApp, muitos detalhes nessa plataforma começaram a mudar (para melhor) de modo a facilitar nossa vida, assim como nossas compras e vendas.

Existe uma pesquisa feita na época que avaliou a startup como se valesse US$ 1,5 bilhão, porém a equipe do Facebook viu a oportunidade e ofereceram US$ 19 bilhões para fazer a aquisição do Zap. 

Com evolução constante, em 2017 foi lançado o WhatsApp Business, uma versão gratuita do aplicativo para auxiliar pequenos negócios, e o WhatsApp Enterprise, projetado especialmente para grandes empresas que poderiam também pagar por APIs especiais, de modo a lidar com grandes bases de clientes.

Implemente seu e-commerce!

O Carrinho de Compras do WhatsApp foi apenas uma das inúmeras ferramentas digitais que podem aumentar os dígitos dos seus resultados de vendas, em apenas alguns passos simples e rápidos. 

A venda física está ficando cada vez mais “ultrapassada” com o passar dos anos e, se você deseja acompanhar essa evolução, é preciso aumentar o alcance da sua marca com o auxílio desse tipo de feature, prático e de custo baixo.

Mas apesar de tudo, é preciso de experiência e controle profissional para que esse sonho de vendas onlines aconteça, para isso, empresas de todos os portes contratam o auxílio de terceiros de modo a terem mais espaço e segurança de cuidar apenas de certos setores. 

Isso faz com que a agência contratada, com especialização no assunto, cuide da parte de vendas digitais, assim como a manutenção de movimento pelo WhatsApp usando a nova ferramenta de Carrinho de compras

Você pode entrar em contato com um dos nossos consultores especialistas no assunto para que possam avaliar gratuitamente qual estratégia se adequa melhor com seu plano de avanço nas vendas. 

A Agência Auaha conta com equipes especializadas em e-commerce e vai te oferecer tudo o que precisa para deixar o seu negócio ainda mais reconhecido e lucrativo no mercado em que atua. Visite o nosso site ou entre em contato hoje! 

Agradecemos pela atenção!

escrito por

Nicole Houlmont

Assistente de Marketing, especializada na área de Suporte e Planejamento. Realiza o controle e acompanhamento de dados, a fim de estruturar a melhor ação em prol do objetivo específico definido pela equipe.

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