Vantagens de utilizar Teasers como estratégia de conteúdo

Os teasers são ótimos para gerar a visibilidade do seu produto ou serviço, além de criar uma expectativa e aumentar o desejo de consumo combinados com aquele gostinho de quero mais!

Não possuir estratégias de marketing e depender apenas da divulgação ‘’boca a boca’’ pode demorar muito tempo e colocar o seu negócio em risco.

Nós sabemos que fazer com que o seu conteúdo seja acessado e reconhecido, muitas vezes pode ser um grande desafio, por esse motivo, é importante priorizar a divulgação para gerar atenção e o engajamento do público-alvo.

Além de atrair mais visitantes, um teaser padronizado e com a cara do seu negócio pode ajudar no branding também. Com o passar dos anos e o desenvolvimento das ferramentas de divulgação, os teasers foram se tornando cada vez mais interessantes, completos e chamativos.

Neste artigo iremos explicar como esse recurso valioso funciona e tudo que você precisa saber para ter mais sucesso no universo online. Continue lendo para ficar por dentro do assunto!

O que é um Teaser?

O termo Teaser, vem do inglês e quando é traduzido para o português significa ‘’provocar’’, que é um dos principais objetivos desse tipo de conteúdo.

Essa técnica é utilizada para atrair o público com uma pequena amostra do produto final, ou seja, um conteúdo provocador com elementos para despertar sensações no consumidor, semelhante a uma ‘’isca’’ para fisgá-lo.  

Os Teasers são rápidos, lúdicos e despertam a curiosidade sem entregar o resultado. Geralmente é o passo inicial de muitas campanhas, que provocam uma sequência de outras propagandas explicativas.

Essa estratégia não se limita apenas aos formatos de vídeo e ao universo online, se a peça é utilizada para antecipar algum produto e também é capaz de gerar engajamento – e curiosidade obviamente – ela estará dentro do conceito.

No offline na maioria das vezes outdoors, cartazes e folders podem ser considerados teasers também. Veja o exemplo que a Toyota produziu para divulgar o novo Corolla Cross

É bem provável que você já tenha visto um teaser em algum momento da sua vida, mesmo sem saber do que se tratava, ficou curioso e com vontade de conhecer mais sobre o assunto anunciado, não é mesmo?

Depois da leitura completa deste artigo, você será capaz de entender mais sobre como o conceito, como ele funciona e o motivo da sua importância.

As principais bases

A primeira base de um teaser é a capacidade de despertar o interesse no público-alvo. Por meio de um conteúdo bem produzido, com pequenas amostras do produto ou serviço, além de ser perspicaz. Mexendo com a curiosidade do espectador ao ponto de ele querer saber mais sobre determinada situação.

Já a segunda base tem um cunho publicitário, com o intuito de divulgação. Criando um ambiente onde a expectativa do consumidor é levada ao nível máximo. O teaser alimenta a provocação, direciona o público ao consumo.

Por que ele é importante para estratégias de conteúdo?

Agora que você já entendeu o que é o Teaser, deve estar se perguntando o porquê investir nesse tipo de conteúdo, não é?

Então vamos lá, despertar a atenção dos usuários tem se tornado cada vez um desafio mais difícil! Devemos produzir conteúdos que causem boa impressão e sejam capazes de impactar o usuário logo nos primeiros segundos, caso contrário, o indivíduo partirá para a próxima página.

Nos comunicando de maneira clara, simples e chamando a atenção. Além de mostrar ao público que ele pode confiar no investimento que está prestes a realizar, por meio de argumentos fortes e relevantes.

Veja alguns benefícios em investir nesta estratégia:

  1. Desperta o engajamento do público:

Envolver o público e criar uma relação com ele, é algo muito valioso para o Marketing Digital. O público gosta de ser parte de um grupo e está sempre em busca de coisas novas. O Teaser é um meio de atração que faz o contato direto com o usuário, de um modo criativo e inovador.

  1. Gera expectativa antecipada:

O consumidor é movido pelo senso de urgência, utilize isso a seu favor. O teaser pode ser uma excelente ferramenta. 

  1. Atrair maior número de visitantes:

Podemos considerar o teaser como uma estratégia de inbound (dependendo da maneira como é disponibilizado para o público). A atração gera um fluxo maior para as plataformas e redes sociais, gerando leads que podem ser convertidos posteriormente.

