Break even: a chave para prever o sucesso do seu negócio

por Beatriz Pichinim

A gente sabe que um novo negócio dá aquele friozinho na barriga e deixa uma dúvida: será que minha marca vai ter sucesso e voar alto? 

Para que a resposta dessa pergunta fique mais clara, existe um conceito no mundo dos negócios que prevê o sucesso de uma marca.

Mas calma! Esse texto não é mais um daqueles cheio de termos difíceis em que você sai com mais dúvidas do que entrou. Vamos te explicar de forma simples para você aplicar no dia a dia!

Break even: parece complicado, mas não é!

Esse termo estrangeiro já passa aquela impressão: lá vem coisa difícil! E se eu te falar que ele é mais simples do que parece?

Break even, nada mais é que uma análise que vai mostrar quando suas aplicações de investimento vão começar a gerar lucro. Simplificando: é quando os investimentos – o famoso empréstimo hahahaha – vão ser quitados através das vendas e aí sim sua empresa vai começar a gerar lucro.

Isso é muito importante para que você consiga analisar o desempenho da empresa, e principalmente, prever se ela terá sucesso ou não! Afinal, ninguém quer ficar no vermelho antes mesmo de começar.

Atingir o break even, ou brasileiramente falando ponto de equilíbrio, é simplesmente não gerar lucro e nem prejuízo!

Por que esse conceito é importante para meu sucesso?

Essa é uma pergunta que pode ser respondida de forma simples: sabendo qual o ponto de equilíbrio do seu negócio, fica mais fácil determinar as estratégias que serão usadas para que ele cresça.

Por exemplo: uma confeiteira sabe que para atingir o break even, ou seja, não ter nem lucro nem prejuízo, ela precisa vender um bolo a R$ 45,00. Mas esse não vai ser o preço final, já que o produto precisa dar um retorno direto a ela. Portanto, ela define que o bolo irá custar R$ 60,00.

Saber qual é o ponto de equilíbrio vai fazer com que seu negócio se torne mais rentável. 

É importante lembrar que o break even não é a mesma coisa que custo. Nele você calcula todas as despesas possíveis.

Além disso, fazer esse cálculo vai evitar que você evite surpresas indesejáveis, pois nele você calcula absolutamente todos os gastos, sejam eles fixos ou variáveis. Listando todos os seus compromissos financeiros fica bem mais fácil, né?

Quando usar no meu dia a dia?

O break even é usado, geralmente, no momento de abertura do negócio. Quando o empreendedor está no começo, é importante ter na ponta do lápis todos os custos envolvidos no processo.

Ele também é usado na hora da criação de um novo produto na loja. Dessa forma, o ponto de equilíbrio vai mostrar matematicamente o potencial de vendas deste, principalmente se o novo item for gerar custos adicionais.

Ou também com qualquer outra mudança que irá gerar algum tipo de custo.

Como calcular o break even?

Se você for raiz, e prefere a boa e velha matemática, basta usar a seguinte fórmula:

Ponto de equilíbrio financeiro = custos fixos/(valor médio do produto — custos variáveis)

Basta dividir os custos fixos pela diferença entre a receita unitária e a despesa variável por unidade.

Como a Auaha quer simplificar sua vida, separamos um template de cálculo do ponto de equilíbrio, oferecido pela Shopify! Acesse a planilha aqui.

Nele você vai conseguir aprender mais detalhadamente como realizar o cálculo. 

Gostou do conteúdo?

Dá uma moral aí pra gente, vai!

Que tal compartilhar esse texto – feito com muito carinho – com seus amigos empreendedores?

E se precisar de uma mãozinha, a gente tá aqui pra ajudar. Vire um de nossos contatinhos aqui!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.