Se você trabalha com e-commerce, já deve ter se deparado com essa situação: o cliente enche o carrinho, está quase finalizando a compra e… na trave! Ele abandona toda a compra. Dá até uma certa tristeza, com aquele gostinho de quase.
Aposto que você se questiona: no que foi que eu errei? Fiz tudo certinho, mas sempre tem aquela parcela que escapa da venda. Calma que a Auaha veio te tranquilizar: de acordo com uma pesquisa feita em 2019, apenas 3 em cada 10 carrinhos são finalizados, ou seja, abandono de carrinho é normal em todo e-commerce!
Uffa! Dá até um alívio! E se eu disser que esse “problema” tem solução?
Então bora aprender como atrair novamente os clientes que abandonam o carrinho e achar esse tesouro do e-commerce.
Por que os clientes abandonam o carrinho?
Para atrair os clientes que abandonam o carrinho, precisamos primeiro entender o motivo que o levou a isso. (sim, teremos praticamente uma sessão de terapia com os “fujões” rsrsrs)
Vamos elencar os fatores que mais agravam o abandono de carrinho:
- Valor muito alto: Pode ser tanto dos próprios produtos (quem nunca encheu o carrinho e quando foi ver o total, até se assustou com o valor) ou também do frete muito alto. Você pode se aprofundar melhor nesse último fator acessando esse conteúdo.
- Processo de cadastro e finalização muito longo: Se seu e-commerce exige muitos dados, confirmação de conta demorada ou outra coisa que demore muito, é melhor repensar! Isso pode causar impaciência no consumidor e fazer com que ele desista da compra.
- Pagamento: Quando o e-commerce não possui variedade de pagamento pode prejudicar o processo de compra. Existem pessoas que pagam no cartão de crédito, débito, boleto, PIX entre outros… Imagine entrar em uma loja que só aceita um modo de pagamento ou bandeira de cartão. Não dá, né?
Agora que sabemos quais são os problemas, chegou a hora da solução Auaha
Veja as técnicas para atrair os clientes que abandonaram o carrinho:
1- Escolha uma ferramenta que possibilite o disparo de e-mail marketing
O e-mail marketing é um método eficaz quando se trata de abandono de carrinho. Simples, barato e muito atrativo, ele pode ser seu aliado para resolver esse problema.
Utilizar ferramentas que façam disparo automático para aqueles clientes que abandonaram o carrinho, oferecendo alguma vantagem para que ele finalize a compra (como cupom de desconto, brinde entre outros), pode ser um diferencial que vai fazer sua loja aumentar as vendas!
Então capriche na campanha e siga as próximas dicas!
2- Ofereça cupons de desconto
Oferecer cupons de desconto no momento da finalização da compra ou enviando e-mail marketing após o abandono são maneiras de chamar o cliente novamente que costumam ser bem eficazes.
Pode ser 5%, 10% de desconto ou até mesmo algum cupom de frete grátis. O importante é que o cliente veja alguma vantagem que o incentive a finalizar a compra.
3- Simplifique o cadastro
Como vimos anteriormente, se você escolhe uma plataforma que exige uma complexidade muito grande para os cadastros, o processo acaba sendo muito demorado e a probabilidade disso atrapalhar sua venda é alta.
Aposte em plataformas que ofereçam o simples: nada de muitos formulários, dados desnecessários ou muitas etapas para fechar a compra. Exija somente o necessário!
4- Invista em um bom suporte
Sempre é bom ter especialistas para te orientar.
Por isso a Auaha oferece um serviço de excelência do começo ao fim: orientação para definição de plataforma, design UX & UI para criação de lojas ou sites, migração e reestudo de layouts, mantemos a loja sempre atualizada e otimizada, além dos serviços de marketing digital, como elaboração de e-mail marketing, direção de arte e performance!
Além disso, somos especialistas nas maiores plataformas de e-commerce, como a Vtex, Tray, Jet, Mercadoshops e muito mais.
Fale conosco e veja as melhores estratégias para sua loja!