Todos nós concordamos que vender para quem já está procurando nosso produto ou serviço é muito mais fácil, não é mesmo?
Uma das etapas mais importantes do processo de vendas, que ajuda a empresa a se manter competitiva no mercado, é a prospecção de clientes.
Para os profissionais de vendas, a prospecção é um processo estruturado para a qualificação de leads que tem o objetivo de se comunicar e tornar possível a conclusão da venda.
Enquanto o potencial cliente ainda é um lead, é necessário seguir algumas estratégias para finalizar a prospecção e torná-lo um cliente de fato.
Neste artigo traremos dicas valiosas para aplicar durante esse processo, fazendo com que as vendas aumentem e que o seu negócio prospere. Confira durante a leitura!
O que é a prospecção de clientes?
A prospecção de clientes nada mais é do que encontrar leads qualificados que correspondam ao perfil do seu negócio, com a intenção de fazer com que estes evoluam no funil de vendas até se tornarem clientes.
Esse processo envolve diversas pesquisas, conexões e relacionamentos. Conhecer o modelo de negócios e o mercado em que atua é essencial.
Para conquistar o resultado esperado é necessário realizar a prospecção de maneira correta, por meio de uma equipe bem organizada e qualificada que utilizará estratégias do funil de vendas para o contato.
Nesse momento a equipe comercial buscará oferecer soluções e entender as necessidades do indivíduo para só então tentar finalizar a venda.
As características do cliente ideal
O Ideal Customer Profile (ICP) é um guia para o processo de prospecção, que define o perfil que a equipe comercial deve buscar. Além de considerar detalhes como o porte da empresa, maturidade, segmento e geolocalização, veja algumas características que vão ajudar a entender melhor sobre quem é o cliente ideal:
- Custa menos para adquirir;
- Fica com a sua empresa por mais tempo;
- Tem um alto lifetime value;
- Tem menos propensão ao churn;
- Defende a sua marca.
Por que isso é importante?
Quando falamos sobre prospecção de clientes, estamos falando no momento em que direcionamos os prospects para a venda, depois deles já estarem próximos do seu negócio e de terem demonstrado potencial para se tornarem clientes.
O processo faz com que os potenciais clientes evoluam no funil de vendas e aumenta consequentemente as chances de fechar um número maior de negócios e fazer com que os lucros do seu negócio aumentem.
Entenda a diferença entre Leads e Prospects
Esses dois termos que estão sendo falados por aqui, costumam gerar bastante confusão entre as pessoas, mas vamos explicar e acabar com elas hoje mesmo!
Os Leads são as pessoas que demonstraram algum interesse no seu negócio e estão localizadas no topo do funil de vendas. Elas podem ter realizado o cadastro para baixar um ebook ou até mesmo receber um orçamento.
Entretanto, nem todos estão prontos para comprar ou possuem o perfil de clientes da empresa. É nesse momento que eles devem ser qualificados e o time comercial avaliará se a abordagem vale a pena.
Quando os leads passam por essa qualificação, são considerados prospects. Ou seja, os prospects são leads qualificados para a venda e estão localizados no meio do funil de vendas. É com eles que os vendedores vão falar durante a prospecção.
Métodos para prospecção
Existem diversas maneiras para realizar a prospecção de novos clientes, trouxemos aqui algumas delas para que você entenda mais sobre o assunto. Assim, você poderá escolher a que faz mais sentido para o seu negócio e poderá aplicá-la.
Outbound
Esse método se baseia na abordagem de prospects que não estão esperando o contato da empresa, pois ainda não existe um relacionamento construído entre eles.
Esse processo pode ter um valor mais alto, já que é preciso “começar do zero” com o prospect e o contato geralmente é feito por meio de:
- Ligações;
- E-mails;
- Mensagens em redes sociais;
- Telemarketing;
- Flyers;
- Mala direta.
Inbound
Quando falamos sobre o modelo de Inbound, estamos falando em um processo baseado na atração de potenciais clientes por meio de estratégias Inbound Marketing, como SEO e Marketing de Conteúdo.
No funil de vendas, o marketing transforma os interessados em leads e em seguida em prospects, que é o momento em que o contato acontece através de:
- Ligações
- E-mails
- Reuniões
Uma ferramenta importante para esse processo é a automação do marketing. A abordagem aqui tende a ser mais efetiva porém mais demorada que o Outbound.
Indicação
Uma maneira de transformar seus clientes em promotores de venda, já que eles mesmos indicam novos potenciais clientes para o seu negócio. Isso pode ocorrer naturalmente, mas pode ser mais eficaz se houver um programa de indicações.
Canais
Esse método acontece por meio de terceiros, ou seja, não é a empresa que entrará em contato com o potencial cliente, e sim um parceiro.
