Saiba tudo sobre PIX e veja como implantá-lo no seu e-commerce!

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Os cadastros para esse novo método de pagamento começaram no dia 05 de outubro de 2020, e ficaram disponíveis a partir do dia 16 de novembro do mesmo ano, nas instituições financeiras como bancos, meios de pagamento e fintechs

Com a drástica redução de tarifas e agilidade obtidas, um dos setores mais beneficiados pelo PIX, será o e-commerce

Quer saber mais sobre esse novo meio de pagamento? Trouxemos um conteúdo simples e fácil para te ajudar entender os impactos do PIX no e-commerce e como aumentar as vendas do seu negócio. 

O que é o PIX?

O PIX é o método de pagamento instantâneo brasileiro, criado pelo Banco Central (BC) e disponível para as 734 instituições reconhecidas por ele, um método prático, rápido e seguro. A transação demora em média 2,5 segundos para acontecer, podendo chegar até 10 segundos, no máximo.  

Ele possibilita que o usuário envie e receba pagamentos utilizando apenas um dado, a chave, ou por meio da leitura do QR CODE, quem escolhe é o usuário. 

A prática é gratuita para pessoas físicas e está disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. 

Não existe limite mínimo para a transferência e pagamento via PIX, ou seja, você pode fazer movimentações a partir de R$0,01. Mas as instituições financeiras que oferecem o serviço, podem estipular um limite máximo de valor, por conta dos riscos de fraude e pela segurança dos usuários

Ninguém mais precisa saber se sua conta é do banco X ou Y para realizar uma transferência, basta saber a sua chave PIX para realizar a movimentação financeira entre as contas. 

O que são as chaves PIX e como realizar o cadastro?

As chaves são a maneira de identificar o usuário dentro do sistema, como se fossem apelidos, elas podem ser o CPF, CNPJ, e-mail, celular ou uma chave aleatória. 

Cada pessoa física pode ter até cinco chaves por conta de sua titularidade e cada pessoa jurídica pode ter até 20 chaves por conta. 

Para realizar o cadastro o usuário precisa ter uma conta em um prestador de serviços financeiros e o registro acontece nos próprios canais do banco, como o internet banking ou aplicativo. Por exigência do Banco Central, todas as instituições devem ter a funcionalidade PIX no menu, para facilitar o processo para o usuário. 

Dicas do que não fazer com o PIX:

  • Não cadastrar a mesma chave em bancos diferentes;
  • Errar a chave na hora de fazer movimentações financeiras; 
  • Pagar por uma transferência, esse serviço é gratuito;
  • Fornecer chaves que contenham dados pessoais a estranhos; 
  • Ler QR CODES suspeitos;
  • Deixar o celular desprotegido.

O processo de compra no e-commerce com o PIX.

Cerca de 80% dos usuários utilizam o cartão de crédito durante as compras online, isso significa que o PIX facilitará ainda mais as compras no e-commerce. Pessoas que não possuem cartão de crédito, poderão realizar compras de maneira mais rápida utilizando o PIX. 

Para compras feitas pelo desktop, basta que o consumidor escaneie o QR CODE usando o aplicativo do seu banco ou carteira digital. Para compras feitas pelo mobile, o consumidor deverá copiar o código gerado e colar no aplicativo ou carteira digital. 

O PIX será um divisor de águas para o e-commerce, sendo uma forma de pagamento mais amigável, que não possui atritos durante a experiência de compras do consumidor.

Vantagens para o seu e-commerce 

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, sem a cobrança de taxas adicionais, o PIX tem o potencial de:

  • Alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • Baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • Promover a inclusão financeira;
  • Liquidação imediata da transação, ajuda na saúde do fluxo de caixa dos lojistas;
  • Menos custos com transações;
  • Novo público potencial de clientes, o público ainda não conhecido que se atraem pela facilidade na hora da compra;
  • Automatização dos processos de gestão através de um ERP, faz com que o lojista cresça mantendo sua gestão organizada, segura e eficiente.

Vantagens para o cliente durante as compras online  

  • Maior praticidade para o consumidor na hora da compra; 
  • Possibilidade de compras instantâneas a qualquer dia e horário;
  • Realizar compras online sem possuir cartão de crédito;
  • Pagamento mais rápido, quer dizer uma entrega mais rápida. O que gera clientes mais satisfeitos.

O PIX pode ser utilizado entre:

  • Pessoas;
  • Pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico;
  • Estabelecimentos, como pagamento de fornecedores, por exemplo;
  • Transferências para pagamentos de taxas e impostos. 

Porque o lojista deve oferecer esse tipo de pagamento? 

Tanto para as lojas online quanto para as físicas, o PIX significa mais uma possibilidade de pagamento, muito mais prático que dinheiro, boletos bancários ou transferências com tarifas (TED e DOC). 

Lembrando que: 

  • DOC (Documento de Ordem de Crédito): o dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte (desde que seja dia útil), porém pode levar mais de um dia útil se a transferência for realizada após às 22h. O valor máximo é de R$4.999,99.
  • TED (Transferência Eletrônica Disponível): o dinheiro enviado à outra instituição é creditado na conta de destino até às 17h do mesmo dia (desde que seja dia útil). 

Para o lojista oferecer esse serviço, ele deverá ter uma conta de pagamentos em uma instituição financeira conectada ao PIX. Basta utilizar uma das soluções oferecidas por esse prestador de serviços, como o gateway.

E no caso das plataformas de e-commerce – como Woocommerce, Magento, VTEX, entre outras – é possível integrar com uma processadora de pagamentos que possui um módulo, extensão ou plug-in dedicada para a plataforma em questão.

O custo para receber um PIX no e-commerce ainda não foi definido, e quem vai determinar esse valor será o próprio mercado. 

Que tal implantar o PIX como método de pagamento no seu e-commerce? Este detalhe pode te ajudar a vender muito mais. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da Auaha!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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