Estratégias de vendas para a Semana do Frete Grátis!

O seu e-commerce está preparado para a semana do frete grátis? Aproveite a ocasião para girar o seu estoque, conquistar novos clientes e aumentar seu faturamento. Ao longo deste artigo você vai conferir algumas estratégias de vendas para aplicar no seu negócio. Vamos nessa!

 

O Dia do Frete Grátis foi criado no ano de 2008 nos Estados Unidos e leva o nome de Free Shipping Day. Desde então, tem feito sucesso entre os lojistas. No Brasil, é costume a data cair na última semana de abril e em 2023 será no dia 28 do mês.

 

No primeiro trimestre, o dia do frete grátis é a segunda data que traz lucratividade para os lojistas, ficando atrás apenas do dia do consumidor, que acontece em março.

 

Essa época é oportuna por se tratar de um período que não costuma ter muito movimento no comércio eletrônico, em comparação às datas sazonais, por exemplo. Então, essa é uma grande chance de movimentar sua loja se o fluxo de vendas estiver um pouco devagar.

 

De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2023, realizada pela Octadesk e Opinion Box, o frete grátis é um fator decisivo para a finalização da compra, seguido das promoções e prazo de entrega.

 

Mesmo com uma data específica para o evento, é muito vantajoso aderir ao frete grátis durante a semana toda, e não apenas no dia em si. Mas, antes de decidir isso, é preciso considerar alguns pontos importantes:

 

  • Verifique se você possui estoque suficiente para atender a demanda dos clientes;


  • Veja se será possível aplicar a oferta para todo o Brasil, ou apenas para algumas regiões;


  • Analise se o frete grátis será para toda loja ou apenas para alguns produtos.

 

Feito isso, deixe bem claro para seus consumidores quais serão as condições do frete grátis. Em seguida, comece a planejar as estratégias de vendas:

 

1. Defina um valor mínimo do carrinho de compras para oferecer o benefício

 

Por exemplo, o frete é grátis somente nas compras acima de R$100,00. Assim, você estimula o aumento do ticket médio. E também não sai no prejuízo, já que de qualquer forma você terá custos com os serviços da transportadora para que o produto chegue até o consumidor.

 

2. Faça parcerias com empresas de logística e negocie os custos do frete

 

Antes de oferecer o frete totalmente grátis aos seus clientes, tente conseguir parcerias com as transportadoras para negociar os custos de serviços de logística, além de prazos de entregas atrativas para que o  cliente se sinta satisfeito com a chegada do produto antes do esperado.

 

3. Invista em mídia paga para alcançar novos clientes

 

Para que as pessoas saibam que seu e-commerce estará com a condição especial de frete grátis, é preciso divulgação. Uma forma de atingir o público esperado, é através dos anúncios patrocinados. Considere essa possibilidade se você quer expandir ainda mais o alcance das suas vendas nessa ocasião.

 

4. Adicione o frete grátis nos produtos com menor giro de estoque

 

Se o seu estoque anda parado, você pode aplicar essa condição especial àqueles produtos que não vendem muito. Essa pode ser uma chance de fazer o giro de estoque.

Outra possibilidade é juntar esses produtos de baixo giro aos kits com outros que costumam vender bem.

 

5. Combine o frete grátis com promoções

 

Os clientes com certeza vão aderir ainda mais. ​​Você pode combinar estratégias para que vários produtos sejam colocados no carrinho, como por exemplo: fazer promoções em kits ou aplicar descontos progressivos, quanto mais itens no carrinho, maior é o desconto!

 

6. Realize o procedimento de pós-venda para fidelizar os consumidores

 

Por fim, valorize os clientes que aderiram os seus produtos. Envie mensagens de agradecimento e ofereça descontos nas próximas compras. Isso faz com que o índice de satisfação com a sua marca aumente consideravelmente, além de fidelizar novos consumidores.

 

Muito mais do que frete grátis, os clientes levam em conta a experiência de compra como um todo, então se você fornecer uma jornada de compra fácil e agradável, a semana do frete grátis vai ser um bônus para impulsionar ainda mais suas vendas!

 

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O time de especialistas da agência Auaha está sempre ligado nas novidades do mercado e pode te auxiliar no seu e-commerce, oferecendo soluções adequadas e inovadoras para o seu negócio. Vamos conversar?

escrito por

Bruna Tastelli

Jornalista de formação e redatora na Agência Auaha. Escrevo sobre o universo do e-commerce, tendências do mercado e conteúdos que geram valor para os lojistas!

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