Dicas para sua empresa crescer no Google

Hoje em dia, o Google é conhecido como “O gigante de buscas”, e não é à toa. Cerca de 90% das pessoas do mundo todo utilizam o buscador para acessar informações dentro da internet.  

Sendo assim, é possível afirmar que existem inúmeras lojas dentro dele que querem ser visitadas, visto que a maior parte das decisões de compras são tomadas a partir do resultado das buscas.

Se você deseja ser encontrado rapidamente, precisa estar nas primeiras posições do Google. Para isso, é necessário que você entenda como os algoritmos dessa plataforma trabalham para ranquear as páginas.

Então veja todo esse artigo, que a Auaha vai explicar tudo o que você precisa saber para alcançar uma boa posição nas buscas! 

 

 

 

 

1 – Tráfego orgânico e pago

Entender esses conceitos é fundamental para começar a fazer uma boa estratégia para o Google. Aqui no blog temos um conteúdo muito bacana sobre isso. 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele que não tem um custo direto. Seu site aparece no início das buscas de forma “gratuita”.

Entre aspas porque existe um investimento na produção de conteúdo que faz com que ele tenha um resultado satisfatório. Esses assuntos são baseados em SEO, que são técnicas para otimização de sites, anúncios, blogs e outros, que visam melhorar seu posicionamento de maneira orgânica nos resultados das buscas.

Se você se interessar mais sobre essas técnicas, temos conteúdos como este em nosso blog!

É importante ressaltar que este tipo de tráfego possui resultados de médio a longo prazo, portanto, se você busca rapidez, ele não é muito adequado.

Tráfego pago

Neste, há um investimento direto. O anúncio é pago e consequentemente o resultado é mais rápido.

Esse tipo de anúncio é feito na plataforma Google Adwords, que insere seu conteúdo na primeira página de busca de acordo com as palavras-chave que você paga. Esse tipo de estratégia é mais eficaz em questões de visibilidade, porém, você ainda deve manter o conteúdo do site interessante.

Isso porque para realizar a conversão, ou seja, a compra, o cliente deve se sentir atraído pelo produto ou serviço que sua empresa oferece. Se caso ele não estiver bom, certamente quem visitou sua página vai fechá-la e não irá gerar nenhum resultado ao seu negócio.

Além de comprar palavras-chave, o Google também oferece recursos como: localização, dispositivos e até testes para ver qual anúncio terá um melhor desempenho. Outra vantagem dessa plataforma, é que você consegue gerar métricas de dados e mensurar o retorno de cada conteúdo.

2- Ranqueamento

Agora que você já sabe a diferença entre tráfego pago e orgânico, vamos falar um pouco mais sobre as palavras chaves e ranqueamento, já que são elas quem vão garantir um bom desempenho no site.

A posição em que seu anúncio ficará será definida através de um leilão feito pelos algoritmos do Google. Para entender como ele funciona, aqui está um trecho retirado da própria plataforma:

“Veja como o leilão funciona:

  • Quando alguém faz uma pesquisa, o sistema do Google Ads encontra todos os anúncios cujas palavras-chave correspondem à pesquisa.
  • A partir desses anúncios, o sistema ignora aqueles que não são qualificados, como anúncios segmentados para um país diferente ou que foram reprovados devido a uma violação da política.
  • Entre os anúncios restantes, apenas aqueles com classificações elevadas o suficiente são exibidos. A classificação combina seu lance, a qualidade do anúncio, os limites mínimos de classificação do anúncio, o contexto da pesquisa e o impacto esperado das extensões e de outros formatos de anúncio.”

Para saber mais, clique aqui.

Para uma boa performance, o anunciante deve escolher bem quais palavras chaves ele irá usar e também qual o valor máximo que ele irá pagar por elas. Isso porque o cálculo dessa quantia é feito através de cada clique em sua página e o índice de qualidade do anúncio. 

3- Custo por clique 

O custo por clique, mais conhecido por CPC, é nada mais que o valor pago por cada clique no anúncio. Resumindo, o anunciante paga pelos consumidores que, através do anúncio, visitam seu site.

Ao comprar as palavras-chave através do Google Adwords, além de aumentar o tráfego para seu blog ou site, é possível medir os resultados exatos de seu anúncio, qual o retorno que ele proporcionou, etc.

Esse tipo de anúncio é bom para quem está começando, pois o valor gasto tem como base o número de cliques que seu anúncio recebe, fazendo com que ele seja mais fácil de controlar.

Para calcular o CPC, basta você dividir o custo total pelo número de cliques que o anúncio possui.

 

Dependendo da palavra que você compra, ela pode ter mais valor ou menos. Isso vai depender da concorrência.

