O link building é uma técnica usada na estratégia de marketing digital SEO (Search Engine Optimization). Assim como a divulgação em revistas científicas, jornais e plataformas, o link building é uma forma de divulgação de um certo link e site.
Já se pegou lendo em um blog em que algumas palavras ficam gravadas e caso passe o mouse em cima aparece um link?
Exatamente. O link building é esse direcionamento de links em páginas parceiras para um determinado site ou conteúdo, podendo também ser direcionado a conteúdos do próprio site.
O método serve para aumentar o tráfego na sua plataforma e melhorar a sua relevância em sites de buscas. Essa técnica quando aplicada tem o intuito de melhorar a negação do usuário, facilitando assim a circulação entre as páginas.
Como funciona a troca de conteúdo
Como critério de busca e de aumentar a relevância do seu site, a publicação de links vinculados a sites que têm mais mérito na guia de busca do google, aumentam a sua visibilidade.
Então a equipe de marketing digital, aplica essa técnica de SEO. Buscando possíveis parceiros para que você possa publicar conteúdos em blogs e ele possa publicar em seu blog.
É como se fosse um coach para empresários que os orienta como melhorar seu negócio, por exemplo. As técnicas de SEO orientam a sua página a ser posicionada no topo dos sites dos buscadores como o Google.
Lembre-se que os buscadores não observam somente a quantidade de links que são veiculados, mas também observam a qualidade de cada conteúdo.
O que o google avalia nos links
• Contexto do link
Os buscadores, como são chamadas as plataformas de busca, têm a missão de entregar aos usuários páginas de conteúdo de confiabilidade e de relevância.
Sendo assim, o buscador não irá avaliar apenas a quantidade em que o link mencionado nos sites, mas verificar a qualidade de cada texto, essa qualidade é medida a partir do contexto que a palavra é colocada.
Um exemplo, o conteúdo é sobre hospedagem domiciliar para cães e a palavra-chave aplicada é sobre gastronomia.
• Confiabilidade
A confiabilidade das páginas é outro fator analisado pelos buscadores, sendo assim quanto mais próximo você estiver de sites confiáveis, mais confiável você será também para o Google e mais link juice receberá.
O Link Juice representa a parcela de otimização de ranqueamento que cada link transmite para a página de destino.
Dessa forma, páginas de mérito podem oferecer benefícios ao ser classificado nos buscadores para o destino de links externos utilizados em seus conteúdos.
É como você indicar a um amigo uma assistência técnica refrigerador, esse serviço só vai ser indicado caso seja de confiança e de qualidade.
Essa é a mesma visão dos buscadores.
• Diversidade de links
Uma pessoa falando várias vezes que você é legal vale mais que várias pessoas falando uma vez que você é legal?
Quanto mais pessoas falarem bem de você, mais reconhecimento você tem no seu grupo.
Com os sites é o mesmo processo, os links que são veiculados no mesmo site várias vezes, não tem tanto valor quanto aos links que são veiculação em vários blogs diferentes.
Assim, podendo utilizar a mesma palavra-chave em mais de um conteúdo. Como por exemplo a palavra “isenções PCD” , pode ser veiculado em conteúdos de financiamento e em blogs que falam sobre mobilidade e deficiência.
• Links para o seu próprio site
Sim, é possível utilizar a tática de link building em seu próprio site.
Isso é possível para dar mais visualizações a certos conteúdos, que têm mais importância em seu site. Mostrando assim a hierarquia de seu site para o Google.
Essa colocação é bem comum e pode ser empregada em sites como de imobiliária ou de corretagem de imóveis.
Suponhamos que seu site tenha esse segmento e o texto principal, que é um texto mais completo, seja ‘Como vender uma casa rapidamente”. Foi feito um outro conteúdo no blog sobre o processo de compra e venda de um imóvel. Uma palavra chave pode ser aplicada com conteúdo direcionado para o texto principal.
Outra forma que pode ocorrer é quando são feitas séries de conteúdos, onde o texto dois aponta para o texto um, e assim sucessivamente.
Aplique em seu negócio e ganhe relevância nos buscadores
Perfeito, sabemos o que é o link building, como ele funciona, quais são as possibilidades de troca de conteúdo e como funciona todo o processo de ascensão nas guias de busca.
Agora, é só fazer a aplicação da estratégia em seu plano de marketing e buscar parceiros para que sejam feitas trocas de conteúdo para que o seu ecommerce ganhe mais visibilidade.
Conteúdo produzido por Business Connection