Está chegando o dia mais esperado para os consumidores e empreendedores. A Black Friday 2021 já tem data marcada: 26 de novembro. Entretanto, os lojistas precisam tomar alguns cuidados e criar estratégias para lucrar e não perder clientes.
O Painel Mapa de Empresas, registrado no site do Governo Federal, mostra que de janeiro a outubro de 2021 foram abertas 785.656 novas empresas somente no Estado de São Paulo.
Nesse sentido, a data pode parecer desafiadora para alguns lojistas e gerar inseguranças, mas, estamos aqui para te ajudar! Além disso, com as dicas deste artigo, você vai conseguir montar uma boa estratégia de vendas!
Mas, se você quer se aprofundar no assunto, recomendamos o nosso e-book feito especialmente para a Black Friday. Você pode baixar assim que terminar de ler este texto, e arrasar nas vendas.
Os quatro maiores erros em uma estratégia de Black Friday
Acho que você já deve ter se perguntado: “como posso passar pela Black Friday, evitar erros e conseguir lucrar?” A data é uma das mais importantes para o comércio, e é um aquecimento para as festas de final de ano.
Para conseguir lucrar e fazer dessa data uma boa experiência para seus clientes e para sua loja, é preciso se preparar com antecedência. Além disso, a cada ano, os consumidores estão mais exigentes e optam pelas empresas que oferecem as melhores experiências de compra.
Para te ajudar a ter sucesso no seu negócio, nós separamos quatro dicas com os erros mais comuns durante a Black Friday e que você deve evitar a todo custo. Vamos lá?
1. Site lento e falta de suporte
Assim que o dia 26 de novembro chega, milhares de pessoas não perdem tempo e tratam logo de fazerem as suas compras. Imediatamente, seu site pode ter um aumento significativo no tráfego. Por conta disso, você deve prepará-lo.
Em dia de Black Friday, você não quer que seu site apresente problemas, certo? Em primeiro lugar, contate seu host e servidor para se certificar de que tudo vai sair conforme o planejado. Além disso, como estratégia, mantenha sua equipe de TI em alerta para possíveis problemas.
Outro problema, é a falta de suporte. Seja na loja física ou online, durante a Black Friday sua loja poderá atrair novos clientes e algumas dúvidas poderão aparecer. Portanto, é importante ter uma equipe bem treinada para cuidar dessa área.
Essas pessoas deverão ficar responsáveis por responder e-mails, chats do site, monitorar redes sociais, atender telefonemas entre outras coisas. Aposte nisso e treine sua equipe para que o cliente não abandone a compra no meio caminho!
2. Não planejar uma boa divulgação nas redes sociais
Uma pesquisa indicou que o uso da internet no Brasil cresceu em 2020, e o acesso à internet chegou a 81%. As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores, portanto, a sua loja precisa ocupar esses lugares.
Por isso, é importante investir e criar uma divulgação estratégica para a Black Friday. Aposte em fotos que chamem a atenção do consumidor, e produza conteúdos de valor. Ah, e nada de “preço inbox”, ein? A prática configura crime e já falamos sobre isso nesse artigo.
Para produzir conteúdos de relevância, você precisa acertar no tom de voz. Primeiramente, analise o perfil do seu consumidor. A partir dessa análise, você poderá definir as personas e acertar em cheio no planejamento de conteúdo das redes sociais da sua empresa.
3. Cuidado com a Black Fraude!
Pode parecer clichê falar isso, mas muitas empresas ainda praticam a Black Fraude, oportunidade em que os comerciantes aumentam o preço dos produtos ou oferecem descontos falsos, ao invés de ofertar promoções de verdade.
A grande estrela da Black Friday são os descontos! Não adianta tentar enganar o consumidor, pois eles estão cada vez mais atentos com os preços, além de existirem mecanismos de monitoração.
Portanto, para conseguir bons descontos é preciso negociar com seus fornecedores. Essa parceria deve iniciar com antecedência, e todos os pontos precisam ser alinhados, como o aumento da demanda dos estoques, por exemplo.
Outra dica valiosa é: ofereça diversas formas de pagamento. Muitos consumidores (e até você) já deixaram de comprar algo por conta disso. Atualmente, existem muitas maneiras de fazer um pagamento, a pandemia ajudou a popularizar alguns apps, como PicPay, por exemplo.
Portanto, ofereça o maior leque possível de pagamentos para que seu cliente escolha qual o melhor para ele. Investir nisso fará com que seu cliente finalize a compra de forma rápida e assertiva.
4. Atenção redobrada com o estoque!
Não tem jeito, o segredo para as boas vendas é o planejamento e, com o estoque, também não seria diferente. No final, tudo vai depender da sua estratégia!
Você precisa analisar o que vale a pena incluir na sua estratégia. Obviamente, não são todos os produtos, por isso a importância do planejamento. É interessante se perguntar:
- Esse produto venderia se não estivesse na Black Friday?
- Compensa colocar na promoção um produto que venderia no preço original, mas que não tem estoque suficiente?
- É a hora de dar atenção para aquele estoque parado?
Através do seu site, você pode mapear os produtos que mais tem saído, também. Desse modo, você vai acertar no que não deve faltar no seu estoque.
Preparar seu e-commerce para o maior evento de vendas do mundo requer organização. Sendo assim, como estão os preparativos da sua loja? Conte com a Auaha para destacar-se nessa Black Friday! Juntos, vamos te ajudar a criar estratégias certeiras para você vender mais.