Portanto, considerando os pontos acima, podemos considerar o teaser uma ótima ferramenta para aumentar a visibilidade do seu negócio. Entenda como usá-lo no próximo tópico!

Quando o teaser pode ser usado?

A estratégia pode ser utilizada para o lançamento de algum produto ou serviço e para a comunicação de algum acontecimento especial. Veja alguns:

  • Lançamento de serviços, produtos e eventos – Dedicado a gerar expectativa ou fornecer pistas sobre um novo produto ou serviço e até mesmo eventos que serão lançados nos principais canais da marca como sites, blogs e redes sociais.
  • Divulgação de um canal ou empresa – Um novo canal ou empresa que está prestes a ser lançado também pode motivar um teaser, com alguns takes do que já foi gravado ou algum especialista falando sobre o novo empreendimento.
  • Antecipação de campanhas publicitárias – Quando falamos sobre campanhas maiores, essa ferramenta pode gerar uma expectativa para as próximas ações sobre o lançamento do produto ou serviço.
  • Divulgação de obras audiovisuais – Muito comum para divulgação de filmes, séries, documentários e videoclipes para chamar a atenção do público para o lançamento das obras.

Depois de prontos e divulgados, eles podem ser fixados no site da marca em questão e divulgados em suas redes sociais. Desse modo, podem ser reproduzidos sempre que novos visitantes acessarem seus canais. 

O que levar em consideração na produção de um teaser? 

Não existem regras durante a produção de um teaser. Devemos analisar de acordo com o objetivo do seu negócio, assim será possível traçar diversos caminhos para atender as necessidades da empresa e o que ela espera alcançar.

Você pode simplesmente cortar trechos mais interessantes do conteúdo principal ou criar uma nova proposta do zero. Ambas opções permitem criar peças impactantes e eficientes.

Independente do modelo escolhido, é muito importante que você realize o planejamento do conteúdo que será produzido. Ou seja, elabore um roteiro e estruture as ideias principais. Veja um exemplo para esta estrutura:

  • Provocação: deve ser impactante para chamar a atenção do público-alvo. Abuse da criatividade;
  • Introdução: depois da primeira parte, é necessário incluir o produto ou serviço e explicar do que se trata;
  • Expectativa: agora é necessário criar uma expectativa sobre o lançamento, apresentando os melhores aspectos e benefícios do produto ou serviço. Ofereça detalhes, mas sem exagerar;
  • Conclusão: De informações sobre o lançamento do produto ou serviço final. Crie uma ligação utilizando links e CTAs.

Produza um conteúdo impecável, seja lá qual for o formato, que seja capaz de encantar e conquistar a atenção do público. Lembrando que a sua duração deve ser curta para funcionar como isca e deve ser divulgada em diferentes períodos. 

Onde posso divulgá-lo?

Agora que você sabe sobre a produção, é hora de divulgá-la nas plataformas corretas, para finalmente impactar o maior público possível.

Porém, para isso, precisamos considerar o objetivo da estratégia. Se ele aumentar o alcance e o engajamento, as redes sociais mais populares podem ser uma boa opção.

Os teasers podem ser publicados em plataformas específicas de vídeo, como YouTube e compartilhados no blog da empresa.

Aproveite a sua base de e-mails para enviar o conteúdo para alguns contatos. Basta disparar um e-mail marketing com uma chamada atraente e isso fará com que o usuário acesse o seu conteúdo.

Independente do canal escolhido, é importante alcançar um grande número de pessoas. Assim você conquistará visibilidade e consumidores interessados em seu produto.  Durante a etapa da divulgação, interaja com o público e dê espaço para comentários.

Partiu colocar a mão na massa?

Depois de entender o que é teaser e como produzir conteúdos com esse formato, é hora de colocar tudo em prática, né? 

Com as dicas que trouxemos neste artigo, você será capaz de produzir peças incríveis e aguçar ainda mais a curiosidade do seu público-alvo.

Lembre-se sempre de continuar estudando e de estar por dentro das tendências do mercado! No blog da Auaha você pode encontrar diversas novidades que estão em alta no universo do Marketing Digital e do E-commerce

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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