O que são testes de usabilidade e como melhoram o e-commerce?

por Rodrigo Vernaschi

Testes de usabilidade são recursos utilizados para avaliar produtos e serviços oferecidos no âmbito digital com base na experiência e envolvimento dos usuários.

 

Diferentemente de outras metodologias de análise que envolvem os critérios de julgamento de profissionais experientes em design de interação, um teste de usabilidade permite que os usuários identifiquem a criticidade da interface por meio da utilização real do produto.

 

Quer entender mais sobre a importância dos testes de usabilidade e como eles são capazes de melhorar a experiência dos usuários no e-commerce? Então, acompanhe a leitura deste artigo para conferir!

 

Como os testes de usabilidade se aplicam em uma loja virtual?

No contexto de um comércio eletrônico, os usuários são convidados a fazer os testes mediante a realização de algumas tarefas.

Por exemplo, a dificuldade que os usuários encontram durante determinadas tarefas representa o nível de criticidade da interface sobre a qual o time responsável pelo design deverá intervir para tornar o site mais fácil de ser usado.

 

Pense no seguinte contexto: se, durante um teste de usabilidade para um e-commerce, muitos usuários encontram dificuldades para concretizar uma compra por não conseguiram visualizar o botão de adicionar produtos ao carrinho, por exemplo, esse elemento representará uma criticidade de interface que precisa ser corrigida para otimizar o site.

 

Outro exemplo de teste é o A/B. Consiste em uma análise comum na qual a interface é duplicada. Uma das cópias sofrerá alterações hipotéticas. Após serem implementadas, o tráfego de ambas as páginas é segmentado para que recebam visitas.

 

Essa metodologia também costuma ser muito utilizada por conta de eficiência, rapidez e capacidade de realizar diversos testes continuamente.

 

Lembre que a regularidade com a qual os testes devem ser aplicados pode variar de acordo com uma série de fatores, como a plataforma utilizada para hospedar o e-commerce, a estabilidade dos servidores, a frequência com que os produtos são atualizados no site, entre outros.

 

Por isso, é imprescindível contratar profissionais especializados em soluções para e-commerce para garantir a constante funcionalidade em seu comércio virtual. Voltaremos a isso adiante.

 

 

Por que realizar testes de usabilidade no e-commerce?

Como já explicamos, testes de usabilidade são conjuntos de métodos empíricos aplicados com a finalidade de otimizar determinado produto digital. As lojas virtuais estão incluídas nessa categoria de produto.

 

Entre os principais motivos pelos quais toda empresa que trabalha com a comercialização pelo ambiente virtual — ou seja, que tem um e-commerce — deve realizar testes de usabilidade periodicamente, podemos citar:

 

 

Reduzir o índice de abandono

Muitos usuários fecham os sites que estão acessando por não conseguirem navegar com facilidade. Em outras palavras: são lojas virtuais que oferecem uma experiência de navegação negativa.

 

Essa premissa se faz cada vez mais verdadeira, já que os usuários estão acostumados com um mundo virtual extremamente funcional e veloz. Sendo assim, a tendência é que sites com usabilidade difícil sejam cada vez mais rejeitados.

 

Dado o contexto, os resultados de um site com má usabilidade são óbvios:

  • redução da credibilidade da marca;
  • diminuição das taxas de conversão;
  • perda de tráfego para a concorrência;

 

Aumentar as taxas de conversão

Por falar em taxa de conversão, essa é uma das razões pelas quais as lojas virtuais precisam realizar testes de usabilidade com frequência, pois os e-commerces que têm o hábito de testar suas interfaces para proporcionar uma experiência de navegação melhor aos usuários aumentam suas taxas de conversão significativamente.

 

Por menores que pareçam os detalhes nas interações, eles são capazes de melhorar a experiência dos usuários e gerar ótimos resultados para a marca.

 

Um bom exemplo disso é o caso de um comércio eletrônico que conseguiu aumentar as vendas em até 45% apenas realizando um simples ajuste em um botão dentro do site. Essa pequena atitude proporcionou um faturamento extra de aproximadamente U$ 300 milhões no primeiro ano.

 

 

Melhorar a experiência de navegação dos usuários

Como falar em experiência de usabilidade em e-commerces sem mencionar a famosa Amazon, não é mesmo? A conceituada loja virtual decidiu que seu site não precisaria ser esteticamente atrativo desde que sua interface priorizasse a funcionalidade.

 

Sendo assim, a Amazon se preocupa com os detalhes que fazem diferenças importantes e proporcionam uma interação prazerosa e fluida, como é o caso do procedimento que foi aplicado em seu menu dropdown.

 

Muitas marcas de e-commerces atualmente preferem investir em marketing digital, o que não é um equívoco, já que aumentar a visibilidade da empresa tem peso significativo para sua consolidação no mercado.

 

Entretanto, não adianta aplicar seus esforços em aumentar o poder de alcance da marca se os usuários terão problemas ao acessar a loja virtual, concorda? Por isso, é importante focar primeiro a resolução das criticidades do e-commerce por meio de testes de usabilidade, para depois promover o comércio digital.

 

Por que contratar especialistas para realizar os testes e obter as melhores conclusões?

Infelizmente, existem muitos empresários que utilizam a falta de tempo e de recursos financeiros como argumento para justificar a ausência de investimentos em consultorias especializadas em testes de usabilidade.

 

Porém, essas desculpas não servirão para justificar fracassos resultantes de um site mal otimizado, como o aumento da taxa de abandono, a queda brusca nas conversões e, é claro, a drástica redução nas vendas.

 

Contar com profissionais experientes para aplicar os testes de usabilidade é a melhor estratégia para garantir o sucesso do seu e-commerce. Afinal, não basta aplicar o teste, é preciso também identificar as criticidades e analisar os dados obtidos, com o objetivo de tomar as decisões necessárias para otimizar o site.

 

Lembre-se de que não basta atrair novos usuários à sua loja virtual. É fundamental que a experiência de uso com que eles se deparam ao acessar o seu site seja positiva o suficiente para reter essas oportunidades e convertê-las em novas vendas.

 

Como você pôde conferir neste artigo, testes de usabilidade são fundamentais para o bom funcionamento de uma loja virtual. Sem eles, a marca se torna vulnerável a problemas e criticidades que podem afetar o desempenho das vendas, comprometer a credibilidade da empresa e reduzir o índice de acessos.

 

Ainda existe alguma questão que você não entendeu sobre o que são os testes de usabilidade e por que são tão importantes? Quer entender melhor sobre como podemos ajudar? Então, entre em contato com a gente para saber mais!

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