Aprenda a preparar seu e-commerce para otimizar sua venda no Dia das Mães!

Em 2019, o volume de vendas no Dia das Mães trouxe grande faturamento para o setor de e-commerce brasileiro. De acordo com o relatório Nielsen/ Ebit, as lojas virtuais brasileiras faturaram, juntas, R$ 2,2 bilhões nesse período, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Além disso, o número de pedidos chegou a 5,5 milhões (alta de 20%).

 

Essas estatísticas só evidenciam que o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. Apesar de lucrativa, a ocasião requer planejamento. Quanto mais cedo esse processo for realizado, maiores são as chances de atender tanto o consumidor que se antecipa, quanto aquele que deixa a compra para a última hora.

Continue lendo o post e conheça as melhores estratégias para incentivar o fluxo de vendas nessa época!

Defina um objetivo para a data

O primeiro passo é definir objetivos realistas, alcançáveis e mensuráveis para a ocasião. Sem eles, o negócio não tem um rumo para seu planejamento; a partir deles, os gestores definem quais ações serão tomadas para alcançá-los. São exemplos de objetivos para o Dia das Mães:

  • vender R$ 20 mil em produtos;
  • aumentar a lucratividade em 20%;
  • aumentar as vendas em 30%;
  • aumentar o tíquete médio em 30%;
  • lançar nova coleção;
  • estimular a recompra em 20%;
  • vender x unidades de algum produto para novos clientes;
  • vender x unidades de algum produto em estoque.

Tente ser o mais específico possível. Isso é importante por mostrar que se tem o entendimento de para quem, onde, como e quanto você pretende vender de quais produtos ou serviços.

Crie incentivos de vendas

Faça promoções especiais para incentivar o público a comprar na sua loja virtual, em vez de na concorrência. As ofertas devem estar alinhadas aos objetivos e gerar lucro e reconhecimento da marca. Vamos a alguns exemplos.

Cupom de desconto

São os cupons comuns, que proporcionam descontos no ato da compra. Podem ser concedidos para todas as compras ou para produtos e categorias específicos.

Cashback

Os bônus evoluíram, e hoje os cashbacks são comuns. Nesse conceito, o cliente acumula alguma quantia ao realizar a compra. Quanto mais gastar, maior será o bônus. Por exemplo, uma loja virtual vende bermudas por R$ 50 e oferece 10% de cashback. Isso significa que, ao comprar nela, o cliente recebe de volta R$ 5 em sua próxima compra.

Compre 2 e leve 3

É utilizado para produtos que pertencem a uma mesma categoria ou complementares.

Sorteios e brindes

Geralmente, os sorteios são destinados aos clientes que adquiriram algum produto, seguem a página nas redes sociais ou realizam alguma ação, como comentário e compartilhamento. Têm uma data limite para adesão, e o resultado é divulgado nas mídias da empresa. Já os brindes são concedidos sem o sorteio.

Frete grátis

O valor do frete pode definir se o cliente vai ou não comprar, mas também pode minar a lucratividade do negócio. Se optar por esse tipo de promoção, defina um valor mínimo para a compra e avalie se haverá lucro com a ação.

Atue em diferentes canais de comunicação

Definidas as promoções, o passo seguinte é divulgá-las de acordo com o perfil do seu público. Para isso, há uma série de canais de comunicação, com destaque para:

  • redes sociais e influenciadores digitais;
  • e-mail marketing;
  • blog;
  • anúncios em buscadores, mídias sociais e sites parceiros (inclui remarketing);
  • YouTube e outras plataformas de vídeo e áudio (podcasts);
  • mídias offline, como jornais, TV, revistas e panfleto.

O ponto-chave aqui está no objetivo (de novo). As ações de marketing devem ter uma abordagem voltada para atingi-lo. Por exemplo, se a intenção é aumentar a venda de um determinado produto, os anúncios devem tê-lo como foco.

Fale a língua do cliente

Não adianta investir em anúncios se eles não chegarem à pessoa certa ou se a proposta não for clara para aquele público. Daí a importância de definir o tom de voz baseado na persona do negócio. Essa ferramenta traz as características do cliente ideal para o empreendimento.

Quanto mais bem estruturada ela for, maiores as chances de os seus esforços de marketing gerarem frutos, uma vez que as peças publicitárias vão ser produzidas para impactar aquele público no momento ideal.

Exemplo de persona

“Andressa, 30 anos, psicóloga, solteira, mora sozinha. Andressa trabalha, faz pós-graduação e tem pouco tempo para tarefas como compras. Por isso, recorre à internet sempre que possível. Gosta de sair com amigos e família e, sempre que pode, visita seus pais. É carinhosa, principalmente com a mãe, com quem sempre conversa e se abre”.

Nota-se que a persona tem características amplas, mas, mesmo assim, está associada ao perfil de muitos clientes de e-commerce. Por se tratar de uma data específica, foram adicionadas informações do relacionamento com a mãe, pois o foco do exemplo é o produto que a filha vai adquirir para presenteá-la.

Proporcione uma boa experiência de compra

Uma boa experiência de compra acontece quando o cliente não encontra barreiras para concluir o pedido em um percurso intuitivo. Basicamente, ele encontra aquilo de que precisa de forma rápida, sem sustos e com cadastro simplificado. Para isso, é necessário oferecer:

  • página inicial com ofertas claras (evite muitos banners e anúncios que dificultem a navegação);
  • navegação rápida, com scripts básicos, para evitar lentidão no carregamento;
  • menus simples de encontrar, barra de pesquisa funcional e possibilidade de segmentar a pesquisa de acordo com preço, tipo de produto, marca, descontos etc.;
  • checkout transparente, para evitar surpresas e abandono de carrinho;
  • canal direto para tirar dúvidas (e-mail, chat, redes sociais, telefone, WhatsApp etc.);
  • personalização do contato com o cliente;
  • site responsivo para diferentes tipos de dispositivos.

Há uma série de vantagens em estar preparado para o Dia das Mães. A principal delas é a maximização do volume de vendas em relação a outras datas. O negócio também tem a oportunidade de ter sua marca reconhecida pelo público e, assim, criar o ambiente propício para gerar mais conversões, ampliando o volume de clientes fidelizados.

Lembre-se de que, para aumentar a venda no Dia das Mães, é fundamental um planejamento focado em seus diferenciais de mercado, como preço baixo, atendimento personalizado e entrega rápida. Para conseguir contornar a grande concorrência da data, procure ser criativo. Seu público se lembrará disso em compras futuras, aumentando a possibilidade de fidelização. No mais, boas vendas!

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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