Aprenda a trabalhar com link building e troca de conteúdos para o seu e-commerce

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O link building é uma técnica usada na estratégia de marketing digital SEO (Search Engine Optimization). Assim como a divulgação em revistas científicas, jornais e plataformas, o link building é uma forma de divulgação de um certo link e site. 

Já se pegou lendo em um blog em que algumas palavras ficam gravadas e caso passe o mouse em cima aparece um link? 

Exatamente. O link building é esse direcionamento de links em páginas parceiras para um determinado site ou conteúdo, podendo também ser direcionado a conteúdos do próprio site. 

O método serve para aumentar o tráfego na sua plataforma e melhorar a sua relevância em sites de buscas. Essa técnica quando aplicada tem o intuito de melhorar a negação do usuário, facilitando assim a circulação entre as páginas. 

Como funciona a troca de conteúdo

Como critério de busca e de aumentar a relevância do seu site, a publicação de links vinculados a sites que têm mais mérito na guia de busca do google, aumentam a sua visibilidade. 

Então a equipe de marketing digital, aplica essa técnica de SEO. Buscando possíveis parceiros para que você possa publicar conteúdos em blogs e ele possa publicar em seu blog. 

É como se fosse um coach para empresários que os orienta como melhorar seu negócio, por exemplo. As técnicas de SEO orientam a sua página a ser posicionada no topo dos sites dos buscadores como o Google. 

Lembre-se que os buscadores não observam somente a quantidade de links que são veiculados, mas também observam a qualidade de cada conteúdo. 

O que o google avalia nos links 

• Contexto do link 

Os buscadores, como são chamadas as plataformas de busca, têm a missão de entregar aos usuários páginas de conteúdo de confiabilidade e de relevância. 

Sendo assim, o buscador não irá avaliar apenas a quantidade em que o link mencionado nos sites, mas verificar a qualidade de cada texto, essa qualidade é medida a partir do contexto que a palavra é colocada. 

Um exemplo, o conteúdo é sobre hospedagem domiciliar para cães e a palavra-chave aplicada é sobre gastronomia.

 • Confiabilidade 

A confiabilidade das páginas é outro fator analisado pelos buscadores, sendo assim quanto mais próximo você estiver de sites confiáveis, mais confiável você será também para o Google e mais link juice receberá. 

O Link Juice representa a parcela de otimização de ranqueamento que cada link transmite para a página de destino.

Dessa forma, páginas de mérito podem oferecer benefícios ao ser classificado nos buscadores para o destino de links externos utilizados em seus conteúdos.

É como você indicar a um amigo uma assistência técnica refrigerador, esse serviço só vai ser indicado caso seja de confiança e de qualidade. 

Essa é a mesma visão dos buscadores. 

• Diversidade de links 

Uma pessoa falando várias vezes que você é legal vale mais que várias pessoas falando uma vez que você é legal? 

Quanto mais pessoas falarem bem de você, mais reconhecimento você tem no seu grupo. 

Com os sites é o mesmo processo, os links que são veiculados no mesmo site várias vezes, não tem tanto valor quanto aos links que são veiculação em vários blogs diferentes. 

Assim, podendo utilizar a mesma palavra-chave em mais de um conteúdo. Como por exemplo a palavra “isenções PCD” , pode ser veiculado em conteúdos de financiamento e em blogs que falam sobre mobilidade e deficiência.

 • Links para o seu próprio site 

Sim, é possível utilizar a tática de link building em seu próprio site.

Isso é possível para dar mais visualizações a certos conteúdos, que têm mais importância em seu site. Mostrando assim a hierarquia de seu site para o Google. 

Essa colocação é bem comum e pode ser empregada em sites como de imobiliária ou de corretagem de imóveis. 

Suponhamos que seu site tenha esse segmento e o texto principal, que é um texto mais completo, seja ‘Como vender uma casa rapidamente”. Foi feito um outro conteúdo no blog sobre o processo de compra e venda de um imóvel. Uma palavra chave pode ser aplicada com conteúdo direcionado para o texto principal. 

Outra forma que pode ocorrer é quando são feitas séries de conteúdos, onde o texto dois aponta para o texto um, e assim sucessivamente. 

Aplique em seu negócio e ganhe relevância nos buscadores 

Perfeito, sabemos o que é o link building, como ele funciona, quais são as possibilidades de troca de conteúdo e como funciona todo o processo de ascensão nas guias de busca.

 Agora, é só fazer a aplicação da estratégia em seu plano de marketing e buscar parceiros para que sejam feitas trocas de conteúdo para que o seu ecommerce ganhe mais visibilidade. 

Conteúdo produzido por Business Connection

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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