Um dos mais importantes elementos relacionados a experiência do usuário (UX) em um e-commerce é a descrição de produtos. Seu objetivo é apresentar o produto e para que serve; com ela é possível sanar dúvidas do futuro comprador e aumentar a credibilidade do negócio. Dessa forma, aumenta-se a visibilidade e, consequentemente, as chances de ganhar autoridade em um mercado tão competitivo quanto o online.
São diversos benefícios para negligenciar a produção de descrições adequadas, capazes de transmitir a realidade produto. Se quer aprender a fazer uma boa descrição de produto, continue lendo o post e entenda o que não pode faltar na descrição dos seus produtos. Acompanhe!
Por que a descrição é importante?
Face a quantidade de informações disponibilizadas, a descrição do produto, permite que o negócio apresente o seu diferencial Assim, quando os gestores elaboram descrições completas, sua proposta se destoa da proposta dos concorrentes, já que ele consegue se comunicar de maneira clara com seu público.
A partir da descrição, é possível expor as qualidades dos produtos/serviços, educar o cliente e convencê-lo a adquirir o que você está vendendo. Neste sentido, uma boa apresentação fará toda a diferença no que diz respeito a consolidação da sua marca. Isso porque, esse pequeno texto consegue apresentar as características que sanam as dores do público, os benefícios daquele item, aumentando as chances do consumidor se interessar em usufruir dessas vantagens.
O que não pode faltar na descrição de produtos?
Agora que sabe a importância, conheça os pontos-chave que não podem faltar na descrição.
Conteúdo original
O conteúdo original em uma descrição de produto é fundamental para conectar o anúncio ao consumidor, uma vez que é bem-visto pelos buscadores e isso influencia o tráfego. Em meio há tantas ofertas, os mecanismos de buscas dão prioridade para os conteúdos exclusivos, favorecendo seu posicionamento no ranking de pesquisas.
Portanto, nada de copiar e colar informações ou utilizar a descrição feita pelo fabricante. Alguns dados técnicos até podem ser utilizados, uma vez que dimensões e outras informações são iguais em todas as descrições, contudo haverá melhores resultados com conteúdo original.
Títulos e textos explicativos
O título é, muitas vezes, o primeiro contato que o usuário terá ao procurar um determinado produto. Daí a necessidade de escolher as palavras certas, que caracterizam com clareza o que é o item, pensando em como o usuário vai encontrá-lo se fizer uma busca na internet.
Por exemplo, se o interesse do consumidor é uma televisão de 50 polegadas, ele vai até o buscador e digita “TV de 50 polegadas 4k” ou “TV 50 polegadas (e a marca)”. Nota-se que os dois exemplos descrevem exatamente o produto. Caso trouxesse outras informações, talvez não seriam tão relevantes para o usuário mesmo estando classificado na categoria de TV de 50 polegadas. Além da clareza é importante se atentar a:
- perfil do público-alvo;
- palavras-chave;
- nomenclatura padrão;
- poder para cativar o público.
Aproveite e veja quais os títulos comumente usados pela concorrência. A ideia não é copiá-los, mas sim evidenciar sua estrutura, direcionamento e seu posicionamento nos buscadores.
Principais características
Basicamente, a descrição apresenta as características do produto, sendo elas:
- material – descreva o material utilizado na produção do item com riqueza de detalhes. Solicite a ficha técnica com o fabricante e organize-a de modo a atender seu público-alvo;
- medidas – as dimensões dos itens devem ser claras e precisas, uma vez que a maioria dos produtos só serão adquiridos se atenderem às necessidades do consumidor. Para não errar, tenha a ficha técnica em mãos;
- cor – informe as cores e texturas disponíveis;
- vantagens – informe quais os diferenciais do produto, suas vantagens e a quem é destinado;
- como usar – se necessário, faça um vídeo demonstrando como funciona o produto, suas especificações, melhores condições de uso, entre outros;
- garantia – informe a garantia do fabricante, o prazo para devolução e se há a possibilidade de contratar a garantia estendida;
- contraindicações – também é válido ressaltar desvantagem e contraindicações caso existam. Seja franco para ganhar o consumidor pela confiança.
Foco em SEO
O primeiro passo é definir palavras-chave capazes de gerar tráfego. Para isso, você pode usar o Google Trends, que permite entender quais os termos mais buscados. Além desta e outras ferramentas, é fundamental se colocar no lugar do público e pensar: “quais palavras-chave ele usaria na pesquisa que encontraria o seu produto?” A partir daí, é possível encontrar os termos mais eficientes para o seu nicho de atuação.
Também é importante seguir orientações para que os algoritmos dos mecanismos de busca possam dar uma melhor classificação ao seu conteúdo. Isso quer dizer que a descrição precisa seguir os seguintes pontos:
Relevância
Quanto mais for relevante o conteúdo da descrição, maior será o alcance de do tráfego orgânico e maiores são as chances dos usuários chegarem até o anúncio. Daí a necessidade de desenvolver um conteúdo rico, realista e capaz de solucionar as dúvidas dos clientes.
Palavras-chave de long tail e head tail
Enquanto as head tails possuem duas ou três palavras, como “comprar tênis”, as long tails (cauda longa) são expressões mais específicas, “como comprar tênis feminino de marca”. Ao elaborar as descrições de produtos, considere utilizar variações das duas opções, visando atender a diferentes concorrências.
Estrutura
A descrição precisa estar bem estruturada, com parágrafos curtos, introdução, desenvolvimento e conclusão. Ademais, é necessário ter um título e subtítulos capazes de chamar a atenção do leitor.
Posicionamento das palavras-chave
As palavras-chave devem estar presentes no primeiro parágrafo, no decorrer do texto, no último parágrafo, no título e em, pelo menos, um subtítulo. Não é interessante adicionar várias palavras-chave, a regra que você pode seguir é de 3 para cada 500 palavras.
Organize as informações
Além de seguir uma estrutura, é importante manter o controle das informações de todos os itens. Daí a necessidade de uma ferramenta para organizar os itens, ajudar a saber quando atualizar as descrições, classificar os produtos, entre outras ações que auxiliem no processo de criação e direcionamento do conteúdo.
Com essas ações fica mais fácil manter o controle das informações de uma descrição de produto, uma vez que a gestão passa a ser unificada. Lembre-se que essa parte não pode ser deixada de lado, principalmente se o negócio quer se valer dos mecanismos de busca para crescer.
Gostou do conteúdo? Aproveite e leia também este post que fala sobre o cadastro de produtos. Boa leitura!