O que é preciso para fazer a gestão de um e-commerce de sucesso?

Fazer uma boa gestão de e-commerce é fundamental para qualquer empresa que queira sobreviver nesse canal de vendas. Então, saiba de antemão que, quando se trata de ter um negócio como esse, a preocupação não deve ser exclusivamente com a área de vendas, mas sim com sua operação como um todo.

A importância dessa prática é muito clara nos dias de hoje, visto que o mercado está cada dia mais dinâmico. Com o passar do tempo, a concorrência cresce e torna-se mais sólida, assim como os consumidores ficam cada vez mais exigentes.

Por isso, neste post, separamos algumas dicas valiosas de gestão de e-commerce para que você possa ter sucesso. Quer saber quais são elas? Acompanhe o post e confira agora mesmo!

 

Tenha um plano de negócios

A nossa primeira dica de gestão de e-commerce nada mais é do que a sugestão da confecção de um bom plano de negócios. Segundo o SEBRAE, em seu documento chamado Causa Mortis, grande parte das empresas fecham as suas portas prematuramente pelo simples fato de não fazerem planejamento.

Nesse sentido, para não alimentar essa estatística, torna-se crucial prezar pelo planejamento. Sendo assim, a melhor maneira de começar é simplesmente criando um plano de negócios, que servirá como um grande guia para direcionar as ações da empresa conforme os seus objetivos e as suas estratégias.

Quando se trata de um e-commerce, isso é igualmente válido. Por mais que uma empresa já tenha uma operação consolidada no mundo offline, o ambiente das vendas virtuais é totalmente diferente. Então, é preciso de planejamento para que tudo não fracasse de um dia para o outro. Uma boa gestão de e-commerce começa nesse caminho!

Faça um bom planejamento de marketing

Quando se fala de vendas pela internet, o marketing possui um papel fundamental para que elas possam ocorrer. Afinal, esse será o principal elemento para atrair possíveis novos clientes, bem como gerar oportunidades de vendas para que a equipe comercial possa realizar o seu trabalho.

Então, tenha em mente que será preciso planejar as ações relacionadas a essa parte da operação, sempre levando em conta os objetivos e as metas mensais que devem ser alcançados. Sabemos que ferramentas para execução e mensuração dos resultados das ações não faltam, basta estudá-las e entender quais se adequam melhor à realidade do negócio.

Tenha em mente que é preciso focar nos canais em que o seu cliente está mais presente quando está navegando na internet, tal como as redes sociais e o e-mail.

Preze pela gestão de estoque

Um dos elementos mais importantes do e-commerce é o estoque. Quando o assunto está nas questões internas, ele pode ser determinante para que a empresa possa ter lucro ou prejuízo.

O fato é que muitos gestores acabam olhando muito para as vendas, pois são elas que indicam o quanto a loja virtual está gerando o resultado esperado. Porém, acabam esquecendo-se de que a preparação interna para receber os pedidos de compra é tão importante quanto as vendas em si.

Por isso, fazer uma boa gestão do estoque é essencial para ter sucesso. Estude sobre as boas práticas relacionadas ao tema e entenda que as decisões relacionadas a essa parte do negócio podem influenciar o desempenho das vendas. Além do planejamento, uma boa gestão de e-commerce começa nos bastidores, e o estoque é um dos seus ativos mais importantes.

Estude sempre o seu mercado

Por mais que você conheça muito bem o seu mercado de atuação, é sempre bom estar a par do que está acontecendo, de preferência, em tempo real. Principalmente quando se trata da internet, sabemos que mudanças podem vir com uma velocidade maior do que o normal.

Portanto, é preciso acompanhar o mercado, estar sempre atento para a concorrência e entender que tipo de inovação está prestes a chegar. Tendo essa consciência do que será tendência, e agindo nesse cenário, dificilmente a loja virtual perderá seu espaço para os concorrentes.

Além disso, entendendo como o mercado funciona de fato, a possibilidade de fortalecer a marca do e-commerce e conquistar mais clientes será cada vez maior, o que garantirá a sua sobrevivência por um longo tempo.

Avalie indicadores e métricas de negócio

Fazer uma boa gestão de e-commerce é saber acompanhar o desempenho do negócio. Da mesma maneira, isso também está relacionado com conseguir medir os seus resultados, tanto para avaliar o andamento das suas ações quanto para aplicar as ações corretivas que serão necessárias no futuro.

Por isso, é preciso conhecer quais são os indicadores e as métricas que merecem atenção, desde o processo de aquisição de clientes até o desempenho de ações de fidelização e recompra. Tendo esse conhecimento, será possível agir sempre que possível.

Entre as métricas interessante de acompanhar, podemos destacar o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e o ROI (Retorno sobre Investimento), além do volume de vendas. Além delas, procure entender quais outras métricas fazem sentido para o seu negócio.

Conte com as ferramentas certas

Por fim, a nossa última dica é que você busque o apoio dos recursos existentes hoje em dia para apoiar a gestão do e-commerce. Muitos são baseados em tecnologia, outros oferecem um acompanhamento profissional completo em forma de serviço.

Saiba que existem ferramentas que ajudam desde a parte financeira do negócio até as soluções baseadas em componentes do marketing digital, tal como gestão de mídias, criação de e-mail marketing, automação de marketing, dentre outras vertentes desse universo.

No que diz respeito a serviços especializados, ressaltamos a relevância das agências de marketing, que possuem plena capacidade de oferecer diversas opções de divulgação e de gestão do e-commerce, bem como de fortalecimento da marca, tudo levando em conta as necessidades do cliente.

Deu para notar que a gestão de e-commerce não é algo difícil de colocar em prática, certo? Comece implementando essas dicas e os avanços virão, juntamente com os resultados esperados. Considerar outras melhorias também é importante pra continuar esse processo de busca pelo sucesso.

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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