Como a autoridade de marca pode transformar o seu negócio!

A autoridade de marca é um dos pilares para garantir o sucesso contínuo do seu negócio, conquistar a confiança dos consumidores e destacar-se como referência no mercado!

A intenção deste artigo é te auxiliar a entender mais sobre esse assunto e fornecer direcionamentos para fortalecer a autoridade da sua marca com as melhores estratégias. Vamos nessa!

 

O que é autoridade de marca e qual sua importância?

Para facilitar o entendimento, vamos exemplificar de modo prático tendo como referência uma marca que conquistou seu espaço no mercado. Sabe quando precisamos comprar esponja de aço para lavar louças e automaticamente pensamos: “preciso comprar Bom Brill”? Isso é autoridade de marca! 

Em outras palavras, significa que a marca se tornou a maior referência do produto em si, de modo que ficou realmente gravado na mente dos consumidores. Mesmo se eles não comprarem daquela marca específica, sempre vão referenciar o produto com aquele nome.

A autoridade de marca, também conhecida como “brand authority” em inglês, são empresas que trabalham muito bem o seu branding, e possuem a fidelidade do seu mercado-alvo.

O objetivo maior é fazer com que a marca se torne uma fonte confiável, respeitável e especializada no setor em que se encontra. Entre os principais atributos a serem conquistados por um negócio que busca ser autoridade estão:

 

  • Ganhar o reconhecimento e a confiança do consumidor;
  • Se tornar referência como especialista do segmento;
  • Obter influência da autoridade de marca para a decisão de compra;
  • Se diferenciar da concorrência;
  • Ter a lealdade dos clientes e gerar promotores da marca;
  • Manter a relação entre credibilidade e fidelização do consumidor.

 

Esse posicionamento é construído ao longo do tempo por meio de uma combinação dos seguintes elementos: consistência na entrega de produtos ou de serviços de alta qualidade, uma comunicação próxima robusta e efetiva, valores de marca bem consolidados e uma reputação positiva!

A autoridade de marca é crucial para o sucesso a longo prazo de uma empresa, pois influencia a preferência do consumidor, a fidelidade à marca e a percepção de valor. 

As marcas com forte autoridade têm mais facilidade em atrair clientes, parceiros e talentos, e também têm uma posição mais consolidada para enfrentar desafios competitivos, mudanças de preferências do consumidor e oscilações no mercado.

 

Como construir autoridade de marca?

Para construir e manter a autoridade de marca, as empresas geralmente investem em estratégias de marketing, excelência operacional, engajamento com os clientes e construção de uma imagem positiva. 

Essa autoridade não se trata apenas do que a marca diz sobre si mesma, mas também de como é percebida pelos consumidores e pelo mercado.

Nos próximos tópicos vamos conferir dicas valiosas para que a sua marca entre no caminho para se tornar autoridade no seu nicho de mercado. Anota aí:

 

1. Identidade visual

Tenha uma identidade visual bem planejada e definida, que diferencie sua marca da concorrência e reflita originalidade!

Os elementos como logomarca, tipografia, paleta de cores, frases ou slogans devem ser coesos em todas as mídias, desde redes sociais até as embalagens dos produtos, para criar uma experiência visual unificada e gerar identificação com os consumidores em potencial.

 

2. Conteúdos de qualidade e valor

Produza conteúdos de qualidade para informar o seu público sobre seus produtos ou serviços e estabelecer um relacionamento de confiança!

Tenha um planejamento de publicações nas mídias que tenham afinidade com o seu negócio, e compartilhe informações relevantes para gerar valor, direcionar seu público para o seu e-commerce e esclarecer possíveis dúvidas.

Intercale os conteúdos sobre branding, relacionamento e vendas. Esse planejamento te auxilia a falar com o seu público no momento certo, contribuindo para criar vínculos com o cliente.

A coerência na comunicação reforça a autoridade e credibilidade da marca. Quando uma marca não possui a coerência na comunicação, isso mostra uma falta de objetividade por parte da empresa.

 

3. Forte presença digital

Seja notado no mundo digital ao utilizar estratégias para comunicar de forma autêntica os valores da sua marca!

Tenha constância nas publicações e use uma linguagem adequada para cada mídia e em diferentes formatos, como por exemplo: vídeos, lives, blogs, podcasts, entre outros. 

Um dos modelos de conteúdo mais populares atualmente é o formato de Podcast, principalmente por conta da sua versatilidade no modo de transmitir informações, e nas redes sociais pode ser utilizado pequenos trechos, como “pílulas” de conteúdos.

Ao utilizar diferentes formatos de conteúdo, você tem a oportunidade de alcançar públicos de diferentes perfis, aumentando as chances de atrair e engajar uma audiência mais ampla.

 

4. Parcerias estratégicas

Se conecte com influenciadores que possuem a mesma sinergia que seu público alvo para que sejam embaixadores da marca. 

Personalidades com influência na mídia têm a capacidade única de alcançar públicos vastos e segmentados. 

Esse tipo de parceria estratégica pode ser uma ponte para atingir novas audiências e fortalecer a presença da marca em diferentes plataformas e nichos de mercado.

 

5. Avaliações reais de clientes

Demonstre interesse em ouvir a opinião dos seus clientes e os incentive a avaliar o seu negócio e compartilhar feedbacks dos seus produtos no seu site e nas redes sociais!

Isso mantém o engajamento da comunidade em dia e também serve como prova social da credibilidade do seu negócio. O engajamento ativo com o público pode aumentar a percepção de autoridade da marca.

Além disso, procure mostrar que problemas podem ocorrer, mas que sua equipe está sempre à disposição para resolver prontamente qualquer demanda que surgir.

 

6. Consistência no que oferece

Manter a consistência em todos os aspectos do seu negócio é uma verdadeira virtude para a sua marca. Isso é o que te levará mais longe, pois ajuda a manter o foco em aprimorar cada vez mais os seus resultados. 

Os pontos chave para ter consistência são: 

 

  • Mix de produtos e qualidade;
  • Boa usabilidade do site;
  • Serviços de entrega eficientes;
  • Canais de atendimento acessíveis.

 

Uma empresa consistente é aquela que tem uma linha de ação coerente, ou seja, todos os seus passos são condizentes com seus valores a fim de estreitar cada vez mais o vínculo com seus clientes.

 

7. Impacto da autoridade de marca nos resultados de busca

Uma marca fortalecida não apenas conquista posições elevadas nas pesquisas, mas também se destaca como uma referência confiável para os mecanismos de buscas. Isso acontece porque os algoritmos consideram a confiança como um fator chave ao determinar a ordem dos resultados. 

Por isso, manter a consistência nas menções da marca em diversos canais online, como redes sociais, blogs e sites, contribui para a construção dessa autoridade!

Quanto mais consistentemente uma marca é referenciada de maneira positiva, maior é a probabilidade de os motores de busca considerarem a empresa como uma fonte relevante e confiável.

Ao se destacar frente aos concorrentes através da busca orgânica, isso gera um impacto altamente positivo nos resultados da empresa, que colabora para o crescimento sustentável do negócio!

 

8. Posicionamento de responsabilidade social 

Engajar o seu negócio em causas sociais ou ambientais que ressoem com os valores da empresa é uma ação altamente valorizada, principalmente, pelo perfil do público consumidor atual!

Esse tipo de posicionamento não é apenas uma tendência passageira, é uma estratégia que ressoa profundamente com os valores do consumidor moderno.

Portanto, expressar o compromisso autêntico com causas sociais e ambientais não apenas reforça os valores da empresa, mas também constrói uma marca resiliente e relevante na era do consumo consciente!

 

9. Adaptação e Evolução

A  autoridade de marca é uma construção contínua, então é importante se adaptar às mudanças de mercado e preferências do consumidor, mas sem abandonar a essência da marca!

É possível ajustar a mensagem da marca, produtos e abordagens de marketing de acordo com as tendências do mercado, mantendo-se fiel aos valores fundamentais que definem a identidade da marca, e assim seguir evoluindo o seu negócio!

Em síntese, a importância da autoridade de marca se consolida nas conversões conquistadas, nos relacionamentos construídos e na confiança depositada pelos seus clientes na sua marca.

Gostou deste artigo? Conta pra gente nos comentários, como está a autoridade de marca da sua empresa!

E se você quer começar a trilhar o caminho para alcançar uma autoridade de marca, a Auaha tem os melhores especialistas de Performance e Marketing Digital para te ajudar nessa. Fale com nossos consultores!

Até a próxima!

escrito por

Bruna Tastelli

Jornalista de formação e redatora na Agência Auaha. Escrevo sobre o universo do e-commerce, tendências do mercado e conteúdos que geram valor para os lojistas!

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