Dia dos Namorados no e-commerce em 2020 precisará de ajuda do cupido

por Eduardo Leda

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é uma das datas mais fortes para o varejo online. Em 2019, o período entre 28 de maio e 11 de junho movimentou mais de R$ 2,2 bilhões em 5,7 bilhões de pedidos, com ticket médio de R$ 384.

O faturamento no ano passado cresceu 24%, aumento significativo principalmente por conta da greve dos caminhoneiros em 2018, que afetou a performance do sazonal.

No Dia dos Namorados 2020, a situação tem grandes chances de ser impactada pela pandemia da covid-19. Tanto o poder de compra do consumidor quanto a operação e logística podem sofrer danos temporários e de acordo com a região.

Mas isso está longe de significar que investir na data é tempo perdido. Pelo contrário, investir com inteligência e estratégia faz toda a diferença e garante que sua marca irá sobreviver a crise.

Continue lendo e veja como!

Preparativos para o Dia dos Namorados 2020

O primeiro passo para garantir muitas vendas no Dia dos Namorados é reforçar a estrutura da sua loja virtual. De modo geral, siga os seguintes passos:

  1. Análise de Dados: Faça um levantamento de dados de acesso na sua loja no mesmo período do ano passado e nos últimos 3 meses para se ter uma ideia dos itens mais buscados;
  2. Invista em estrutura: Certifique-se que a loja está carregando normalmente, sem atrasos. Também vale a pena investir em descrições completas e humanizadas, boas imagens e informações técnicas;
  3. Entenda o momento: Dificilmente o consumidor irá deixar a data passar em branco, mas ele precisa de estímulos para aproveitar a data na sua loja virtual e não no concorrente;
  4. Logística e atendimento: Os setores internos de logística e atendimento merecem um cuidado extra. Atender o cliente com agilidade e boas sugestões pode fechar a compra. A logística precisa ser rápida, mas também se certificar de tomar todos os cuidados necessários na manipulação dos pedidos.

Dia dos namorados na prática

e-book dia dos namorados 2020

Agora que você já sabe como preparar a sua loja, está na hora de criar a sua promoção. Para isso, tenha em mente que é preciso ter vantagens únicas, fazer uma boa divulgação, guiar o usuário pela compra e mostrar empatia pelo momento que estamos vivendo.

Parece complicado? Não se preocupe, vamos abordar cada necessidade no detalhe. Veja:

Vantagens únicas

A primeira coisa a se pensar para sua promoção é uma vantagem única, algo que só a sua loja irá oferecer. A sua loja pode ser a única a oferecer um perfume de brinde, uma flor junto com o pedido, uma embalagem bonita ou sortear uma cesta de café da manhã.

O importante é dar mais motivos para o cliente comprar na sua loja, além de preço baixo, facilidade no pagamento e descontos no frete. Quanto mais oferecer, desde que a sua projeção de vendas cubra os custos, melhor.

Lembre-se, ser único pode ser alcançado com atitudes simples. Use sua criatividade e pense em soluções fáceis de serem colocadas em prática.

Divulgue com paixão

Separar uma verba para divulgação é só o início, para ser encontrado você precisa ir além. Comece configurando as campanhas no Google Ads e Facebook Ads. O ideal é fazer uma boa seleção de produtos, criar um nome forte para a promoção e segmentar muito bem quem deve ser impactado;

Além disso, considere colocar no ar banners, hotsite e outros conteúdos que para criar um clima com o seu cliente. O ideal é desenvolver uma identidade para a promoção na sua loja e adaptá-la na sua loja, posts nas redes sociais, e-mail marketing e outras mídias que sejam relevantes para a marca.

Sugestões de presentes

No comércio físico, é muito comum os vendedores auxiliarem os namorados a encontrarem o presente ideal. No digital isso até pode ser mais difícil, no entanto é uma ação especialmente importante para aumentar o sucesso da sua promoção.

Forneça sugestões de presentes de acordo com diferentes perfis de clientes. Vá desde abordagens mais abertas, como presentes mais fáceis de se acertar, até aqueles casos mais específicos.

Dessa forma, o cliente fica mais empolgado na hora de fechar a compra e recebe o estímulo que faltava para tomar essa decisão.

Seja empático e mostre seu lado humano

Marcas humanizadas têm muito mais chance de cativar e convencer um cliente do que as extremamente comerciais e robóticas. Compreenda que o público está passando por um momento delicado com a pandemia e, se puder, ofereça produtos que ajudem a amenizar as coisas.

Mostre que se importa e desenhe a sua promoção para funcionar como uma parceria ao seu público, isso aumenta as chances dele criar um relacionamento forte com a sua loja.
Não perca tempo, seja criativo e comece a sua promoção de Dia dos Namorados hoje mesmo! Precisando de uma forcinha? Fale conosco! Nossa equipe pode desenhar estratégias e ajudar a sua loja  a vender muito o ano todo.

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