Criar e manter uma loja online em expansão rumo ao tão almejado sucesso, exige trabalho em equipe, planejamento, dedicação e constância. Infelizmente, não é feito com uma fórmula mágica…
Mas, existem algumas ações que se forem seguidas podem tornar a jornada mais promissora e atingir o êxito mais rapidamente.
Para te ajudar nessa, listamos 10 passos fundamentais para ter uma loja de sucesso. Anota aí:
1. Tenha um site bonito, rápido, intuitivo, amigável e de fácil navegação
O primeiro passo para vender online é investir em um site prático, onde o seu cliente se sentirá confiante para navegar e comprar com segurança!
O objetivo é que durante toda a jornada de compra, o usuário consiga permanecer no site sem encontrar problemas ou obstáculos que atrapalhem a navegação.
2. Tenha uma versão Mobile rápida e eficiente
De acordo com o relatório anual State of Mobile 2023, feito pela data.ai, o tempo gasto em dispositivos móveis aumentou para 5 horas por dia. Isso representa um aumento de 3% em relação ao ano passado.
Consequentemente, as compras via smartphones e tablets também se tornaram mais populares. Portanto, tenha um site totalmente responsivo para as versões mobile para não perder vendas.
3. Tenha bons conteúdos e informações relevantes na loja
Todo o conteúdo deve ser voltado para ajudar seu cliente a tomar a decisão de compra. Por isso, é preciso ter muita atenção na hora de elaborar os conteúdos.
Pesquise por temas que envolvam o seu negócio, informações sobre os seus produtos e ofereça dicas de como utilizá-los, por exemplo.
Aposte sempre em temas atuais e relevantes que agreguem valor ao que você oferece.
4. Um bom mix de produtos e disponibilidade
Ofereça categorias de produtos que tenham a ver com o seu público alvo. Certifique-se de ter uma variedade de produtos disponíveis no site, e que todos os estejam abastecidos no estoque físico.
O intuito é proporcionar diferentes opções de escolha ao seu cliente, e também não correr nenhum risco de haver furo de estoque.
Se você quer saber como fazer a gestão de inventário de estoque, confira esse artigo!
5. Bons preços e prazos de entrega dentro do esperado
Ofereça preços justos para que o seu cliente feche a compra e nem pense em ir conferir a concorrência. Quanto mais vantagens ele encontrar na sua loja, maior é a chance de conversão.
Outro fator importante é a garantia do prazo de entrega dentro do estipulado. Se houver atrasos, certifique-se de comunicar o seu cliente e explicar os motivos.
6. Ofereça boas condições comerciais como:
- Parcelamento;
- Diferentes formas de pagamento;
- Fretes justos.
É fundamental oferecer opções para que o cliente realize o pagamento da maneira mais confortável para o seu bolso.
Nesse sentido, ao se deparar com uma loja que ofereça opções flexíveis de pagamento da compra e frete, a garantia de venda é certeira!
7. Entenda o comportamento do seu público para se comunicar com ele
O ponto chave para vender produtos a um público específico, é conhecê-lo!
Portanto, invista em pesquisa de mercado para ter conhecimento de todas as dores dos clientes.
Além disso, busque manter canais ativos para ouvir os feedbacks sobre sua loja, e assim construir uma relação de confiança com os clientes!
8. Escolha as Mídias Sociais certas para o seu negócio e gere conteúdos coerentes a elas
Não adianta estar em determinada rede social se o seu público não está lá. É como se você tivesse uma confeitaria e quisesse utilizar o LinkedIn para divulgar as receitas do seu negócio, entende?
Diante disso, para cultivar um bom relacionamento com seus clientes, e fidelizá-los, é preciso saber onde eles estão, planejar o conteúdo de acordo com suas preferências e utilizar a linguagem e o formato mais adequados.
9. Personalize o atendimento
Ter o olhar voltado para as necessidades de cada tipo de cliente significa personalizar o atendimento de acordo com suas demandas. Esteja presente no momento certo em que o cliente precisar tirar uma dúvida sobre o seu produto!
Por isso, é imprescindível contar com apoio da equipe e fazer follow-ups constantemente, para que as dores dos clientes sejam solucionadas.
Confira algumas dicas para fazer isso da melhor forma:
- Faça treinamentos com a equipe para prestar um atendimento humanizado;
- Construa um relacionamento sólido com o seu cliente;
- Melhore a experiência do seu consumidor;
- Tenha um documento de registro de todas as interações realizadas com os clientes.
10. Crie conteúdo para posicionar a sua loja de sucesso
O posicionamento de marca no mercado é feito através dos conteúdos de branding. O principal objetivo é gerar conexão com os consumidores.
Para fazer uma gestão de marca bem feita, os valores inegociáveis da empresa precisam estar inseridos nos conteúdos, as cores da marca e a linguagem tem de ser adaptada para que o público se identifique.
Portanto, apresente conteúdos que gerem confiança na marca, aumente o seu alcance e mostre seu propósito. Assim terá uma loja de sucesso!
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