O famoso Reality Show se tornou uma ótima opção de entretenimento para os brasileiros devido à pandemia da COVID-19 e as grandes marcas souberam muito bem como trabalhar nesse momento.
A rede de fast food McDonald ‘s marcou presença na 21º edição do programa e deixou os espectadores com água na boca. Continue lendo esse artigo que preparamos para você e entenda como a rede se destacou tanto com a ação durante o programa.
O Reality Show
O Big Brother Brasil teve início no ano de 2002 e desde então nunca mais parou! Com edições anuais, os competidores ficam confinados em uma casa cenográfica na qual são vigiados 24 horas por dia.
Sem acesso a qualquer tipo de comunicação externa, leitura de jornais ou contato com parentes e amigos que possam trazer qualquer informação.
Mas os finalistas não são os únicos que ganham no programa, durante o decorrer do jogo os ‘’brothers’’ realizam provas com direito a diversas recompensas, como carros, celulares, móveis, dinheiro e muito mais.
Atualmente o ‘’BBB’’ é líder da maior audiência da televisão, sendo transmitido na Rede Globo e ultrapassando os números de programas consagrados como o Fantástico.
O ‘’Big dos Bigs’’ teve início no dia 25 de janeiro e foi a edição mais longa da história do programa, com 100 episódios e contou com diversos patrocinadores (Americanas, PicPay, Avon, C & A e muitos outros).
McDonald ‘s ou Mequi?
Méqui, Mecão, Méquizinho são apelidos carinhosos que os clientes se referem ao McDonald’s e por esse motivo a rede lançou uma ação inédita do Brasil, criada pela DPZ&T, para reforçar ainda mais essa intimidade
“O consumidor tem muita proximidade com a marca, que faz parte da memória afetiva do brasileiro. E para homenagear quem sempre está com a gente, trocamos o nome das fachadas de alguns restaurantes por aquele apelido que só o amigo mais próximo ganha. O McDonald ‘s é pra todo mundo e queremos que as pessoas possam chamar do jeito que quiserem”, afirmou João Branco, Chief Marketing Officer do McDonald’ s Brasil.
A ação do Méqui gerou identificação e lembrança de marca, utilizando de três princípios básicos de concepção:
- Acionável: A ideia tem o objetivo de incentivar você a fazer alguma coisa (mais do que lembrar ou consumir). Ela tem um chamado para a ação, como o compartilhamento, por exemplo. O gatilho desta campanha foi gerar surpresa e curiosidade nos consumidores.
- Conectada: a ação promoveu uma conexão entre iguais, com pessoas das quais você gosta ou compartilha algum valor. A campanha conectou as pessoas a marca, por meio da identificação, tornando a rede ‘’gente como a gente’’ e humanizando o branding.
- Extensível: A ideia pode ser customizada, editada e moldada. No comercial a marca deixa claro que deseja a colaboração dos consumidores e que Méqui é apenas o início: “Comenta aí, vamos escolher os melhores e espalhar por aí” é o chamada para participação e engajamento do público.
Curiosidade: Conheça a história do fundador do McDonald ‘s. Ela é narrada no filme ‘’Fome de Poder’’ e está disponível na Netflix.
Agora vamos falar das ações realizadas dentro do Big Brother Brasil, se liga nos próximos tópicos.
Prova do líder
A prova do líder, que contou com o patrocínio da rede, foi bastante positiva para a marca. Ela se baseou na montagem de uma Méqui Box pelos participantes e isso fez com que o McDonald ‘s se tornasse um dos assuntos mais comentados na internet.
A disputa durou em torno de 6 horas e contou com um cenário decorado pelas cores e a identidade visual do McDonald ‘s. Durante a prova os participantes precisavam montar a bandeja de lanches no menor tempo possível, reforçando a filosofia da empresa: lanches rápidos.
A marca disparou no Google Trends com picos que destoaram muito dos dias anteriores ao da prova, comprovando não só o sucesso da participação da marca no programa, quanto também a relevância do próprio programa, que após alguns anos em baixa, voltou a ser grande sucesso após sua edição de 2020.
Gráfico do Google Trends entre os dias 7 e 14 de abril de 2021.
A Festa
No dia 13 de março de 2021, a rede de fast food McDonald ‘s, em parceria com a Globo, transformou a casa mais vigiada do país em uma festa do pijama temática que contou com os famosos arcos dourados da marca e muuuuita comida para os participantes!
A ação também foi desenvolvida pela agência DPZ&T, na qual os competidores tiveram a oportunidade de degustar os diversos produtos da rede, com um cenário incrível e vestindo a camisa literalmente.
Foi montada uma cozinha totalmente estruturada com equipamentos necessários para que os alimentos fossem entregues com a mesma qualidade e padrão dos restaurantes: frescos e na temperatura correta.
De acordo com João Branco, CMO do McDonald’s Brasil ‘’essa é nossa maneira de evidenciar que o Méqui é uma marca democrática e que tem o poder de transformar simples momentos em experiências deliciosas, como curtir um Méqui de pijama, no conforto do seu sofá, enquanto dá uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil. Por meio de todos os nossos canais digitais, oferecemos a melhor conveniência e comodidade para atender as necessidades do nosso consumidor”.
Durante a ação, a marca esteve presente em 6 dos principais temas mais comentados do Twitter e dados do Google Trends comprovam o aumento das buscas.
Crescimento do termo McDonald’s (Reprodução/Google)
Crescimento do termo Méqui (Reprodução/Google)
O que as marcas ganham ao patrocinar o Reality Show?
Essa edição do Big Brother Brasil contou com um recorde de patrocinadores master, grandes marcas como McDonald ‘s, C & A, Avon, pagaram cerca de 78 milhões de reais cada para serem patrocinadoras da edição.
Elas entram durante o dia a dia dos participantes, nas compras, festas, provas, principalmente na do Bate e Volta, que foi criada justamente para dar mais espaço às marcas.
São muitos os benefícios, desde o fortalecimento de marca até a apresentação de um novo produto, o programa é capaz de explorar os valores de cada empresa de uma maneira muito inteligente e de certa forma, sutil.
O programa e os anunciantes não têm controle dos acontecimentos de dentro da casa, por esse motivo é necessário que os profissionais analisem como a imagem da marca pode ser afetada por se associar ao programa, mas na maioria das vezes os riscos valem a pena.
Um exemplo claro foi durante a ativação da Avon, logo no início do programa. Após a realização da ação, houve uma polêmica envolvendo os participantes homens que se maquiaram e se comportaram de uma maneira caricata. A marca precisou se posicionar publicamente a favor da diversidade, inclusão e igualdade de gênero após o acontecimento.
O maior merchan da história do BBB:
Os dados não mentem, os gráficos deste artigo comprovam a eficácia das ações realizadas pela rede de fast food dentro do Big Brother Brasil.
Muitas marcas estão fazendo filas para patrocinar o programa, incrível né? Quais serão os patrocinadores que irão marcar presença na próxima edição?
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