Cold Mailing
É um método de prospecção voltado para o contato por e-mail. Por se tratar de uma técnica sutil, é preciso ser muito eficiente para gerar o resultado esperado.
Cold Calling
Nada mais é do que entrar diretamente em contato com quem você deseja negociar através de ligações telefônicas. Porém, muitas pessoas tendem a considerar esse estilo de prospecção muito invasivo.
Conheça algumas dicas para prospecção
Com essas dicas você alcançará melhores resultados financeiros, altos indicadores de desempenho e mais motivação para o trabalho.
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Estude o mercado e o público-alvo
Para realizar a prospecção de clientes, é necessário conhecer profundamente o mercado e o nicho que sua empresa está inserida. Os hábitos de consumo dos usuários tendem a mudar a cada dia que passa e é nosso dever acompanhar as mudanças.
Realize a análise das 5 forças competitivas de Porter para conseguir traçar estratégias eficientes e voltadas para o público correto.
Fique atento também aos concorrentes que fazem anúncios no Google ADS e estão presentes no mercado em que você atua, nada que ficar pra trás, né?
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Oferte soluções
Um dos segredos para a prospecção de clientes é oferecer as soluções para os seus problemas, entender as necessidades e como o seu produto ou serviço pode solucioná-las.
Nesse momento de prospecção o foco é construir o relacionamento com o cliente, portanto é preciso ser paciente.
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Utilize a internet a seu favor
Faça com que os seus clientes encontrem você na internet, ofereça conteúdos de qualidade para gerar uma boa impressão e agregar valor ao serviço que você está ofertando.
Ofereça novidades e um atendimento personalizado para garantir a satisfação.
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Follow-up
Crie um procedimento padrão para utilizar com os clientes após o primeiro contato, mande e-mails, coloque-se à disposição, envie apresentações. Essas técnicas podem ser preciosas no processo de prospecção, mas esse processo exige tempo, então não desanime antes da hora.
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Informações são sempre bem-vindas
As recomendações de clientes estão em alta e podem ser uma ótima estratégia para o seu negócio, busque indicações e informações relevantes com os contatos que você já possui.
É muito importante manter seus networkings ativos e atualizados!
Como garantir o sucesso?
Existem alguns passos para seguir e conseguir extrair os melhores resultados, conheça alguns:
- Dê a atenção necessária à pesquisa: A pesquisa é um dos pilares da abordagem comercial, é neste momento que estudamos sobre os prospects, sobre o segmento e o mercado.
- Defina prioridades: Comece com aqueles prospects que tem a maior chance de fechar negócio, assim você não desperdiça esforços e não desanima durante as principais abordagens.
- A hora da abordagem: Faça um roteiro para realizar o contato, definindo as principais perguntas e respostas. Anote todas as dúvidas e dores do seu prospect para analisar todas as oportunidades que você ainda pode explorar.
- Não foque na venda inicialmente: a prospecção deve focar primeiramente na construção do relacionamento e no ganho da confiança. Mostre que você se importa mais com o sucesso do seu prospect do que com a sua venda.
- Não seja inconveniente: A noção é muito importante nesse momento, você pode e deve entrar em contato com o cliente mais de uma vez, mas tome cuidado para não exagerar nas abordagens.
- Nem sempre a venda acontece: nesse caso, deixe claro ao prospect que você está a disposição e forneça seu contato para caso ele mude de ideia.
Ferramentas para auxiliar no processo
Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse processo, para fazer com que você ganhe tempo e otimize os resultados. Conheça algumas:
- Google Alertas: A ferramenta de alertas do Google envia notificações de notícias e novas publicações sobre os seus prospects.
- HubSpot CRM: Oferece uma ferramenta gratuita de CRM para pequenos negócios, que permite acompanhar prospects no funil, gerenciar contatos, rastrear e-mails, agendar reuniões, gerar relatórios de vendas, entre muitos outros recursos.
- LinkedIn: Realize pesquisas, aborde os prospects com a ferramenta de InMail e ainda construa sua reputação profissional dentro desta rede.
- MailChimp: Utilize a ferramenta de e-mail marketing (ou outra plataforma da sua confiança) para automatizar os envios aos prospects e escalar suas abordagens de venda.
- RD Station: A plataforma possibilita automatizar os contatos com os prospects e acompanhar a situação de cada um ao longo do funil de vendas, é uma plataforma completa para a automação de marketing.
Realize a prospecção com foco no sucesso
Ufa, achei que não iria acabar! Você percebeu o tanto que a prospecção pode ajudar o seu negócio?
O comprometimento, pontualidade e cordialidade são fundamentais para conquistar um novo cliente! Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é?
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e aprenda ainda mais sobre o mercado. Boas vendas e sucesso.