Quem trabalha com e-commerce, já deve ter ouvido falar sobre a tal da “taxa de conversão”.
A taxa de conversão é usada para acompanhar o quanto da sua audiência realmente converte e o quanto realmente gera resultados para o seu negócio.
Também é conhecida pela sigla CVR (Conversion Rate), esta é uma das mais importantes métricas que existem!
O e-commerce brasileiro segue crescendo cada vez mais. Pessoas de diferentes setores estão vendo os benefícios de empreender no mundo virtual!
Isso faz com que o número de empresas digitais cresçam e aumentem consideravelmente o número de concorrentes também.
Por isso, quem quer fazer sucesso no meio digital, precisa aprimorar cada vez mais os seus processos e finalizar melhor as vendas.
Quer descobrir como? Confira nossas 4 dicas práticas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.
4 dicas para ter uma taxa de conversão alta!
Primeiro de tudo: você precisa ter paciência para alcançar os resultados e muito planejamento!
Também é importante entender como esse cálculo é feito, o cálculo na verdade, é bem simples!
Funciona assim, tem como base o total de visitas e o total de vendas do seu e-commerce em determinado período de tempo, semanal, mensal, quinzenal, você quem escolhe.
A partir dessas comparações é possível identificar oportunidades na administração do seu negócio!
Agora, vamos às dicas?!
1. Tenha um site responsivo – É importante porque cada vez mais as pessoas realizam suas compras através de smartphones ou tablets!
Essa estratégia consiste em fazer com que seu site e seu conteúdo sejam adaptáveis, se moldando ao tipo de aparelho e o tamanho de tela na qual o consumidor está visualizando o seu e-commerce.
2. Site rápido e estável – Um dos principais motivos para os nossos queridos clientes abandonarem o carrinho de compras ou desistirem de ver os produtos do e-commerce é a lentidão no carregamento das páginas!
Portanto, teste cada detalhe, cheque o tempo que leva para a página carregar, se a navegação está prática, cuide de suas imagens e garanta que seu endereço funcione bem em qualquer tipo de conexão.
3. Sempre faça troca – Quando exigir algo de seu cliente, sempre dê algo em troca, se quiser que faça um cadastro na newsletter, não diga “oi, assine aqui, por favor”, mas dê algo que ele verá como um benefício, como por exemplo, um cupom de desconto.
Ao oferecer um brinde, você melhora a experiência do cliente com sua marca, e acredite, isso gera muitas conversões!
4. Passe credibilidade – Um dos grandes medos dos consumidores online é de cair em um golpe digital.
Portanto, caso sua loja ainda esteja começando a ganhar espaço, tente passar o máximo de credibilidade e autoridade para o seu público!
Exiba certificados de segurança, e esclareça as políticas de privacidade, políticas de troca, além disso, deixe bem visível contatos de telefones e endereço físico, pois isso comprova que você é uma empresa real.
Bônus: invista na Otimização da Taxa de Conversão
Depois de compreender o nível da sua taxa de conversão ao comparar com concorrentes, é então que vamos analisar quais mudanças podem ser aplicadas para fazer os números subirem cada vez mais.
Para isso, gostamos de usar as táticas da CRO e o teste A/B.
A Otimização da Taxa de Conversão, nada mais é do que um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar a performance da loja virtual para então, aumentar a retenção dos leads que navegam dentro do site.”
Além disso, precisamos ressaltar que a otimização da taxa de conversão foca na ampliação do números de clientes e não, necessariamente, na quantidade de visitas.
Isso significa que você não precisará investir ainda mais dinheiro nisso, pelo contrário, contribui muito bem para resultados orgânicos!
Há duas métricas que se relacionam diretamente com o CRO, entenda:
- CLV: também conhecido como custo do tempo de vida do cliente. É uma previsão de rendimentos que mostra a aquisição de um consumidor (sua primeira compra) e a sua fidelização (por quanto tempo ele retornará para adquirir mais produtos no seu e-commerce);
- CAC: essa métrica fala sobre os investimentos que você faz em marketing digital e vendas, e também ao lucro que sua empresa alcança em retorno.
Analisando esses números, você já está pronto para converter mais clientes rumo ao sucesso.
Mas, é claro que uma ajuda é sempre bem-vinda, né? E a equipe de marketing da Auaha é expert em marketing digital!
Podemos te auxiliar desde o planejamento até as estratégias, tudo de acordo com seus objetivos.
Entre em contato com a gente e vamos juntos transformar o seu e-commerce!