Briefing: o início para uma jornada de sucesso

Quando uma agência de publicidade presta serviços à uma empresa, é necessário que os objetivos estejam bem claros para se alcançar o que deseja. 

O briefing é indispensável para que um projeto tenha sucesso, é através dele que definimos o que se pretende, portanto, é preciso que ter informações bem detalhadas, sobre a empresa e sobre as metas.

E como criar um bom briefing? É sobre isso que vamos falar hoje, montamos um guia bem completo para você entender como funciona um briefing e tudo que é necessário para criar um bom briefing.

O que é briefing?

O briefing nada mais é que um documento com todas as ideias do cliente e informações sobre a sua marca/empresa.

Funciona como um manual de instruções que permite que a equipe da agência de publicidade, principalmente a criação se guie através dele, afinal, é preciso um direcionamento sólido para alcançar os objetivos.

Por que o briefing é importante?

Um briefing (bem feito) traz uma série de vantagens que permitem definir de forma clara e concisa as informações essenciais para desenvolver campanhas e alcançar as metas. Vamos falar um pouco mais sobre as vantagens a seguir.

Mais produtividade

Para quem desenvolve o projeto, ser produtivo é muito importante (e também para o cliente,) afinal, é preciso cumprir prazos.

O briefing é fundamental para auxiliar em uma boa produtividade, pois, já entrega todas as informações necessárias para dar início a produção, além de agilizar o processo de criação, também traz mais credibilidade para o trabalho.

Alinhamento com o cliente

O briefing também contribui para que a agência e o cliente estejam alinhados em todos os pontos que o cliente deseja alcançar. A equipe de criação sabe exatamente o que está sendo pedido, ou seja, quanto mais detalhado o briefing, maior o alinhamento da empresa com a equipe de criação da agência de publicidade.

Sem retrabalhos

Sabemos que nem sempre podemos impedir as alterações que os clientes pedem, principalmente porque cada um é diferente e possui o seu próprio nível de exigência, mas, com o briefing tudo se torna muito mais simples.

Isso acontece devido a todas as informações essenciais estarem reunidas em um único documento!

Um briefing completo minimiza as alterações, pois, a equipe de criação pode ter uma visão melhor do que o cliente está pedindo e isso é muito importante para entregar o projeto de acordo com o que cliente precisa.

Um bom briefing inspira

Muitas vezes, quando a criação não conhece o cliente, sua empresa e história, a produção fica travada.

Com a ajuda do briefing é possível desenvolver um trabalho com valor e conteúdo, além de aumentar as chances do cliente aprovar com mais facilidade.

Mais praticidade no planejamento

O briefing não apenas nos ajuda a entender melhor o que deve ser feito para um cliente, mas, também contribui para que a agência possa seguir um planejamento.

Quando um projeto é bem definido e planejado, as chances dos resultados serem positivos crescem. 

Também ajuda o cliente a ver que sua agência é organizada e leva o trabalho a sério.

Quais informações um briefing deve ter

Cada modelo de briefing é adaptado de acordo com as necessidades do cliente, da área que atua e do serviço que será feito, mas, vamos esclarecer quais informações são indispensáveis para um bom briefing

Objetivos e metas

Aqui o cliente deve contar qual seu objetivo, o que ele deseja alcançar. Aumentar o recall? Reposicionar a marca? Atingir um novo público? As possibilidades são muitas! Por isso a importância de deixar tudo claro e definido.

Orçamentos e prazos

Já aqui, entra um assunto bem delicado para a maioria dos clientes, por isso, é necessário ter paciência e cuidado nessa etapa do briefing.

Definir os orçamentos e prazos é importante porque a partir daí, a criação cria de acordo com a verba e prazo disponível, além disso, muitos clientes não tem ideia de quanto tempo leva para realizar um trabalho, definindo um prazo, a equipe pode produzir o trabalho dentro do tempo estabelecido e de acordo com o orçamento.

