Black Friday: Esteja preparado para um dos dias mais aguardados do ano

Considerada uma das datas mais esperadas do ano tanto para quem vai vender como para quem vai comprar, a Black Friday deve ser pensada e preparada.

Com origem nos Estados Unidos, onde acontece um dia após a Ação de Graças (um dos feriados mais importantes do país), o grande evento do comércio surgiu como uma solução para aumentar as vendas e recuperar a economia no período de guerra, em 1939.

Chegou ao Brasil apenas em 2010, por iniciativa de cerca de 50 lojas do varejo. A primeira edição teve foco no e-commerce, realizada apenas no digital, e já movimentou em torno de R$ 3 milhões, de acordo com levantamento da Clear Sale e Busca Desconto. De lá para cá, os números só foram crescendo.

Por aqui, a Black Friday é realizada na sexta-feira da quarta semana do mês de novembro.

 

Dados históricos

Considerando os números de 2010 a 2020, a região sudeste é a que mais movimenta a data, com 61% dos consumidores da Black Friday. A região norte, por outro lado, concentra apenas 2%. Os dados são da Neotrust. O público maior é de mulheres (55,7%), e grande parte dos consumidores possuem entre 26 e 50 anos (67,8%).

 

Edição de 2021

A edição do ano passado reuniu 5,6 milhões de pedidos. Em uma constante crescente, o faturamento nos dois primeiros dias de Black Friday chegou a R$ 4,2 bilhões, segundo levantamento da NielsenIQ Ebit.

O ticket médio subiu 16% em relação a 2020, chegando a R$ 753. 

Um setor que surpreendeu foi o de itens de supermercado, que cresceu 540% em volume em comparação com o ano anterior. A avaliação é de Fernando Yunes, que lidera a operação do Mercado Livre no Brasil. A plataforma representa cerca de 30% das vendas no mercado digital.

Segundo um relatório da AlliN e da Social Miner, as três categorias que geraram maior faturamento foram telefonia, eletrodomésticos e eletrônicos. Já entre os segmentos mais comprados, por número de pedidos, o primeiro foi o de moda e acessórios, seguido por beleza e perfumaria, e depois telefonia.

O cartão de crédito foi a principal forma de pagamento, com 82,4%, de acordo com a Neotrust. A pesquisa da NielsenIQ Ebit também apontou que o pagamento em 10 vezes cresceu 2,4% em relação ao ano anterior.

Funcionando como grande incentivo para o consumidor, as compras com frete grátis foram maioria no período, com 66% dos pedidos – segundo a Neotrust.

 

Planejamento para 2022

Pensar com antecedência e planejar todas as ações é essencial para colher bons resultados. 

O crescimento constante dos números mostra que os consumidores estão cada vez mais familiarizados e seguros com as compras através do e-commerce — um sinal muito positivo para o lojista.

Planeje suas estratégias de marketing e a campanha para o período. Quanto à sua loja online, ela está funcionando de modo eficiente? É atrativa aos olhos dos consumidores? E na versão móbile?

É importante se questionar também sobre quais são os canais de comunicação mais adequados para o seu público. Você sabe qual o investimento ideal para essas mídias?

Contar com auxílio de uma equipe especializada pode ser importante para definir o melhor caminho para alcançar seus objetivos e conhecer melhor o público que deseja atingir.

Planeje ainda as condições de pagamento que serão oferecidas na campanha (incluindo novos meios de pagamento, como o PIX). Prepare seu estoque  e se programe com os fornecedores para não perder vendas.

Também é preciso planejar a logística de envio dos produtos, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes com relação ao prazo de entrega. É importante que os prazos sejam cumpridos, para fidelizar o cliente e garantir que ele retorne para compras futuras.

Invista na segurança de sua loja virtual. Comprar em um ambiente seguro, tendo a certeza de que você não será vítima de nenhuma fraude, é imprescindível para o consumidor.

Tenha uma equipe preparada para dar suporte ao cliente durante e depois do evento. Saber que você pode contar com a empresa para sanar suas dúvidas ou resolver qualquer problema que possa surgir após a venda, faz toda a diferença. Isso muitas vezes determina a fidelização do cliente.

 

E no que a sua loja precisar de suporte, conte com a Auaha! Temos uma equipe de especialistas pronta para te ajudar a pensar e colocar em ação as melhores estratégias! 

escrito por

Michele Correia

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