Entender esse conceito é fundamental para uma boa performance no Google.

4- Índice de Qualidade

Essa é uma métrica que o Google utiliza para determinar se seu anúncio está dentro dos padrões para participar do leilão. Isso vai avaliar a relevância, tanto da peça de publicidade quanto da página de destino, e com base nisso determinará sua posição no buscador.

O IQ (Índice de Qualidade), avalia seu anúncio e o algoritmo o classifica por uma nota de 0 a 10. Para isso, ele vai analisar:

  • Se há palavras-chave no título;
  • Se essas palavras são coesas com o conteúdo do anúncio;
  • Se a página de destino possui uma boa legibilidade, as descrições dos produtos possuem palavras ligadas ao anúncio, tempo de carregamento.

Aqui está mais um pouco sobre o IQ.

 

Você já viu como as ferramentas Google ranqueiam a ordem dos resultados das buscas e agora veja alguns macetes para melhorar a performance de seu e-commerce!

Pesquise a relevância da palavra-chave

No decorrer do texto foi falado bastante sobre as palavras-chave. Afinal, como posso saber qual palavra vai ter um resultado melhor?

É muito simples: você deve procurar quais são as mais buscadas através de ferramentas, como o Google Trends. Nela é possível saber quais palavras, dentro de seu nicho, são mais populares entre as pesquisas dentro do Google. 

Assim, sua escolha será mais assertiva para garantir um resultado melhor em sua campanha.

Também é válido ressaltar que essas palavras não devem estar só em seu anúncio, mas como em seus textos, descrições, artigos, etc.

Link Building

Temos um conteúdo fresquinho e aprofundado aqui no blog falando mais sobre essa técnica.

Ela basicamente consiste em inserir links em sua página para que ela ganhe mais relevância. Existem dois tipos: a externa e a interna.

A externa você vai inserir, produtos, sites, que tenham a ver com seu conteúdo, mas que são de outros lugares. Exemplo: um link neste artigo que vai te direcionar para as diretrizes do Google. Além de enriquecer seu conteúdo,  também faz uma boa política com seus parceiros.

Já a interna consiste em direcionar o usuário para outra página no mesmo domínio. Isso vai fazer com que o cliente consuma mais de seu conteúdo.

Isso ajuda o seu e-commerce a ganhar mais visibilidade para os algoritmos do Google Adwords! 

Dê atenção especial ao título 

Você já fez uma pesquisa e viu que o título da página estava incompleto. Pois esse é um erro bem comum!

Para um bom posicionamento no ranking, é recomendado que seu título tenha no máximo 60 caracteres. Além disso, a meta description, que é a descrição posicionada abaixo dele, deve possuir no máximo 130 caracteres contando com espaços.

Lembre-se que os algoritmos levam em consideração a legibilidade que o usuário possui em seus anúncios e sites também. Para contar os caracteres, existem muitas ferramentas gratuitas como essa.

Defina suas metas

Essa é uma dica que vale para praticamente qualquer coisa que você irá realizar com sua empresa. Defina muito bem seus objetivos de venda.

Se você realiza x vendas em uma semana, tenha o propósito de vender mais do que isso utilizando as ferramentas do Google. Mas lembre-se que sua estratégia de marketing deve andar de mãos dadas com a financeira!

 

Analise o resultado

Analisar as métricas geradas pelo Google Adwords é muito importante para que seu negócio tenha resultado. Só testando que você vai conseguir saber o que é efetivo para o seu público e o que não é.

No google ads temos a taxa de cliques, por exemplo, que vai mostrar quantas pessoas se interessaram pelo seu anúncio. Dessas pessoas, quantas compraram seu produto de fato e quantas deixaram no carrinho?

Isso vai te orientar no que está funcionando e o que precisa ser reformulado.

Use e abuse da criatividade

Seu anúncio deve atrair as pessoas. Para isso, ele precisa ser mais do que só um texto publicitário sem graça.

Inove no CTA (Call to action), coloque imagens, frases do momento, use memes. Fale a língua da internet para vender nela!

Hora de vender!

Espero que com esse artigo você tenha entendido um pouquinho sobre como o Google posiciona o site do seu e-commerce em suas buscas!

Sabemos que esse assunto é bem complexo, portanto, deixamos separados mais alguns conteúdos aqui do blog que podem te ajudar a melhorar a posição de seu negócio no maior site de buscas do mundo!

Se surgir mais alguma dúvida, a Auaha possui uma equipe de especialistas para atender qualquer dúvida e, claro, trazer resultados às suas campanhas.

Fique à vontade para tomar um cafézinho conosco! Estamos de braços abertos para receber você e sua empresa.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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