Defina o público-alvo

Uma das etapas mais importantes é a definição público, pois, a criação irá produzir especificamente para esse público, portanto, é necessário ter o máximo de informações possíveis.

Caso o seu cliente não saiba ainda qual é o seu público, pergunte qual seria o consumidor ideal.

Algumas informações indispensáveis:

  • Sexo da pessoa
  • Idade
  • Onde reside
  • Classe social
  • Cidade ou estado que reside
  • Histórico da empresa

Quanto mais completo e profundo o briefing, maior a chance de obter resultados (e vender mais também).

Como fazemos o briefing na Auaha

A auaha possui dois briefing diferentes, pois, possui dois setores: Projetos e Marketing, cada briefing é de acordo com as necessidades de cada setor. 

Briefing de projetos

Inicialmente é feito através de uma conversa onde o atendimento coleta as informações, depois, o cliente preenche nosso briefing que foi feito especialmente para ele, pois, cada loja possui seu próprio briefing. 

A seguir vamos dar alguns exemplos das perguntas que fazemos aos nossos clientes quando iniciamos a parceria:

  • Qual nome do seu projeto/empresa? *Nome a ser apresentado ao público.
  • Seu projeto/empresa já atua com loja virtual? Qual plataforma?
  • Quantas pessoas estão envolvidas em sua loja/empresa?

> Físico:

> Online: 

  • Você já trabalha com marketing digital?

> Se sim, quem é responsável (  ) interno (  ) agência

Não trabalho (  ) 

  • Como será divulgada a sua loja online? *Será uma agência de publicidade? Ou ferramentas de divulgação como Google Ads, Facebook, Instagram, outros…?
  • Descreva o perfil do seu público alvo. 

> Classe social predominante.

> Gênero

  • Qual o comportamento de compra do seu cliente na hora da compra? Ele costuma fazer muitas perguntas? Se sim, quais as maiores dúvidas? *Caso você já tenha uma loja online, responda a pergunta abaixo:
  • Seu cliente possui alguma dificuldade durante a navegação ou escolha de seu produto?

Após essas perguntas serem respondidas, começamos a preencher outro questionário com foco no planejamento do layout.

Briefing de marketing

Já no briefing de marketing, as perguntas mudam um pouco, pois, o trabalho que será feito é outro.

 No briefing iniciamos com informações sobre a empresa, o cliente deve responder a área que atua, há quanto tempo atua, as redes sociais que possui, concorrência, faturamento. Em seguida, falamos sobre os objetivos, quais problemas o cliente possui? Quais costumam resolver? Como deseja que a marca seja vista pelo público.

Daí criamos um cronograma de execução que consiste em 4 etapas:

Após o cronograma de execução ter início, partimos para as atividades!

E aí, depois de todas essas etapas terem sucesso, todo mês o cliente preenche um briefing no qual criamos as campanhas de acordo com seu objetivo mensal.

Esse briefing tem como finalidade auxiliar a equipe de redação e design no processo de criação dos conteúdos, por isso é extremamente importante que o cliente preencha corretamente e aprofunde o máximo que puder. Quanto mais claro o cliente for sobre o que deseja, mais fácil é para a equipe desenvolver um bom trabalho.

Temos algumas perguntas que são essenciais, como: 

  • Sazonais

São os conteúdos que serão criados para datas comemorativas.

  • Promoções do mês

Onde o cliente insere caso tenha alguma promoção, caso seja produtos específicos, insere os links.

  • Produtos ou categorias para ofertas/destaque

Aqui o cliente insere os links dos produtos que irá ofertar nas redes sociais no mês.

  • Capa e avatar

Nem todo mês o cliente deseja alterar a capa e o avatar, por isso, deixamos esse tópico em todo briefing mensal para que caso o cliente queira mudar, nos informe.

Ficou claro a importância do briefing e como ele faz diferença no processo de criação? Agora é hora de botar a mão na massa! Fale com a gente que iremos juntos, construir um briefing completo e eficiente para te levar até seu objetivo.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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