Aprenda como elaborar um plano de negócios para seu e-commerce

por Eduardo Leda

Conquistar a confiança do cliente, estabelecendo-se como uma marca relevante em um mercado concorrido, é bastante difícil. Para tanto, você precisa saber como elaborar um plano de negócio para o seu e-commerce.

 

Um plano de negócios é decisivo para que a sua empresa seja levada a sério em seu mercado, seja por potenciais clientes ou investidores. É um documento que transmite profissionalismo, mostrando que as suas ações são bem planejadas e executadas.

 

Não se preocupe se isso parece difícil demais. Neste artigo, você conhecerá tudo o que precisa saber sobre como elaborar um plano de negócio para o seu e-commerce. Confira!

 

Em que consiste um plano de negócio?

 

Um plano de negócios é um documento que destaca os objetivos, características e planos de uma empresa referentes ao presente e ao futuro. Entre as informações que traz, estão: viabilidade do negócio, dados relacionados ao mercado, possíveis riscos, cronograma de atuação e concorrentes observados.

 

Trata-se de praticamente um atestado de que a sua empresa é séria e tem uma atuação planejada, com foco em ações estratégicas e estruturadas em uma missão própria.

 

Mas, será que você precisa mesmo de um plano de negócios? É possível trabalhar sem um, mas o seu e-commerce dificilmente sobreviverá dessa forma. Afinal, isso é o equivalente a atuar sem qualquer tipo de estratégia — algo que não oferece longevidade alguma às empresas.

 

 

Quais são as vantagens de um plano de negócio para o e-commerce?

 

O plano de negócio parece uma burocracia desnecessária para você? Saiba que tal ideia está bem longe da verdade: trata-se de algo essencial para que o seu e-commerce tenha uma missão clara e seja reconhecido no mercado. Sem ele, será impossível ter sucesso em um meio tão competitivo.

 

Ainda não se convenceu? A seguir, veja os maiores benefícios de criar um plano de negócio para sua loja virtual!

 

 

Mais credibilidade

 

Fazer compras pela internet é algo que exige confiança, já que o cliente precisa inserir suas informações de cobrança diretamente no e-commerce. Portanto, quanto mais ferramentas você tiver para aumentar sua credibilidade, melhor.

 

O papel do plano de negócio é justamente esse. É fundamental mostrar ao seu mercado que você tem uma proposta séria e sua loja é confiável.

 

Viabilidade atestada

 

Para que um negócio tenha sucesso, ele precisa ser viável. Um dos papéis do plano de negócios é mostrar como o seu e-commerce pretende se sustentar em seu mercado, de forma direta e sem enrolações.

 

Tais informações são altamente valiosas especialmente na hora de buscar potenciais investidores para o seu negócio e alcançar cada um dos seus objetivos.

 

 

Fácil elaboração

 

Por fim, não pense que a elaboração de um plano de negócio é algo difícil. Ao aprender seus principais pontos, qualquer pessoa se torna capaz de criar o seu — e, com as informações deste artigo, você terá tudo de que precisa para tanto.

 

O plano de negócio tem mais a ver com a proposta geral do seu e-commerce do que com a criação de um documento. Se a sua visão é clara, o processo não será complexo.

 

 

Definição de rumos futuros

 

Uma empresa sem um caminho definido tende a tropeçar e ter dificuldades em se encontrar. Um plano de negócios serve para ajudá-lo a definir seus objetivos a longo prazo e em qual patamar deseja que seu e-commerce chegue.

 

O melhor de tudo é que o próprio planejamento traz as informações necessárias para potencializar esses resultados. Afinal, ele também conta com dados de mercado que ajudam a contextualizar suas ações.

 

 

Detecção de oportunidades valiosas

 

Um plano de negócio envolve uma análise contínua do seu mercado e das oportunidades nele contidas. Isso é altamente valioso para que você descubra possíveis vias a serem exploradas em suas ações.

 

Sem um plano de negócio, essa vantagem fica inacessível — ou pior: somente seus concorrentes farão uso dela. É sempre importante contar com mecanismos que ajudem você a enxergar oportunidades a todo o momento.

 

 

Como elaborar um plano de negócio?

 

Agora que você já conhece o conceito do plano de negócio e as vantagens de ter um, que tal aprender como criar o seu? Trata-se de uma etapa que não deve ser apressada, já que requer sua total atenção para obter bons frutos.

 

Existem várias metodologias focadas na elaboração de um plano de negócios. A escolhida por você deve permitir o desenvolvimento de um documento objetivo e transparente, além de ser capaz de destacar todas as informações mais importantes do seu segmento.

 

A seguir, de forma resumida, apresentamos uma metodologia de criação de plano de negócios concentrada em dois aspectos fundamentais. Acompanhe!

 

 

A empresa

 

Muito do plano de negócio diz respeito ao seu próprio e-commerce. Por mais que detalhes menores da sua estratégia sejam acertados depois, a raiz de tudo precisa ser definida agora.

 

Entre as questões mais importantes dessa seção, está como serão realizadas, de fato, as vendas em seu e-commerce. Ou seja: é necessário estabelecer o tipo de produto comercializado, as opções de pagamento e as estratégias de marketing, entre outros pontos.

 

Também é fundamental especificar o tamanho da equipe envolvida na manutenção da sua loja virtual. Além disso, é preciso destacar sua estrutura de logística, algo muito importante para um e-commerce poder realmente fazer todas as entregas das vendas fechadas.

 

 

O mercado e o segmento

 

O plano de negócio deve olhar para fora da sua empresa e destacar o cenário em que ela está inserida no mercado. Isso envolve seus concorrentes, os consumidores e as tendências do segmento.

 

Primeiramente, faça uma pesquisa sobre o mercado no qual seu e-commerce quer se inserir. Não basta se limitar a lojas online em geral: levante estatísticas relacionadas ao segmento em que vai atuar.

 

Também é necessário levar em conta o comportamento dos clientes em potencial. Eles têm o costume de comprar pela internet? Com qual frequência e de que maneiras?

 

 

O que fazer depois de criá-lo?

 

O trabalho com o plano de negócio do seu e-commerce não termina depois que você o finaliza. Na verdade, é aí que ele está começando a surtir efeito e, portanto, requer mais atenção da sua parte.

 

Para que continue correspondendo à realidade, o planejamento deve ser ajustado ao longo do tempo. Há a possibilidade de um novo serviço ser implementado em seu e-commerce ou um paradigma inédito surgir no mercado, por exemplo.

 

Todos esses aspectos precisam ser sempre previstos no plano de negócio, caso contrário você arrisca tornar seu e-commerce irrelevante em seu segmento. Lembre-se de que tal trabalho requer comprometimento para estar sempre em plena renovação.

O plano de negócio é mais do que um documento: trata-se da consolidação de seus objetivos para o e-commerce. Portanto, além de exigir atenção ao ser concebido, requer comprometimento para que esteja em constante atualização, conforme o mercado evolui.

 

Restou alguma dúvida sobre como elaborar um plano de negócio? Deixe sua pergunta nos comentários e responderemos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *