Quando uma agência de publicidade presta serviços à uma empresa, é necessário que os objetivos estejam bem claros para se alcançar o que deseja.
O briefing é indispensável para que um projeto tenha sucesso, é através dele que definimos o que se pretende, portanto, é preciso que ter informações bem detalhadas, sobre a empresa e sobre as metas.
E como criar um bom briefing? É sobre isso que vamos falar hoje, montamos um guia bem completo para você entender como funciona um briefing e tudo que é necessário para criar um bom briefing.
O que é briefing?
O briefing nada mais é que um documento com todas as ideias do cliente e informações sobre a sua marca/empresa.
Funciona como um manual de instruções que permite que a equipe da agência de publicidade, principalmente a criação se guie através dele, afinal, é preciso um direcionamento sólido para alcançar os objetivos.
Por que o briefing é importante?
Um briefing (bem feito) traz uma série de vantagens que permitem definir de forma clara e concisa as informações essenciais para desenvolver campanhas e alcançar as metas. Vamos falar um pouco mais sobre as vantagens a seguir.
Mais produtividade
Para quem desenvolve o projeto, ser produtivo é muito importante (e também para o cliente,) afinal, é preciso cumprir prazos.
O briefing é fundamental para auxiliar em uma boa produtividade, pois, já entrega todas as informações necessárias para dar início a produção, além de agilizar o processo de criação, também traz mais credibilidade para o trabalho.
Alinhamento com o cliente
O briefing também contribui para que a agência e o cliente estejam alinhados em todos os pontos que o cliente deseja alcançar. A equipe de criação sabe exatamente o que está sendo pedido, ou seja, quanto mais detalhado o briefing, maior o alinhamento da empresa com a equipe de criação da agência de publicidade.
Sem retrabalhos
Sabemos que nem sempre podemos impedir as alterações que os clientes pedem, principalmente porque cada um é diferente e possui o seu próprio nível de exigência, mas, com o briefing tudo se torna muito mais simples.
Isso acontece devido a todas as informações essenciais estarem reunidas em um único documento!
Um briefing completo minimiza as alterações, pois, a equipe de criação pode ter uma visão melhor do que o cliente está pedindo e isso é muito importante para entregar o projeto de acordo com o que cliente precisa.
Um bom briefing inspira
Muitas vezes, quando a criação não conhece o cliente, sua empresa e história, a produção fica travada.
Com a ajuda do briefing é possível desenvolver um trabalho com valor e conteúdo, além de aumentar as chances do cliente aprovar com mais facilidade.
Mais praticidade no planejamento
O briefing não apenas nos ajuda a entender melhor o que deve ser feito para um cliente, mas, também contribui para que a agência possa seguir um planejamento.
Quando um projeto é bem definido e planejado, as chances dos resultados serem positivos crescem.
Também ajuda o cliente a ver que sua agência é organizada e leva o trabalho a sério.
Quais informações um briefing deve ter
Cada modelo de briefing é adaptado de acordo com as necessidades do cliente, da área que atua e do serviço que será feito, mas, vamos esclarecer quais informações são indispensáveis para um bom briefing
Objetivos e metas
Aqui o cliente deve contar qual seu objetivo, o que ele deseja alcançar. Aumentar o recall? Reposicionar a marca? Atingir um novo público? As possibilidades são muitas! Por isso a importância de deixar tudo claro e definido.
Orçamentos e prazos
Já aqui, entra um assunto bem delicado para a maioria dos clientes, por isso, é necessário ter paciência e cuidado nessa etapa do briefing.
Definir os orçamentos e prazos é importante porque a partir daí, a criação cria de acordo com a verba e prazo disponível, além disso, muitos clientes não tem ideia de quanto tempo leva para realizar um trabalho, definindo um prazo, a equipe pode produzir o trabalho dentro do tempo estabelecido e de acordo com o orçamento.
Defina o público-alvo
Uma das etapas mais importantes é a definição público, pois, a criação irá produzir especificamente para esse público, portanto, é necessário ter o máximo de informações possíveis.
Caso o seu cliente não saiba ainda qual é o seu público, pergunte qual seria o consumidor ideal.
Algumas informações indispensáveis:
- Sexo da pessoa
- Idade
- Onde reside
- Classe social
- Cidade ou estado que reside
- Histórico da empresa
Quanto mais completo e profundo o briefing, maior a chance de obter resultados (e vender mais também).
Como fazemos o briefing na Auaha
A auaha possui dois briefing diferentes, pois, possui dois setores: Projetos e Marketing, cada briefing é de acordo com as necessidades de cada setor.
Briefing de projetos
Inicialmente é feito através de uma conversa onde o atendimento coleta as informações, depois, o cliente preenche nosso briefing que foi feito especialmente para ele, pois, cada loja possui seu próprio briefing.
A seguir vamos dar alguns exemplos das perguntas que fazemos aos nossos clientes quando iniciamos a parceria:
- Qual nome do seu projeto/empresa? *Nome a ser apresentado ao público.
- Seu projeto/empresa já atua com loja virtual? Qual plataforma?
- Quantas pessoas estão envolvidas em sua loja/empresa?
> Físico:
> Online:
- Você já trabalha com marketing digital?
> Se sim, quem é responsável ( ) interno ( ) agência
Não trabalho ( )
- Como será divulgada a sua loja online? *Será uma agência de publicidade? Ou ferramentas de divulgação como Google Ads, Facebook, Instagram, outros…?
- Descreva o perfil do seu público alvo.
> Classe social predominante.
> Gênero
- Qual o comportamento de compra do seu cliente na hora da compra? Ele costuma fazer muitas perguntas? Se sim, quais as maiores dúvidas? *Caso você já tenha uma loja online, responda a pergunta abaixo:
- Seu cliente possui alguma dificuldade durante a navegação ou escolha de seu produto?
Após essas perguntas serem respondidas, começamos a preencher outro questionário com foco no planejamento do layout.
Briefing de marketing
Já no briefing de marketing, as perguntas mudam um pouco, pois, o trabalho que será feito é outro.
No briefing iniciamos com informações sobre a empresa, o cliente deve responder a área que atua, há quanto tempo atua, as redes sociais que possui, concorrência, faturamento. Em seguida, falamos sobre os objetivos, quais problemas o cliente possui? Quais costumam resolver? Como deseja que a marca seja vista pelo público.
Daí criamos um cronograma de execução que consiste em 4 etapas:
Após o cronograma de execução ter início, partimos para as atividades!
E aí, depois de todas essas etapas terem sucesso, todo mês o cliente preenche um briefing no qual criamos as campanhas de acordo com seu objetivo mensal.
Esse briefing tem como finalidade auxiliar a equipe de redação e design no processo de criação dos conteúdos, por isso é extremamente importante que o cliente preencha corretamente e aprofunde o máximo que puder. Quanto mais claro o cliente for sobre o que deseja, mais fácil é para a equipe desenvolver um bom trabalho.
Temos algumas perguntas que são essenciais, como:
- Sazonais
São os conteúdos que serão criados para datas comemorativas.
- Promoções do mês
Onde o cliente insere caso tenha alguma promoção, caso seja produtos específicos, insere os links.
- Produtos ou categorias para ofertas/destaque
Aqui o cliente insere os links dos produtos que irá ofertar nas redes sociais no mês.
- Capa e avatar
Nem todo mês o cliente deseja alterar a capa e o avatar, por isso, deixamos esse tópico em todo briefing mensal para que caso o cliente queira mudar, nos informe.
Ficou claro a importância do briefing e como ele faz diferença no processo de criação? Agora é hora de botar a mão na massa! Fale com a gente que iremos juntos, construir um briefing completo e eficiente para te levar até seu objetivo.